Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O Dogue Alemão é bravo? Saiba mais sobre seu comportamento

Será que o dogue alemão é bravo? Essa é uma das principais dúvidas de quem está estudando e aprendendo mais sobre essa raça. Seja para adotar ou seja para buscar informações. Afinal, o dogue alemão tem um tamanho bastante avantajado e isso, por si só, já é mais do que suficiente para impor respeito em determinadas situações.

Porém, não podemos confundir o “impor respeito” com a “agressividade”. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, uma vez que um cão de guarda, por exemplo, não é um cão agressivo. A partir desse critério, vamos entender mais sobre a raça dogue alemão. Veja se essa raça é realmente pra você ou se é melhor escolher outro cão para adotar.

Acompanhe!

O dogue alemão é bravo?

dogue alemão é bravo

Dog deitado com coleira rosa – Foto: Freepik

Não, o dogue alemão não é bravo. Essa é a resposta mais objetiva e certeira para indicar o comportamento padrão desse cão de grande porte. Afinal, não é porque ele é de grande porte, que ele é bravo, não é mesmo? Então, a partir disso, podemos entender melhor todos os comportamentos do dogue alemão e tentar entender melhor os motivos que levam a crer que ele é um cão bravo.

Em um primeiro momento, é bem comum que as pessoas considerem ele um cão bravo pelo fato de ser grande. O dogue alemão é bravo em situações de desconforto, estresse e ansiedade. Ou seja, quando ele se tem estímulos negativos no ambiente, ele pode sim ficar irritado. Porém, em uma perspectiva de cuidados e bons modos com seu dog, ele não vai ter estímulos negativos, certo?

O dogue alemão adora ficar perto de seus tutores. Ele adora companhia, carinho e, por vezes, ele acha que é um cão de pequeno porte, pois adora um colo quando possível. Ou seja, o dogue alemão é carinhoso e dócil.

Porém, se ele tiver uma vida desequilibrada, com estímulos negativos e outros problemas, então sim, o dogue alemão pode ter comportamentos mais agressivos – assim como qualquer outro cachorro.

Um exemplo muito claro disso, é o pitbull. Ele é conhecido por ser um cão agressivo. Porém, ele é extremamente dócil. O comportamento de agressividade, quem estimula no dog, é o tutor. Por isso, um pitbull é bravo a partir do momento que o tutor quer que ele seja.

E o dogue alemão, também.

Coisas que podem deixar o dogue alemão irritado

O dogue alemão é bravo em situações que ele é colocado. Ou seja, em situações que ele tenha que enfrentar e que não necessariamente são benéficas para a saúde física e mental dele. Por isso, é importante entender quais são as principais coisas que podem deixar um dogue alemão irritado, uma vez que é a responsabilidade do tutor garantir que essas coisas não atinjam o animal.

Veja:

  • Pouco gasto de energia (canalizações erradas).
  • Falta de socialização desde a fase filhote.
  • Pouco (ou nenhum) adestramento.
  • Falta de atenção e carinho por parte do tutor.
  • Ambientes hostis com estímulos negativos.

Uma vez que essas situações são colocadas a frente do animal, não importa a raça: o cão poderá ter traços de agressividade e mal comportamento. Por isso, continue lendo e entenda mais sobre cada uma dessas situações acima.

dogue alemão é bravo

Dog deitado – Foto: Freepik

Pouco gasto de energia (canalizações erradas)

O dogue alemão é um cão de grande porte. E isso, claro, tem relação direta com as atividades que você precisa praticar com ele. Deixar o dogue alemão acumular energia, pode ser o ponto de partida para maus comportamentos dentro de casa e, consequentemente, reações inesperadas em determinadas situações.

O gasto de energia é fundamental para qualquer cão. Ou seja, você precisa brincar, se divertir, correr e sair com o seu cão para passear. O gasto de energia física e mental é o que faz o seu dogue alemão ter uma melhor disciplina na hora dos treinamentos e ensinamentos de comandos básicos.

Uma das coisas mais interessantes que você pode proporcionar ao seu cão, é o gasto de energia mental. Levá-lo para farejar e estimular o olfato do cão, ajuda muito nisso. Afinal, como você sabe, os cães têm um olfato extremamente apurado. Faz parte do instinto deles e, por isso, deve ser estimulado de maneira adequada.

Leia este artigo e saiba como fazer isso: Como estimular o faro do cachorro?

Falta de socialização desde a fase filhote

Outro fato que faz um dogue alemão ser bravo ou irritado com algumas situações, é a falta socialização desde a fase de filhote. Como você sabe, a socialização é um ponto fundamental para que todos os cães saibam como conviver em harmonia com outros cães e outras pessoas. E o dogue alemão, claro, precisa disso também.

Fazer uma socialização adequada, garante que o seu dogue alemão saiba se comportar e possa, assim, saber como respeitar outros cães no parque e na rua. Além disso, o dogue alemão, quando socializado, pode facilmente se adaptar a visitas e pessoas que não são da família. E isso é fundamental para manter os bons modos.

O dogue alemão é bravo em situações de falta de socialização. Ele vai achar tudo estranho e pode querer defender seu tutor, mesmo em situações controladas. Então, você já sabe: socialização é importantíssimo para o dog.

Pouco (ou nenhum) adestramento

Se a socialização é importante para o dogue alemão, saiba que o adestramento, igualmente. Ou seja, adestrar o cachorro faz com que ele tenha uma qualidade de vida muito superior do ponto de vista de saúde física e mental. Com adestramento, o seu dogue alemão fica menos irritado, menos estressado, menos ansioso e mais tranquilo.

Essa combinação de fatores, ajuda a manter o seu dogue alemão sempre em paz com ele mesmo, o que é fundamental para ter um cão com bom comportamento em casa. Lembre-se que, não é porque o dogue alemão é grande, que isso faz ele ser bravo, ok? Pelo contrário: os cães de grande porte, quando bem adestrados e socializados, tendem a ser verdadeiros amores.

Aqui no blog, temos vários artigos sobre a importância do adestramento. Afinal, essa prática ainda não é tão disseminada como deveria, uma vez que é considerada difícil e inacessível. Mas na verdade, não precisa ser assim. Com paciência e conhecimento, todos os cães podem ser adestrados por seus tutores.

cão deitado

Um cachorro deitado no chão – Foto: Freepik

Falta de atenção e carinho por parte do tutor

Outro fator que faz um dogue alemão ser bravo, é a falta de atenção e de carinho por parte do tutor. Não importa se o cão é de grande, médio ou pequeno porte: todos eles precisam de amor e carinho.

A simples falta desses fatores, já é motivo suficiente para que eles sejam cães desequilibrados e, consequentemente, irritados.

Muitas vezes, a irritabilidade de um cão passa muito pelo ambiente em que ele vive. Se o seu tutor vive brigando, berrando e agindo com violência verbal e até física, não há outro caminho: o cão será agressivo.

A falta de qualidade de vida e de bons comportamentos, nesse caso, ajudam a deixar o cachorro extremamente desconfortável, e ele passa agir somente por instintos de defesa e sobrevivência. Lembre-se disso ao adotar um dogue alemão ou qualquer raça de cachorro, ok?

Ambientes hostis com estímulos negativos

E por fim, algo que faz com que os cães sejam extremamente irritados e agressivos, é o ambiente. O comportamento de um cão está 100% condicionado ao tipo de ambiente em que ele vive. Se o ambiente for desequilibrado, com um montão de estímulos negativos, brigas, falta de atenção e pouco amparo, certamente o cão será bravo. E isso, claro, vale para qualquer raça.

Portanto, evite criar o seu dogue alemão em ambientes hostis e com muitos estímulos que geram insegurança no animal. Contato direto com a rua, com outros cães, falta de enriquecimento ambiental e falta de gasto de energia, são alguns atributos de um ambiente hostil.

Considere esses pontos e evite-os ao máximo. Isso vai ajudar o seu dogue alemão a ser mais calmo, tranquilo e companheiro.

Por que as pessoas pensam que o dogue alemão é bravo?

Até aqui, já entendemos que um dogue alemão não é bravo de propósito. Ou seja, ele até pode ser agressivo em alguns casos, mas isso só vai acontecer se, de fato, o ambiente proporcionar insegurança para o animal. Então, a primeira coisa que você deve fazer ao adotar um dogue alemão, é considerar os tópicos acima e garantir um ambiente confortável ao seu novo melhor amigo.

Porém, ainda assim, há situações que fazem com que as pessoas considerem esse um cão bravo. Por que? Bom, na prática, isso acontece porque o dogue alemão é um cão de grande porte.

Somente o tamanho, já é mais do que suficiente para que nós condicionemos o animal como perigoso. Faz parte do instinto de defesa humano. O medo é uma proteção para a sobrevivência.

Mas, claro, não podemos julgar o livro pela capa: o porte avantajado, a cara de bravo ou a imposição da raça, nem sempre são motivos suficientes para julgá-la como agressiva ou não.

O cão impõe respeito, e isso é diferente de ser, de fato, agressivo. Considere sempre aprender e entender mais sobre a raça em questão e, claro, não entre em conflito com nenhum animal, pois acidentes podem, de fato, acontecer.

dois cães juntos

Dois dogs juntos – Foto: Freepik

Como é o comportamento do dogue alemão?

Por mais que o dogue alemão seja um cão de grande porte e isso, muitas vezes, assusta as pessoas, saiba que o animal é extremamente dócil e carinhoso.

O dogue alemão é a raça de cachorro do personagem Scooby-Doo. Ou seja, é uma boa maneira de entender melhor os comportamentos dessa raça: ele é brincalhão, atrapalhado, engraçado, e por aí vai.

Veja uma lista de comportamentos que você vai encontrar no seu dogue alemão, quando ele é bem adestrado e socializado:

  • Um cão que adora a presença dos tutores.
  • Ele pode ser criado dentro de casa.
  • O dogue alemão acha que é um cão pequeno.

Continue lendo para saber mais sobre os comportamentos do dogue alemão.

Um cão que adora a presença dos tutores

Um fato muito relevante do dogue alemão, é que ele adora a presença dos tutores. É um cão que não abre mão de ficar e estar por perto de seus donos, uma vez que ele adora receber carinho e oferecer proteção aos tutores. Mesmo que essa proteção seja dormir a tarde inteira no tapete da sala.

Ele pode ser criado dentro de casa

Se você pensa que o dogue alemão é um cão para casas grandes, com pátio e espaço para correr, acertou. Cães de grande porte precisam de espaço e não podem viver confinados. No entanto, o dogue alemão pode, sim, se adaptar a um apartamento, desde que ele tenha um gasto de energia adequado e espaço para realizar atividades regularmente.

O dogue alemão acha que é um cão pequeno

Esse fato relevante do comportamento do dogue alemão, entrega o quanto ele adora ficar dentro de casa: muitas vezes, ele acha que é um cão de pequeno porte. Ou seja, ele busca o colo do tutor, um espacinho no sofá ou na almofada, mesmo que ele não caiba ali.

Esse é o dogue alemão: grandão, animado, muito carinhoso, com postura imponente e um ótimo melhor amigo para se ter em casa. Providencie um lar adequado e confortável e com certeza vocês se darão muito bem, por muito tempo.

Cuide bem do seu dog!

O post O Dogue Alemão é bravo? Saiba mais sobre seu comportamento apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
15 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos