Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O Pinscher é bravo ou é só fama? Entenda aqui

O Pinscher é bravo ou é apenas a sua fama que, na verdade, não representa a realidade? Bom, a verdade é que depende. O Pinscher é bravo, tanto como é tranquilo. Assim como outros cães, tudo vai depender de como o tutor o cria e quais são os estímulos no ambiente. Quanto mais tranquilo for o ambiente, menos estressado pode ser o Pinscher.

Mas, ainda assim, é preciso entender mais sobre a raça. Além disso, é preciso entender, também, como criar um Pinscher de maneira segura e equilibrada, sem que ele descambe sua energia para um lado ou outro. E tudo isso, claro, faz parte de um processo. O Pinscher pode ser acostumado a ser rude ou calmo. E você tem controle sobre isso.

Acompanhe o texto e entenda mais sobre o assunto.

O Pinscher é bravo ou tem apenas a fama?

pinscher é bravo

Pinscher no parque – Foto: Freepik

O Pinscher é bravo na grande maioria das situações. Ou seja, a fama que ele leva é verídica: ele é um cãozinho mais raivoso e estressado, do que várias outras raças. Porém, ainda assim, isso não é uma verdade absoluta. Afinal, há como criar ambientes mais tranquilos e calmos para o Pinscher. Tudo vai depender do tutor.

Não é incomum a gente ver um Pinscher por aí fazendo escândalo, correndo como um louco e latindo como se não houvesse amanhã, não é mesmo?

Se você já passou em frente a uma casa com um Pinscher assim, sabe o que isso representa. Ou, ainda, se você foi visitar alguém e teve seus calcanhares mordidos por um Pinscher, certamente considera que ele é um cão bravo.

Tudo isso, é fato: o Pinscher faz isso mesmo. Ele tem muita energia pra gastar. E essa energia, quando não é canalizada de maneira adequada, pode ser facilmente convertida em situações bastante constrangedoras para o tutor. E, claro, de perigo para quem chega perto do bichinho.

Não importa o tamanho, local ou condição: o Pinscher, quando motivado, vai atacar. Porém, isso não acontece porque ele é um cão bravo. Acontece porque, naquela situação, ele está bravo.

É um comportamento motivado por vários outros estímulos. E por isso, é importante entender esses estímulos para criar um Pinscher saudável do ponto de vista físico e mental.

Afinal, quando eles ficam raivosos e estressados, saiba que aquilo não é nada saudável. Embora faça parte do instinto de proteção, ainda assim, precisa ser dosado e equilibrado. E você pode ajudar. Mas antes, entenda mais sobre os motivos que deixam um Pinscher furioso da vida.

Motivos que fazem um Pinscher ser bravo

Conforme entendemos até aqui, um Pinscher é bravo, somente quando ele tem condições e estímulos para isso. Ou seja, é muito comum que ele se estresse e fique absolutamente irritado com situações específicas. E essa situações, claro, não deveriam acontecer de maneira tão natural assim na vida do cão.

Ou seja, você, tutor, deve ser responsável por criar um ambiente dinâmico, equilibrado, com gasto de energia e enriquecimento ambiental para o seu Pinscher. Caso contrário, pode ser que ele desenvolva muitas condições de estresse e ansiedade. O reflexo disso, claro, vai ser aquelas situações que você já conhece: o Pinscher irritado, latindo muito e até partindo para a agressividade.

Veja algumas situações que são responsáveis por deixar o Pinscher irritado desse jeito:

  • Falta de socialização no início da vida.
  • Pouco adestramento para comandos básicos.
  • Falta de gasto de energia adequado.
  • Estímulos negativos no ambiente em que vive.
  • Ambiente onde vive pouco enriquecido.

Continue lendo. Vamos entender mais sobre cada uma dessas situações a partir de agora.

pinscher é bravo

Pinscher bravo – Foto: Freepik

Falta de socialização no início da vida

Um dos motivos principais que fazem um Pinscher agir com violência, braveza e estresse, é a falta de socialização. A falta de socialização, ainda no início da vida do cãozinho, faz com que ele não saiba agir e reagir frente a várias situações da vida. Ou seja, ele vai ficar desesperado com outros cães e outras pessoas.

A socialização é o ponto chave para quem quer criar um Pinscher saudável. Assim, você oferece a ele uma qualidade de vida adequada e ele pode viver muitos anos ao seu lado. Em caso de não haver uma socialização canina ainda no início da vida do cão, ele poderá julgar muitas situações como um confronto, o que é bem maléfico para a integridade física e mental do pet.

Uma boa socialização ajuda o Pinscher a reagir corretamente com outros cães e pessoas. Ele sabe dosar a energia na interação e não interpreta tudo como uma grande ameaça. Portanto, considere fazer socialização canina com seu filhote de Pinscher. E se ele for adulto, ainda assim, é importante buscar ajuda.

Leia mais sobre o assunto: Socialização do cão – Como fazer?

Pouco adestramento para comandos básicos

Além da socialização, é importantíssimo que você considere um adestramento adequado para o seu Pinscher. E aqui, claro, é importante fazer a diferenciação entre as duas coisas: socialização é diferente de adestramento. Enquanto que uma situação busca ajudar o cão a conviver com outros cães e pessoas, a outra faz ele entender comandos básicos e respeitar o seu tutor.

Aqui neste artigo, você pode aprender mais sobre o assunto: Diferença entre adestramento e socialização.

De maneira geral, o adestramento vai fazer com que o seu Pinscher possa aprender comandos básicos de conduta. Você, tutor, pode ensiná-lo o que ele pode e o que ele não pode. O adestramento faz com que o seu Pinscher possa ter uma qualidade de vida muito acima da média, pois ele vive mais equilibrado e tranquilo.

Um cão precisa saber “o que vem depois”. Ou seja, ele precisa ter uma rotina sem muitos altos e baixos. Quanto mais padrão, melhor. Tudo isso, ajuda o cão a ter uma boa qualidade de vida, sem estímulos negativos o tempo inteiro.

pinscher é bravo

Pinscher no parque – Foto: Freepik

Pinscher é bravo – Falta de gasto de energia adequado

O Pinscher é bravo em situações que ele julga necessário ser. E essas situações podem ser controladas com adestramento e socialização. Porém, ainda assim, algo importantíssimo precisa acontecer na vida do cão todos os dias: o gasto de energia. Sem gasto de energia, dificilmente o cão vai conseguir entender o que ele pode e não pode.

Todos os cães têm energia e precisam de um gasto adequado. Caso contrário, eles vão começar a ter comportamentos maléficos. Além de terem uma montanha russa de emoções. O cão começa a carregar o chinelo, roer almofadas, o sofá e, claro, ele pode agir com agressividade. Tudo isso, por ter energia extra guardada.

Portanto, se você deseja ter um Pinscher, saiba que ele precisa gastar energia frequentemente. E você precisa ajudá-lo com isso todos os dias.

Estímulos negativos no ambiente em que vive

Outro fator que ajuda muito a deixar a vida do cachorro mais agitada do ponto de vista negativo, são os estímulos que ele recebe. Quanto mais estímulos negativos o cão recebe no ambiente em que vive, pior será o comportamento dele. E mais agressivo ele pode ser no médio e longo prazo.

Os estímulos negativos estão relacionados a várias situações, como:

  • Contato com o portão do quintal o tempo inteiro;
  • Outros cães na rua;
  • Outros cães no condomínio;
  • Pessoas estranhas não apresentadas;
  • Etc.

Tudo isso, caso o cão não seja adestrado e socializado, fará com que ele se torne um Pinscher agressivo e muito desequilibrado. Portanto, se o seu desejo é ter um Pinscher, saiba que precisará lidar com questões ambientais de maneira adequada.

tutora com seu cão

Tutora com seu cão – Foto: Freepik

Ambiente onde vive pouco enriquecido

E por fim, é fundamental criar um ambiente adequado para que o seu Pinscher possa ter um gasto de energia interessante em casa. Ou seja, você precisa confeccionar um ambiente enriquecido: brinquedos pelo chão, brinquedos interativos, desafios e várias outras coisas que ajudam a gastar a energia do pet.

Caso o ambiente do pet não seja enriquecido, ele poderá passar muito tempo focando nas coisas erradas. Ou seja, ele pode gastar energia para latir, agir com braveza, ficar ansioso no portão da casa para latir para os cães que estiverem na rua, e por aí vai.

Aqui no site, temos um artigo que te ensina como criar um ambiente enriquecido. Veja: Enriquecimento Ambiental para Cães.

Como é o comportamento de um Pinscher

O comportamento de um Pinscher pode ser extremamente agressivo e agitado, ou pode ser extremamente equilibrado e tranquilo.

Sim, são duas situações extremas e opostas e que podem ser atingidas facilmente. E você, tutor, precisa agir para que o seu Pinscher tenha uma ótima qualidade de vida, sem estímulos negativos e com gasto de energia adequado.

Entenda mais como é o comportamento de um Pinscher, caso você queira adotar um cão dessa raça.

Defensivo e protetor

Um Pinscher pode ser, por sua vez, um cão muito defensivo e protetor. Ele é um cão bastante agitado e que pode refletir tudo isso em situações de defesa do território e proteção do tutor.

Portanto, se você não socializar e adestrar o seu pet, ele poderá, em poucos dias, começar a agir de maneira defensiva em casa. O que é péssimo para ele, pois ele não precisa se estressar e ficar ansioso por isso. Situações como essa, fazem mal para a saúde mental do cachorro.

tutora com seu cão

Tutora com seu cão – Foto: Freepik

Ele tem muita energia para gastar

O Pinscher é um cão de pequeno porte que tem uma energia incrível pra gastar. Por isso, você, tutor, precisa estar ciente disso. Não adianta adotar um cachorro para que ele seja um “objeto” dentro de casa. Pois ele não é. Principalmente o Pinscher.

Portanto, considerar passeios, brincadeiras, adestramento constante e estímulos para o faro do animal, são atitudes fundamentais para a saúde do pet. Considere isso na hora de oferecer um lar adequado, equilibrado e tranquilo para o seu Pinscher.

O Pinscher pode ser bastante audacioso

O Pinscher pode ter bastante audácia para ser um cão defensivo e protetor. Não importa o tamanho. Não importa o adversário. Se ele achar que precisa defender seu tutor e o ambiente em que vive, ele vai defender. Isso até pode parecer “fofo”. Mas, cuidado. Ao mesmo tempo, é bastante perigoso para o pet.

Afinal, ele não precisa se comprometer com situações desnecessárias. Para garantir isso, o tutor precisa adestrá-lo e socializá-lo de maneira efetiva. Só assim é que o Pinscher vai se sentir mais tranquilo em um ambiente novo.

Pinscher é bravo – Adora ficar perto do seu tutor

Ficar perto do tutor é o que o Pinscher mais gosta de fazer. Se você quer um cão “grude”, o Pinscher é uma ótima escolha. Ele sempre vai buscar estar por perto, deitar no colo e fazer companhia para o seu tutor. Eles são cães caseiros e ótimos para quem adora ter um melhor amigo por perto.

Dica: cuidado para essa relação não criar a síndrome de ansiedade de separação no Pinscher, ok?

É um cão de alerta – pode latir bastante

E por fim, lembre-se que o Pinscher pode ser um cão que late bastante. Ele vai alertar o tutor para as mais diferentes situações no ambiente em que vive e você precisa entender que isso faz parte da rotina dele.

Muito embora seja possível controlar e equilibrar com adestramento e socialização, ainda assim, o Pinscher é um cão e latir é o seu modo de comunicação. Lembre-se disso.

Considere as nossas dicas deste artigo para criar um Pinscher tranquilo e equilibrado. Cuide sempre bem do seu doguinho e compartilhe o artigo com mais um amigo.

O post O Pinscher é bravo ou é só fama? Entenda aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
17 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos