Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Otite canina: Conheça sobre essa inflamação

Você já deve ter ouvido falar da otite. Ela é muito comum em bebês e crianças. Além disso, adultos também não estão livres dela.  Mas e os cães? Você já ouviu falar sobre otite canina.

Agora, você sabia que, assim como os humanos, os cães também podem sofrer com a otite? Em contraste com a dos humanos, a inflamação deles é chamada de otite canina.

Mesmo que haja variadas causas para essa inflamação, é possível afirmar que, assim como nós, os cães sentem dor e muito incômodo. Aliás, se não tratada, ela pode ser a causa de sérios problemas para o animalzinho de estimação.

Portanto, para que seu cachorro esteja sempre bem, é inegavelmente indispensável que você preste atenção aos sintomas. Dessa maneira, é muito mais fácil identificar uma otite canina em seu estágio inicial.

Otite canina e seus sintomas

otite canina

Identificar a otite canina logo no começo é, sem dúvida, muito bom para o tratamento. Aliás, não importa qual doença seja, é importante estar sempre atento para que o tratamento seja mais rápido e menos dolorido para o cãozinho.

Veja os sintomas dessa tal otite canina:

  • O cão balança a cabeça com bastante frequência;
  • O cachorro fica coçando as orelhas e arredores com as patas;
  • O cão fica esfregando as orelhas no chão;
  • É possível perceber que o cãozinho sente dor quando está coçando as orelhas;
  • O cão está com cera em excesso nas orelhas;
  • Há um cheiro muito forte presente nas orelhas do cão.

Nesse sentido, é muito importante ressaltar que a otite canina pode prejudicar o aparelho auditivo do seu cão permanentemente. Ou seja, é extremamente necessário que você se atenha aos sintomas e tome providências antes que a otite possa causar danos irreversíveis para o cão.

O que causa a otite canina?

cachorro doente

Assim como várias doenças, a otite canina possui diversas possíveis causas. Não apenas pode ser causada por bactérias específicas e vírus, como também por fungos, ácaros e pólipos no canal auditivo. Além disso, alergias e outras causas também estão na lista.

É importante ressaltar que por consequência do favorecimento à umidade no canal auditivo, as orelhas pendulares, ou seja, orelhas caídas, podem ser responsáveis pela otite. Aliás, é em razão disso que algumas raças são mais prováveis de desenvolverem otite do que outras.

Tipos de otite canina

  • Otite por infecção – Essa otite canina é causada por bactérias e apresenta pus.
  • Otite por fungos – A otite causada por fungos apresenta os sintomas mais comuns da otite canina. Então, se você ver secreção e cheiro meio adocicado, pode ser um indicativo. Aliás, geralmente o fungo que causa isso é o malassezia.
  • Parasitas – Ácaros e carrapatos são os principais culpados desse tipo de otite canina. Mas, é claro, há outros.
  • Produção de cera em excesso – Há cães que produzem mais cera que outros. Em consequência disso, a cera inflama e causa a otite aguda. Por isso é muito importante checar se as orelhas de seu cão estão limpas ou não.
  • Sarna – Essa doença, além de tudo o que já causa no cão, ainda pode levar a desenvolver a otite.

Embora sejam muitos, há outros fatores como hormônios, tumores, alergias, entre outros, que precisam ser cuidados. Não se esqueça de que a otite, de fato, dói tanto para o seu cão quanto para você.

Prevenção da otite canina

É possível tomar uma série de cuidados para prevenir essa tal otite canina. Ficou curioso? Então veja quais são:

Procure levar o seu bichinho em lugares confiáveis

Não leve o seu cãozinho para ser banhado em pet shops que você não conhece, mesmo que eventualmente. Desta forma, você irá evitar que os ouvidos do animal não estejam protegidos durante o processo.

Ao dar banho em sua residência no seu cão, seque as orelhas bem

banho no cachorro

Aliás, tente usar protetores auriculares também. Afinal, quanto mais proteção para que não fique água nas orelhas do cão, melhor.

Não pense em remover os pelos das orelhas do cachorro

Os pelos protegem o conduto auditivo do seu cão. Portanto, no momento que você os remove, está removendo a proteção natural também.

Limpe as orelhas do seu cão

De preferência, uma vez por semana. Por consequência, não haverá tantos riscos de presenças de fungos e bactérias responsáveis por conta da sujeira.

No entanto, vale alertar que, os cães que tem as orelhas caídas, não é preciso limpar toda semana. Basta limpar quando tiver sujeira em excesso. Assim você não correrá o risco de remover as defesas naturais do seu bichinho.

Cuide do pote de água do seu cão

Quando o seu cachorro tem orelhas muito grandes, acaba molhando-as ao tomar água. Entretanto, as orelhas molhadas podem causar a otite canina. Para que isso não aconteça, coloque um pote de água adequado para o seu cão.

Leve seu cão ao veterinário

Além da otite, o veterinário pode verificar outras coisas. A visita periódica em um veterinário é indispensável para que a saúde do seu cachorro esteja sempre em dia.

Como é feito o tratamento da otite canina?

otite canina

Tudo dependerá do tipo da otite que seu cão desenvolveu. Dessa forma, o primeiro passo tomado pelo veterinário é a requisição de exames. Só assim ele poderá passar o remédio correto a ser aplicado no ouvido afetado de seu cachorro.

Como fazer a higiene das orelhas do cão

Não basta limpar, é preciso, sobretudo, saber como fazer isso. Portanto, se você ainda não sabe, é muito importante aprender. Para limpar as orelhas caninas use uma solução para limpezas. Logo após, massageie as orelhas do cachorro e limpe-a com gazes.

Quais são as raças caninas mais prováveis a desenvolverem a otite?

Cocker Spaniel

Assim como dito anteriormente, há raças que apresentam uma pré-disposição para desenvolver otite. Confira se o seu cãozinho está entre elas:

  • Pastor alemão, também chamado de capa preta
  • Setter Irlandês
  • Golden retriever
  • Labrador

Agora, mesmo que seu cão não esteja presente nessa pequena lista, é de inegável importância que você tome os cuidados necessários. Lembre-se que todos os cães podem desenvolver otite canina.

Pronto para cuidar do seu cãozinho?

Após todas as informações, é muito mais fácil cuidar do seu pet. E não se esqueça que não é só a otite canina que pode causar dores ao seu cão. Por isso, a melhor escolha a ser feita é levar o seu cachorrinho ao veterinário para a prevenção. Cuide do seu bichinho!

O post Otite canina: Conheça sobre essa inflamação apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
11 de Agosto de 2019

Autor

Autor: 
Handreza Hayran