Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Qualidade de vida do cachorro: Como aumentar?

Aprender a aumentar a qualidade de vida do cachorro é um passo importante para oferecer o que há de melhor para os nossos melhores amigos de quatro patas. Mas o que podemos considerar como indispensável? Como oferecer uma vida mais leve e saudável para os pets?

Neste texto do Portal do Dog, reunimos uma série de dicas e considerações que podem te ajudar a atingir esse objetivo importante. Não deixe de conferir!

qualidade de vida do cachorro

Cachorro contente com a língua de fora. Foto: Canva.

Como aumentar a qualidade de vida do cachorro?

Existem diversas ações e cuidados que podemos colocar em prática com o objetivo de aumentar a qualidade de vida do cachorro. Todos focados no bem-estar do animal e adaptados de acordo com as necessidades de cada um. Afinal, como cada pet tem o seu jeitinho, é importante estarmos atentos ao que realmente o agrada ou não.

A seguir, apresentamos uma lista geral de práticas que contribuem para a qualidade de vida do animal:

  1. Alimentação balanceada;
  2. Hidratação com água fresca e limpa;
  3. Exercícios diários;
  4. Visitas regulares ao veterinário;
  5. Higiene sempre em dia;
  6. Conforto e descanso;
  7. Brinquedos e enriquecimento ambiental;
  8. Socialização saudável;
  9. Afeto e atenção ao pet;
  10. Respeito à personalidade e espaço do cachorro;
  11. Estabelecer uma rotina;
  12. Cuidados com a saúde no geral.

Agora, para te ajudar a se aprofundar ainda mais no tema, desenvolvemos uma breve explicação para cada item da lista acima, com o intuito de promover ainda mais bem-estar aos pets. Vejamos:

1. Alimentação balanceada para aumentar a qualidade de vida do cachorro

Não é novidade para ninguém que uma alimentação saudável é uma peça-chave na vida de qualquer ser vivo. Por meio dela, os cães absorvem nutrientes essenciais para se manterem com energia, disposição e saúde. Quando a alimentação é muito ruim, o animal pode ficar mais propenso ao desenvolvimento de enfermidades, por exemplo.

Por isso, investir em uma boa ração e sempre seguir as recomendações dos especialistas, como do veterinário, é fundamental. Também é importante evitar mudanças bruscas na alimentação, bem como a inclusão de alimentos que não são considerados seguros para os animais, como os restos de comida.

Veja também: O que não pode dar para cachorro? Comida, brinquedos e outras coisas

2. Hidratação com água fresca e limpa

Assim como a alimentação é fundamental para aumentar a qualidade de vida do cachorro, a hidratação também é. Sem uma boa hidratação, a saúde do pet está em risco, além de que a falta de água pode aumentar a fadiga e o mal-estar.

Sendo assim, é importante criar o hábito de sempre lavar os potes de água do animal, além de sempre verificar se a água está limpa e livre de sujidades que possam torná-la imprópria para o consumo do pet.

3. Exercícios diários para aumentar a qualidade de vida do cachorro

A atividade física deve ser oferecida de forma recorrente para o pet. Eles precisam movimentar o corpinho para proteger a saúde e aumentar a sensação de bem-estar. Nessas atividades, o pet explora o ambiente à sua volta, ao mesmo tempo em que se diverte.

Tudo isso serve de base para estímulos físicos e cognitivos, que são fundamentais para a qualidade de vida do animal. Por isso, oferecer a ele a oportunidade de se exercitar todos os dias é indispensável.

Lembre-se, o sedentarismo canino pode levar ao sobrepeso e ao desenvolvimento de problemas de saúde, inclusive de saúde mental!

Veja também: Exercícios para cachorro emagrecer – Veja o guia completo

qualidade de vida do cachorro

Menina abraçando o seu cachorro no gramado. Foto: Canva.

4. Visitas regulares ao veterinário

As visitas regulares ao veterinário é outro ponto que deve ser levado em consideração para aumentar a qualidade de vida do cachorro. Muitas pessoas ainda cometem o equívoco de levar o animal de estimação ao veterinário apenas quando detecta sintomas de que algo não vai bem, mas não deveria ser assim.

O acompanhamento profissional também deve ocorrer de forma preventiva, para que se torne possível detectar problemas precocemente ou simplesmente estabelecer rotinas e ações que possam fazer bem ao pet.

Não deixe para buscar orientações de um especialista apenas quando algo ruim já estiver acontecendo, está bem? A prevenção, por meio dos check-ups recorrentes, é um caminho promissor para aumentar a qualidade de vida do cachorro.

5. Higiene sempre em dia para aumentar a qualidade de vida do cachorro

A higiene é fundamental para a saúde dos nossos cachorros. Cuidar dos dentes, dar banho em cães regularmente e usar produtos de higiene específicos para animais são ações que podem contribuir para a qualidade de vida do nosso amigo de quatro patas.

Até porque, se pararmos para analisar, quem é que gosta de se sentir sujo e desconfortável? Pois é! Os animais de estimação também não gostam desse tipo de sensação e, por isso, precisam de atenção e cuidado quanto a isso.

Se você percebe que não tem muita habilidade para dar banho no cachorro, que tal considerar um pet shop? Às vezes, esse pode ser o caminho para promover bem-estar ao seu amigo.

Veja mais: Cachorro sempre limpinho: Como manter a higiene do pet?

6. Conforto e descanso para aumentar a qualidade de vida do cachorro

Os cães precisam de momento de descanso para se sentirem bem e permanecerem saudáveis. Esses momentos também precisam oferecer tranquilidade e segurança para os animais.

Isso quer dizer que é importante criar ambientes propícios para esse conforto, onde o pet pode “correr” quando se sentir cansado, irritado ou até mesmo ansioso. Esses espaços trazem bem-estar e contribuem para um maior equilíbrio emocional canino.

Portanto, verifique, na sua casa, onde pode ser esse cantinho especial do seu amigo de quatro patas. Depois, considere incluir nesse espaço uma caminha, alguma cobertinha e outros itens que possam deixar o ambiente ainda mais agradável.

7. Brinquedos e enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental e os brinquedos são cruciais para os animais de estimação. Eles precisam desse tipo de estímulo para manter a mente ativa e saudável. Além disso, esse tipo de cuidado também combate a ansiedade, o estresse e o tédio, que podem causar danos à saúde do animal.

Sendo assim, devemos sempre avaliar o ambiente onde o animal permanece muito tempo ao longo do dia: será que ele tem atividades interessantes para fazer? Será que ele tem um entretenimento de qualidade? Ou será que ele poderá se sentir abandonado e ansioso por não ter “nada” para fazer? Pense sobre isso e adapte o espaço como for possível.

Veja mais: Tapete enriquecimento ambiental – O que é, para que serve?

qualidade de vida do cachorro

Tutora feliz abraçando o seu cachorro no colo. Foto: Canva.

8. Socialização saudável

Você sabia que uma socialização bem feita também pode aumentar a qualidade de vida do cachorro? Essas interações podem reduzir a ansiedade e promover momentos de diversão e descontração.

Além disso, quando o pet é socializado de forma saudável, ele tem menos propensão a ser ciumento, a aderir comportamentos agressivos na frente de outras pessoas e a atacar outros animais.

Ou seja, essa socialização pode possibilitar um maior equilíbrio emocional para o pet, ajudando-o a conviver com outras pessoas e outros animais de forma saudável, ao mesmo tempo em que ele aprende, explora o mundo à sua volta e se diverte com seus amigos peludos.

9. Afeto e atenção ao pet para aumentar a qualidade de vida do cachorro

Obviamente, não podemos nos esquecer do quanto o afeto e a atenção são cruciais para a qualidade de vida do cachorro. Ele precisa desse contato com os seus tutores para se sentir bem e feliz.

Portanto, reservar momentos do dia para brincar, acariciar e cuidar do cachorro é bem importante. Você não precisa tratá-lo como “um filho humano”, mas dar atenção, brincar com ele e até mesmo levá-lo para passear são peças-chave para uma interação saudável e agradável.

Tudo isso ajuda o pet a se sentir amado e protegido. Além disso, ele pode reduzir os sentimentos de solidão e abandono, comuns em animais que não recebem nenhum tipo de afeto ou atenção.

Veja mais: Seu cachorro morde quando recebe carinho? Veja o que pode estar de errado

10. Respeito à personalidade e espaço do cachorro

Outro ponto que devemos ter muita atenção, mas que muitas vezes não é levado em conta, é com relação ao respeito à personalidade e ao espaço do cachorro.

Pois pare e pense: quantas vezes vemos vídeos ou ouvimos histórias de pessoas que ficam brincando de “provocar” o cachorro, irritando-o? Ou ainda, histórias de pessoas que “abraçam e esmagam” cachorros que não gostam de tanto carinho assim? Pois é…

Se trouxéssemos isso para a realidade dos humanos, certamente acharíamos um desrespeito agir dessa forma com outras pessoas, concorda? E realmente é, inclusive com os animais.

Por isso, é importante ficar atento aos comportamentos e às emoções dos cães. Se você tem feito algo que desagrada o pet, isso pode causar estresse e desconforto, impactando a qualidade de vida dele.

Então, por que fazer esse tipo de coisa se só gera prejuízos emocionais ao cão? Pois é…

qualidade de vida do cachorro

Cachorro feliz no colo do seu tutor. Foto: Canva.

11. Estabelecer uma rotina para aumentar a qualidade de vida do cachorro

Um ponto importante que nunca devemos negligenciar é a construção da rotina para os cães. Eles precisam disso para se manterem saudáveis e felizes. Sem uma rotina, o cachorro pode se sentir ansioso, adotar comportamentos inadequados, e por aí vai.

Portanto, comece a estabelecer uma rotina para dar comida, dar banho, permitir que o pet vá para a casinha dormir, e assim por diante. Esse tipo de cuidado pode fazer toda a diferença na hora de promover mais bem-estar ao animal.

Pois assim como nós, seres humanos, precisamos de certos hábitos para termos um senso de controle maior, os animais também podem precisar desse tipo de controle. Não porque eles pensam como nós, mas porque essa estrutura de rotina ajuda a tornar o dia a dia mais organizado mentalmente, combatendo ansiedade e surpresas desagradáveis.

Veja mais: É por isso que a rotina do cachorro é tão importante

12. Cuidados com a saúde no geral

Por fim, não podemos nos esquecer de que para aumentar a qualidade de vida do cachorro é preciso cuidar da saúde de uma forma geral, considerando aspectos como:

  • Cuidados com o ouvido;
  • Atenção às patas, especialmente durante os passeios ao ar livre;
  • Atenção ao sinais de doenças;
  • Cuidados com relação às vacinas;
  • Atenção ao que o pet coloca na boca quando está na rua;
  • Entre outras medidas igualmente importantes.
qualidade de vida do cachorro

Cachorro feliz deitado de barriga para cima. Foto: Canva.

Inclusive, conversar com o veterinário sobre o que deve ser considerado para cuidar da saúde do pet de forma equilibrada é bem interessante. Aposte nessas dicas e sempre siga as recomendações do veterinário, assim será mais fácil aumentar a qualidade de vida do cachorro!

Veja também:

O post Qualidade de vida do cachorro: Como aumentar? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar
Classifique: 
Ainda sem votos