Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que faz um pet sitter? Veja detalhes aqui!

Você realmente sabe o que faz um pet sitter? Quer entender melhor essa profissão, não apenas para poder contratar um profissional, mas também para poder se tornar um, caso seja do seu interesse? Para isso, você pode acompanhar o nosso guia completo de hoje!

Aqui no Portal do Dog, gostamos de reunir muita informação detalhada para que você possa se aprofundar nas mais diversas temáticas do universo animal. Por isso, convidamos você para ler este texto e tirar todas as dúvidas sobre esse assunto. Vamos lá!

o que faz um pet sitter

Pet sitter cuidando dos cachorros. Foto: Canva.

O que faz um pet sitter? Veja detalhes aqui!

Afinal, o que faz um pet sitter? Na realidade, esse profissional tem muitas responsabilidades. Ele é responsável por cuidar, oferecer atenção e carinho, brincar e proteger um animal de estimação de forma temporária, quando os tutores do pet não podem cuidar dele. 

Por exemplo, se você decide viajar no fim de ano, mas não pode levar o seu pet junto, precisa dar algum jeito de mantê-lo bem cuidado nesse período, mesmo na sua ausência. E como isso pode ser feito? Contratando um “babá” de cães, que é o pet sitter.

O pet sitter é responsável por uma série de serviços relacionados aos cuidados do pet. Vejamos os principais:

  1. Alimentar e hidratar os animais;
  2. Administrar medicamentos conforme prescrito;
  3. Realizar passeios diários;
  4. Brincar e interagir com os animais;
  5. Escovar e pentear os pelos dos animais;
  6. Manter a área de convivência dos animais limpa e arrumada;
  7. Monitorar o comportamento dos animais;
  8. Fornecer relatórios diários aos proprietários;
  9. Administrar primeiros socorros em caso de emergência;
  10. Levar os animais ao veterinário, se necessário;
  11. Manter registros detalhado;
  12. Socializar se necessário;
  13. Fornecer carinho e conforto aos animais;
  14. Comunicar-se regularmente com os proprietários.

A seguir, entenderemos, com mais detalhes, cada um desses serviços que faz o pet sitter. Mas antes disso, queremos deixar claro outro ponto: existem serviços que podem ser combinados entre o tutor e o pet sitter, adaptando às necessidades do pet e à realidade da casa que receberá o profissional.

Isto é, a lista abaixo é apenas um apanhado geral, mas pode haver adaptações, está bem? Agora, vamos entender melhor cada um desses serviços citados:

1. Alimentar e hidratar os animais

Os cuidados com a alimentação e a hidratação dos pets é um dos principais serviços de um pet sitter. Esse serviço não se resume apenas em abastecer os potinhos, mas, sim, seguir as recomendações dadas pelos tutores na hora de alimentar o animal. É o caso de colocar a quantidade ideal de cada tipo de alimento, seja ele úmido ou seco.

Além disso, o pet sitter também faz a limpeza desses recipientes, garantindo que a água e a comida sejam postas em potinhos limpos e bem higienizados. Afinal, esse cuidado faz toda a diferença na saúde do pet.

O pet sitter não poderá, em hipótese alguma, oferecer algum tipo de alimento que não tenha sido solicitado pelo tutor. Esse cuidado é essencial para evitar alergias e problemas de saúde no pet.

Veja mais: Os benefícios da alimentação natural para seu cão!

o que faz um pet sitter

Pet sitter dando carinho para o cachorro. Foto: Canva.

2. O que faz um pet sitter: Administrar medicamentos conforme prescrito

Se você tem um cachorro que precisa de medicamentos específicos, prescritos pelo veterinário, o pet sitter também poderá fazer essa administração. Porém, é muito importante que os tutores deem todas as recomendações ao profissional, além de entregar a prescrição.

É bem provável que o pet sitter não aceite administrar medicamentos sem que haja uma prescrição de um especialista. Por isso, ter esse tipo de documento guardado é essencial nessas horas.

3. Realizar passeios diários

Quando pensamos no que faz o pet sitter, também podemos ter em mente os passeios diários que esse profissional faz com o seu animal de estimação. O tipo de passeio e a quantidade de horas varia de acordo com aquilo que for combinado entre o pet sitter e os tutores.

Além dos passeios, o profissional também poderá levar o pet a algum parque para que ele se exercite e brinque à vontade. A ideia é manter a rotina do animal, e promover cuidados que evitem a falta de exercícios físicos.

Veja mais: De quanto exercício um cachorro precisa?

4. O que faz um pet sitter: Brincar e interagir com os animais

As brincadeiras também fazem parte da rotina de um pet sitter. Como ele fica responsável pelo entretenimento dos cães e gatos, ele pode levar algum brinquedinho ou simplesmente brincar com o que o pet já tem em casa.

Além disso, o profissional pode “conversar” com o animal, brincar ao ar livre, enfim! São diversas as atividades focadas em estimular o cognitivo e a diversão nos animais.

5. Escovar e pentear os pelos dos animais

Especialmente no caso de pets com pelos mais longos, a escovação se faz necessária. Essa atividade também pode estar no “pacote” do que faz o pet sitter. Apenas é importante que o tutor disponibilize a escova do cachorro ou gato para que o profissional possa fazer esse cuidado todos os dias.

Essa atividade, além de ser essencial para a higiene, também cria um momento de aconchego, conexão e entretenimento para o animal de estimação, que ficará relaxado.

Veja mais: Dicas para escovar os pelos do cachorro

o que faz um pet sitter

Pet sitter passeando com o cachorro. Foto: Canva.

6. Manter a área de convivência dos animais limpa e arrumada

Independentemente do tamanho da área onde o pet passa a maior parte do dia, uma das funções do pet sitter é manter esse espaço bem limpo e bem cuidado. Essa atenção é importantíssima, pois um ambiente mal cuidado pode causar estresse no pet, provocar intoxicações, entre outras consequências.

Por isso, se você for contratar um pet sitter, lembre-se de mostrar a ele onde estão todos os itens de limpeza e faxina, para que ele saiba onde pegar o que precisa para manter o cantinho do pet sempre bem limpinho.

7. Monitorar o comportamento dos animais

O monitoramento do comportamento também é algo que faz o pet sitter. Ele ficará observando a maneira do pet agir, a fim de se certificar de que tudo está bem.

Por exemplo, se por acaso o cachorro estiver mancando, ele irá acionar os tutores para esclarecer a situação e tomar as medidas cabíveis quando necessário.

Veja mais: Mudança de comportamento em cães idosos

8. O que faz um pet sitter: Fornecer relatórios diários aos proprietários

Os relatórios diários são feitos como forma de manter os tutores informados de tudo o que está acontecendo com o pet na ausência deles. Nesses relatórios, é possível que o pet sitter envie fotos, vídeos, atualizações sobre a alimentação, considerações sobre a organização do cantinho do pet – como no caso de ele ter estragado algo.

Assim, é muito mais fácil fazer viagens e sair de casa sem aquela preocupação de que o pet poderá sofrer algum dano com essa ausência, não é mesmo?

9. Administrar primeiros socorros em caso de emergência

Um pet sitter bem treinado saberá como agir em casos de emergência. Ele deverá prestar os primeiros socorros, enquanto o atendimento especializado não acontece.

Por isso, se você deseja contratar um profissional dessa área, não se esqueça de conversar com ele sobre os conhecimentos que ele possui com relação aos primeiros socorros. Às vezes, esse conhecimento pode fazer toda a diferença na proteção da saúde e bem-estar do animal.

Veja mais: Kit de primeiros socorros para cães: Um guia passo a passo

10. Levar os animais ao veterinário, se necessário

Ainda com relação aos cuidados com a saúde, em alguns casos o pet sitter também pode levar o pet ao veterinário, se houver necessidade. É o caso de o pet sofrer algum acidente e precisar de atendimento de emergência, por exemplo.

Além disso, se o animal precisa de consultas de rotina por conta de alguma condição específica, o profissional também poderá seguir esse cronograma normalmente.

Entretanto, é importante que tudo isso seja acordado com antecedência, para que o pet sitter saiba exatamente tudo o que ele precisa fazer em prol da saúde do animal.

o que faz um pet sitter

Cachorro confortável recebendo carinho na cabeça. Foto: Canva.

11. O que faz um pet sitter: Manter registros detalhados

Os registros detalhados podem fazer parte dos relatórios diários, mas também podem compor uma espécie de “diário” do pet. Nesse segundo caso, o profissional irá anotar os horários em que o animal comeu, quanto comeu, e assim por diante.

As informações sobre medicações e posologias também poderão ser colocadas nesse diário. É como se fosse uma agenda, parecida com as que são preenchidas em creches para animais, por exemplo. Assim, todo o monitoramento é registrado de modo que auxilie nos cuidados com a saúde do cachorro e até mesmo tomadas de decisão no futuro, frente ao aparecimento de sintomas, por exemplo.

Veja também: Depressão sazonal: Os animais de estimação podem ter?

12. Socializar se necessário

Em algumas situações, quando pensamos no que faz o pet sitter, também podemos considerar a necessidade de levar o animal de estimação para socializar em parques ou outros locais de encontros com pessoas e outros pets.

Esse tipo de socialização deverá acontecer de modo semelhante ao que os próprios tutores já fazem. Isso significa que o pet sitter não tem que “reinventar a rotina” do animal enquanto este estiver sob seus cuidados.

Mas, sim, essa socialização acontecerá como já vinha acontecendo, sempre levando em consideração os fatores descritos pelos tutores, por exemplo.

13. O que faz um pet sitter: Fornecer carinho e conforto aos animais

Os cuidados emocionais e afetivos também fazem parte do escopo de trabalho de um pet sitter. Ele não irá agir de forma “fria” com as animais, mas, sim, será amigável, dará carinho e atenção, fornecendo esse conforto emocional.

Especialmente em casos nos quais o pet quase nunca fica sozinho em casa, esse tipo de cuidado pode fazer toda a diferença para a saúde mental do pet. Afinal, se ele não tiver esse tipo de atenção, poderá se sentir, simplesmente, abandonado.

Veja mais: Estresses por ansiedade de separação: história

o que faz um pet sitter

Pet sitter sendo carinhosa e dando um beijo no cachorro. Foto: Canva.

14. Comunicar-se regularmente com os proprietários

Por fim, o pet sitter também manterá uma rotina constante de comunicação com os proprietários. O horário para comunicação pode ser combinado, para que ninguém fique sobrecarregado, é claro.

Nessas comunicações, o pet sitter pode tirar dúvidas, esclarecer algumas coisas, bem como conversar sobre determinadas situações que aconteceram no dia do animal de estimação.

Tudo focando no bem-estar do pet e na tranquilidade dos tutores de terem que lidar com a ideia de permanecer muito tempo longe dos animais de estimação.

Vale a pena contratar um pet sitter?

Agora que você já pôde entender o que faz um pet sitter, pode estar com dúvidas se esse tipo de serviço realmente vale a pena. E a nossa opinião é: vale sim, desde que você contrate um profissional qualificado, é claro.

Afinal, muito melhor do que deixar o animal de estimação sozinho em casa, esse profissional oferecerá cuidado, higiene, carinho, atenção e entretenimento ao pet, para que ele não sofra com a ausência dos tutores e consiga, até certo ponto, manter a sua rotina saudável em dia.

Por isso, pode realmente ser um serviço essencial, especialmente quando os tutores passarão muito tempo longe de casa.

E você? O que acha do trabalho desse profissional? Contrataria?

Veja agora: Dicas para viajar com o Seu Pet

O post O que faz um pet sitter? Veja detalhes aqui! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar