Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Meu cachorro não gosta de banho, e agora?

Meu cachorro não gosta de banho, e agora? O que eu posso fazer?

Se essas dúvidas fazem parte da sua rotina, então não deixe de acompanhar o conteúdo que a equipe do Portal do Dog preparou especialmente para você!

Nele, você poderá tirar dúvidas, conhecer formas de fazer o cão se sentir mais tranquilo no banho e, quem sabe, encontrar a melhor alternativa que você procura. Acompanhe!

Meu cachorro não gosta de banho

Dando banho no cachorro – Foto: Canva

Meu cachorro não gosta de banho, e agora? O que fazer?

De forma recorrente, ouvimos pessoas dizendo algo como “meu cachorro não gosta de banho e sempre chora ou fica bravo quando precisa se banhar”, não é mesmo?

Esse “medo” do cão pode estar associado com muitos fatores. Para lidar com ele, algumas medidas interessantes podem ser implementadas na hora de criar um verdadeiro ritual para o banho. Abaixo trouxemos algumas dicas para isso. Veja só:

  1. Crie uma experiência agradável relacionada ao banho.
  2. Fique atento à temperatura da água.
  3. Evite molhar a cabeça do cão primeiro.
  4. Cuidado com o piso.
  5. Ofereça um ambiente tranquilo e seguro.
  6. Cuidado com o ruído do secador.
  7. Não aplique shampoo e outros produtos próximo aos olhos, boca e ouvidos.
  8. Molhe primeiro com uma esponja.
  9. Distraia o pet com brinquedos e guloseimas.
  10. Transforme o banho em uma rotina.
  11. Não aja agressivamente com o seu cachorro.
  12. Se não conseguir, busque ajuda profissional.

A seguir, você verá cada um dos itens acima mais detalhados, e assim poderá compreender melhor quais medidas podem ajudar a dar mais segurança para o pet na hora do banho. Vamos lá!

Veja também: Como dar banho no cachorro com segurança? Veja 15 dicas!

1. Crie uma experiência agradável relacionada ao banho

Se o seu cachorro não gosta de banho, é importante criar um momento agradável para essa atividade. Afinal, ele pode se sentir assustado ou ansioso com a situação, por isso, algumas medidas de “mimo” podem funcionar.

Uma maneira de fazer isso é oferecendo guloseimas e elogios antes e depois do banho. Além disso, é importante manter uma atitude calma e tranquila durante o processo e evitar repreender o seu cão caso ele esteja assustado ou desconfortável.

Lembre-se de que ele está se adaptando à situação e não entende a importância do banho. Portanto, brigar não é uma opção, combinado?

2. Fique atento à temperatura da água

A temperatura da água é extremamente importante para o conforto e segurança do seu cão. Certifique-se de que a água esteja morna, mas não quente ou fria demais. Caso a temperatura não esteja adequada, seu pet poderá criar repulsa ao banho, por ser algo desconfortável e que agride a sua pele. 

Teste a temperatura da água no seu antebraço, garantindo que ela esteja morninha e observe o comportamento do seu cachorro: se ele mostrar desconforto com o toque da água na pele ou tremer por conta do frio, significa que a temperatura está inadequada!

Observe também se há corrente de ar onde você está dando banho, pois a ventilação exagerada pode fazer o cachorro sentir ainda mais frio.

Meu cachorro não gosta de banho

Dando banho no cachorro – Foto: Canva

3. Evite molhar a cabeça do cão primeiro

Se você sabe que o seu cachorro não gosta de banho, evite começar pela cabeça do pet. Isso porque a água escorrendo no rostinho do cão pode fazê-lo se sentir ainda mais assustado e ansioso.

Ao invés disso, comece molhando o corpo e as patas do seu cão, permitindo que ele se acostume com a sensação da água e também com a temperatura. Depois de algumas vezes, você pode tentar molhar a cabeça do seu cão com uma esponja, mas sempre com cuidado e gentileza.

Evite usar copo de água ou jatos de água na cabeça, pois isso pode causar uma sensação estranha no cachorro, provocando medo. Procure sempre usar uma esponjinha, para espremê-la e molhar a cabeça do cão aos pouquinhos.

Saiba mais sobre: Como dar banho em cachorro com sarna?

4. Cuidado com o piso

Você sabia que, muitas vezes, as pessoas que dizem “meu cachorro não gosta de banho” não percebem que o maior medo do cachorro é o de cair? Isso porque, durante o banho, o chão pode ficar molhado e escorregadio, fazendo o cão se sentir completamente inseguro no ambiente. Se esse problema for sanado, possivelmente o pet se sentirá mais tranquilo.

Sendo assim, se o seu banheiro ou área de banho não tiver um piso antiderrapante, considere colocar uma toalha ou tapete no chão. Assim, é possível evitar as escorregadas e até mesmo os acidentes – pois até o tutor pode cair em um ambiente muito molhado, não é mesmo?

5. Ofereça um ambiente tranquilo e seguro

Seguindo o que acabamos de mencionar acima, lembre-se de que os cães precisam se sentir seguros no ambiente em que estão. E para que essa segurança seja realmente garantida, ele deve estar protegido de fatores como:

  • Excesso de distrações, como outros pets circulando no local.
  • Briga com outros pets.
  • Sons e ruídos muito altos, que possam assustá-lo.
  • Ambiente muito molhado e escorregadio.
  • Entre outras situações que possam deixar o cachorro com medo e inseguro.

Preparar um espaço mais reservado, silencioso e calmo pode ajudar quando o cachorro não gosta de banho, deixando-o mais bem preparado para esse momento importante.

escovando o cão

Escovando os pelos do cachorro – Foto: Canva

6. Cuidado com o ruído do secador

Será que um dos motivos pelos quais o seu cachorro não gosta de banho não está relacionado com o fato de que ele tem medo do secador que é usado no final? Pois é!

Devemos ter em mente que os cachorros podem ser bastante sensíveis aos ruídos elevados, por isso, determinados tipos de sons podem ser aterrorizantes, como o de um secador muito barulhento.

Avalie se o medo não está associado a isso e procure mudar o secador que está sendo usado. Quem sabe, aos poucos, seu pet não percebe que o som do secador não volta mais a acontecer depois do banho, da forma como ele tinha medo, por ter sido substituído por um novo e mais silencioso?

Veja também: Dicas para escovar os pelos do cachorro.

7. Não aplique shampoo e outros produtos próximo aos olhos, boca e ouvidos

Cuidado na hora de lavar o rostinho do pet e a região das orelhas. Quando o cachorro não gosta de banho, a melhor medida é usar um pano úmido nessas áreas, esfregando delicadamente para remover as sujidades.

Você até pode usar um pouquinho de shampoo na cabeça, mas sempre com muito cuidado para que não escorra nos olhos, boca ou ouvido. Isso porque esse produto pode causar irritação e desconforto.

O mesmo vale para a água, por isso, o uso de um paninho úmido tende a ser mais eficiente nessas horas, reduzindo as chances de causar mal-estar que possam aterrorizar o cão.

Meu cachorro não gosta de banho – 8. Molhe primeiro com uma esponja

Se o cachorro demonstra ter muito medo do chuveiro ou das bacias com muita água, que tal começar a molhá-lo de uma forma mais tranquila e diferente? É o caso do uso das esponjas.

Afinal, para alguns cães, a sensação de água caindo diretamente sobre eles pode ser desconfortável e assustadora. Para ajudá-los a se acostumarem com o processo, comece molhando o pelo do seu cão com uma esponja ou pano úmido. Isso pode ajudar a reduzir o desconforto e o estresse.

Vá evoluindo aos poucos, molhando uma nova região, com delicadeza e paciência. Nos primeiros banhos, esse processo pode parecer um pouco mais demorado, mas, acredite, ele poderá fazer a diferença mais tarde! 

cachorro deitado

Cão deitado no chão – Foto: Canva

Meu cachorro não gosta de banho – 9. Distraia o pet com brinquedos e guloseimas

Para que o foco não fique todo depositado no ato de tomar banho em si, considere distrair o seu pet com brinquedos e guloseimas que ele gosta.

Obviamente, não exagere na quantidade de petisco, para não causar algum tipo de mal-estar no cachorro mais tarde, ok? Use-o com moderação e sempre de acordo com a recomendação dos fabricantes.

Já os brinquedos podem ser usados de forma mais livre, apenas tendo o cuidado de oferecer algo que não agite o pet a ponto de ele acabar escorregando e caindo por estar molhado.

Enquanto estiver oferecendo esse tipo de mimo para o seu amigo, considere elogiá-lo, acariciá-lo e fazer com que ele se sinta amado e protegido na sua presença.

10. Transforme o banho em uma rotina

Transformar o banho do seu cão em uma rotina pode ajudar a torná-lo mais confortável e familiarizado com o processo. Para que isso ocorra, procure manter uma programação regular para o banho do seu cachorro e siga os mesmos passos em cada sessão.

Isso porque, aos poucos, seu pet pode começar a entender que existe um processo que é sempre igual e seguro, além de ser algo agradável (por conta dos petiscos, por exemplo), reduzindo o risco de ele se sentir sempre ansioso.

Mas, para atingir esse resultado, será necessário manter a consistência e a persistência, está bem? Não é da noite para o dia que ele se acostumará com essa rotina.

Meu cachorro não gosta de banho – 11. Não aja agressivamente com o seu cachorro

É importante ressaltar que o banho pode ser uma experiência bastante estressante e angustiante para alguns cachorros e que a agressão não é a melhor maneira de lidar com o comportamento deles. 

Portanto, procure sempre agir com calma e paciência, mantendo uma atitude positiva durante o processo. Evite gritar, bater ou repreender o seu cão de forma agressiva, pois isso pode tornar o banho ainda mais estressante.

Ao invés disso, tente sempre manter uma postura carinhosa, acolhendo o medo do seu cão e reforçando os comportamentos adequados com elogios, carinhos e mimos.

cachorro deitado no chão

Cão deitado no chão – Foto: Canva

12. Se não conseguir, busque ajuda profissional

Por fim, lembre-se de que quando nós dissemos “meu cachorro não gosta de banho”, muitas vezes, também estamos dizendo que não conseguimos dar o banho ideal neles, não é mesmo?

Por isso, contar com a ajuda de um profissional pode ser um bom caminho. Profissionais de pet shop, por exemplo, são bem treinados para banhar os mais diversos tipos de cães, de diversas personalidades.

Portanto, optar por esse tipo de serviço pode ser uma forma de garantir que o seu pet fique bem limpinho e que nem você ou ele precisem se estressar ou ficar ansioso com o processo.

Até porque, quando não temos experiência em dar banho em pets, essa atividade pode ser bem difícil, demorada e desgastante, tanto para o tutor quanto para o cão.

Por conta disso, a ajuda profissional pode ser a melhor saída – além de ser algo mais seguro.

Pense nisso!

O post Meu cachorro não gosta de banho, e agora? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
13 de Julho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos