Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Será que o Lhasa Apso é bravo? Entenda o comportamento dele

Neste artigo, você vai entender se Lhasa Apso é bravo e o que você deve fazer para conviver bem com ele. Afinal, essa é uma das principais dúvidas de tutores que pensam em adotar um Lhasa Apso, uma vez que, em alguns casos, ele pode dar sinais claros de agressividade.

Porém, não é bem por aí. Por mais que o Lhasa Apso demonstre agressividade em alguns casos, isso não significa que ele é bravo. E você vai entender um pouco mais sobre isso, neste artigo sobre o comportamento da raça.

Portanto, continue lendo e entenda mais sobre o lindo Lhasa Apso!

Lhasa Apso é bravo? Entenda o comportamento dele

lhasa apso é bravo

Cãozinho sentado – Foto: Freepik

O Lhasa Apso não é bravo. Mas ele pode ser.

Tudo depende de como você cuida dele e quais são os estímulos que ele recebe no dia a dia dentro de casa. Ou seja: assim como qualquer outro cão, o Lhasa Apso depende totalmente do condicionamento do dia a dia para ser mais tranquilo – ou não.

Um cão depende totalmente do seu tutor e do ambiente para entender como ele vai agir naquele espaço. Um cão que não tem enriquecimento ambiental, socialização e adestramento, dificilmente vai ser um cão calminho. Muito pelo contrário: ele pode ser um cão destruidor e até agressivo.

Portanto, se o seu Lhasa Apso está inserido em um ambiente assim, com estímulos negativos e falta de estímulos positivos, pode ser que ele seja bravo. Nesse caso, Lhasa Apso é bravo por conta dos estímulos que recebe.

Então, a partir disso, nada melhor do que entender mais sobre o comportamento da raça para dar a melhor qualidade de vida possível ao seu Lhasa Apso, não é mesmo?

Veja uma lista de comportamentos do Lhasa Apso:

  • O Lhasa Apso estará sempre em alerta;
  • Ele desconfia de pessoas e coisas estranhas;
  • Lhasa Apso pode latir bastante;
  • O Lhasa Apso, as vezes, parece um gato;

Se você tem um Lhasa Apso e já identificou algum desses comportamentos acima, continue lendo. Abaixo, vamos nos aprofundar e entrar em maiores detalhes sobre o comportamento do seu doguinho. Depois, aprenda também o que fazer para que ele tenha mais qualidade de vida no dia a dia.

Acompanhe!

O Lhasa Apso estará sempre em alerta

O Lhasa Apso é um cachorro que está sempre alerta. Ele é um cachorro extremamente atento ao que acontece ao seu redor, justamente por sua origem ser de um cão de guarda.

Ou seja, o  fato de o Lhasa Apso ser um cão de guarda, faz dele um cão que pode demonstrar sinais de agressividade quando algo está fora de ordem em seu habitat natural.

Antigamente usado para vistoriar e avisar monges tibetanos sobre possíveis invasões aos templos, o seu Lhasa Apso vai repetir esses mesmos gestos em casa. Está no sangue. Faz parte do DNA deles, serem cães extremamente atentos e a par de tudo o que está acontecendo no habitat natural deles.

E justamente por essa situação de alerta/atenção, alguns tutores podem achar que o Lhasa Apso é bravo. Porém, isso não necessariamente tem relação com ele ser bravo ou não. Ficar atento e alerta no ambiente, não significa que ele está bravo e a espera de uma presa para atacar.

Porém, morder pode ser o reflexo dele, caso haja algo que saia do controle. Mas, é assim com a grande maioria dos cães: ao se sentirem encurralados ou em situação defensiva, eles podem ser mais agressivos.

lhasa apso é bravo

Dois cães – Foto: Freepik

Ele desconfia de pessoas e coisas estranhas

Outro fator que pode facilmente fazer um Lhasa Apso demonstrar sinais de que ele é bravo, é a desconfiança com pessoas ou coisas estranhas. Conforme entendemos anteriormente, o Lhasa Apso é um ótimo cão de guarda. E além disso, ele está na lista dos cachorros mais inteligentes do mundo.

Portanto, isso significa dizer que o animal pode facilmente demonstrar sinais de desconfiança quando vê uma pessoa estranha no habitat natural dele.

Além disso, situações que não estão no radar, podem deixar o animal estressado e ansioso. Afinal, os cães gostam de rotina. Eles gostam que as coisas sejam previsíveis.

E esta é uma regra geral: quanto mais situações de descontrole e desequilíbrio, mais um cão pode apresentar sinais de agressividade ou ansiedade. E o Lhasa Apso, claro, se encaixa nisso.

Consegue perceber como tudo isso está muito mais ligado com o ambiente e situações do dia a dia, do que com a raça em si? Ou seja, o Lhasa Apso é bravo, somente quando ele tem motivos para isso. Assim como a grande maioria dos cães.

Lhasa Apso pode latir bastante

Essa é uma questão extremamente comum nos Lhasa Apso: latir.

Se você está pensando em adotar um Lhasa Apso, prepare-se para ter um cão que vai latir nas mais diferentes situações estranhas do dia a dia. Tudo que o seu cão notar de estranho no ambiente, pode ser motivo para ele latir bastante.

E aqui, mais uma vez, entramos em um critério que tem tudo a ver com a raça em si. Como essa raça foi usada para guardar e vistoriar templos há muitas décadas, eles são instintivamente treinados para avisar ao tutor sobre qualquer situação estranha no ambiente.

A forma como eles avisam, é justamente latindo bastante.

Então, se você quer adotar um Lhasa Apso para ser o seu melhor amigo no dia a dia, lembre-se desse fator. Os cães dessa raça podem latir bastante, principalmente, se não forem treinados e adestrados para situações adversas. A socialização, por exemplo, é algo que deve ser considerado na hora de ajudar o cão a latir menos.

Mas não se preocupe, vamos entender mais sobre isso ainda neste artigo. Então, continue por aqui.

comportamento do lhasa apso

Dois cães – Foto: Freepik

O Lhasa Apso, as vezes, parece um gato – O que isso quer dizer?

Alguns tutores de Lhasa Apso, ao se referirem a ele, comparam-no a um gato. Ou seja, o cão dessa raça, muitas vezes, tem comportamentos muito parecidos com os comportamentos de um felino. E a verdade é que tudo isso depende de como o cão é treinado e condicionado ao ambiente.

Porém, de forma geral, não é incomum notar uma situação de tranquilidade e calma nos cães Lhasa Apso. Eles podem ficar serenos, tranquilos e quietinhos no canto deles, apenas observando a situação. Bem como faria um gato. E quando há algo de estranho ou fora do padrão, eles saem do lugar que eles estão e vão averiguar.

Nesse comportamento, portanto, entram os latidos. Conforme entendemos anteriormente, um Lhasa Apso pode ser um cão que late muito em situações perigo. Ele quer avisar o seu tutor de que algo está errado.

Portanto, se você notar o seu Lhasa Apso em um tom de seriedade, observando alguma coisa lá fora, cuidado: pode ser que ele está em posição de atenção. E isso pode gerar agressividade, caso ele se sinta encurralado.

O que o Lhasa Apso precisa para viver bem

Até aqui, entendemos algumas características sobre o comportamento do Lhasa Apso. Entendemos, também, que quando o Lhasa Apso é bravo, é porque ele está com a atenção em alguma situação fora do controle dele.

Eles são cães de guarda e que sempre vão priorizar o aviso (latidos) quando algo está estranho no ambiente. Logo, eles não vão ser agressivos ou atacar “de graça”.

Considerando isso e também o ambiente que o cão precisa para ter uma boa qualidade de vida, veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar com seu Lhasa Apso:

  • Adestramento e socialização desde filhote;
  • Ambiente calmo e tranquilo para evitar estresse;
  • Enriquecimento ambiental;
  • O cão não precisa de tantos exercícios físicos;
  • Tosas e higiene frequente nos pelos;

De maneira geral, o Lhasa Apso precisa de um cuidado especial no que diz respeito aos seus pelos, gasto de energia e, principalmente, socialização.

Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.

Para ler depois: Como cuidar de um cachorro? O guia completo e definitivo.

cão sentado

Cão posando para foto – Foto: Freepik

Adestramento e socialização desde filhote

Uma das coisas mais importantes para uma boa convivência com um Lhasa Apso, é a socialização e o adestramento. Esse tipo de atitude por parte do tutor, faz com que o cãozinho tenha uma qualidade de vida muito acima da média no médio e longo prazo. Principalmente o Lhasa Apso, que é um cão extremamente desconfiado e que não gosta muito de pessoas estranhas.

Ou seja, socializar e adestrar o cão desde filhote, para que ele entenda que pessoas estranhas não necessariamente é algo ruim, fará ele ter muita qualidade de vida.

Conforme já entendemos, os cães gostam muito de ambientes calmos, tranquilos e previsíveis. Eles gostam de rotina. Portanto, quanto mais você conseguir introduzir na rotina do seu Lhasa Apso, situações diferentes, melhor.

Mas isso deve ser feito com acompanhamento profissional e adequado. Ou seja, você não pode simplesmente induzir seu cão a situações de estresse. Isso trará o efeito reverso: ao invés de ajudar, vai atrapalhar.

Traumas caninos tendem a ser difíceis de serem revertidos, ok?

Ambiente calmo e tranquilo para evitar estresse

Um fator importante para uma boa convivência e qualidade de vida do seu Lhasa Apso, é o ambiente. O espaço para o cão precisa ser realmente confortável do ponto de vista de tranquilidade. Se o ambiente for agitado e com vários estímulos negativos, infelizmente, seu cãozinho poderá sofrer bastante.

Sinais de estresse, ansiedade e desgaste mental, logo vão surgir. E aí, pode ser que você ache que o seu Lhasa Apso é bravo. Mas na verdade, ele apenas está estressado e ansioso com tantos estímulos negativos no ambiente. Tente construir um espaço previsível, de rotina e muito tranquilo para o seu pet.

Essa é uma dica geral, que vale para todas as raças – não apenas para o Lhasa Apso.

cão de gravata

Cão de gravata – Foto: Freepik

Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é um dos fatores mais importantes para a boa convivência entre tutor e cão. E mais uma vez, essa é uma dica para todas as raças, não apenas para o Lhasa Apso. Ao montar um ambiente enriquecido para o seu cão, dificilmente ele ficará no tédio e, assim, desencadear comportamentos negativos, como agressividade, estresse, etc.

Enriquecimento ambiental nada mais é do que deixar vários brinquedos e atividades recreativas no espaço do cão, para ele se divertir e gastar energia. Existem muitas formas de enriquecer o ambiente. Para encontrar a melhor maneira de fazer isso, você deve conhecer melhor o seu cãozinho e entender o que ele gosta.

Troque os brinquedos com frequência para ele não enjoar.

O cão não precisa de tantos exercícios físicos

O Lhasa Apso tem que gastar energia assim como qualquer outro cão.

Isso é regra para cuidar bem de um animalzinho e proporcionar uma boa qualidade de vida a ele. Porém, no caso do Lhasa Apso, esse gasto não precisa ser tão intenso e constante. Ele não acumula tanta energia como outras raças e, por isso, brincar e caminhar com o cão, já será o suficiente para ele gastar energia.

No entanto, isso não significa que você deve fazer exercícios esporádicos. Pelo contrário: mantenha uma regularidade nas práticas. Afinal, exercícios trazem saúde para os pets e ajudam eles a não desenvolver problemas como diabetes, entre outras doenças caninas.

Tosas e higiene frequente nos pelos

O Lhasa Apso é um cão de pelo comprido. Por isso, você precisa se atentar para que os pelos não se tornem um problema para o animal. Mas sim, seja um charme. E para que isso aconteça, tosas regulares devem acontecer, principalmente nos locais mais sensíveis, como no rosto e também nas patas.

Os pelos do Lhasa Apso podem crescer muito na região do rostinho. Como eles têm os olhos grandões e redondos, a pelagem pode incomodar e causar irritações oculares.

Já na região das patas, o cão pode ficar sem mobilidade e aderência no chão, caso os pelos atinjam um comprimento muito grande. Portanto, atenção a estes detalhes para que o seu cãozinho não se sinta estressado e ansioso!

Cuide bem do seu Lhasa Apso e ajude-o a não se um cão bravo e estressado.

O post Será que o Lhasa Apso é bravo? Entenda o comportamento dele apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
25 de Agosto de 2021

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos