Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Limpeza de tártaro cachorro – Como fazer e causas do problema

A limpeza de tártaro cachorro é importante para manter o bem-estar canino. Além disso, ajuda a prevenir problemas como a gengivite em cães.

O tártaro nada mais é do que a formação de uma crosta com placa bacteriana composta por restos de alimentos e sujeiras.

Nós, humanos, temos que escovar os dentes após as refeições. Já a frequência da escovação dos dentes do cachorro ocorre em uma média de 3 vezes por semana.

Mas saiba que o próprio tutor pode fazer a limpeza de tártaro cachorro. Basta usar produtos adequados para o pet.

Assim sendo, continue a leitura deste artigo do Portal do Dog para saber mais!

limpeza de tártaro cachorro

Cão de boca aberta – Foto: Freepik

Limpeza de tártaro cachorro – Veja dicas de como fazer a higiene do local

Existem algumas formas de fazer a limpeza de tártaro cachorro. Uma delas é em casa, usando produtos indicados para esse tratamento ou em consulta com o veterinário.

Afinal, o tártaro é um problema inevitável. Em alguns casos pode levar a desencadear doença periodontal e gengivite, que dificulta o processo de mastigação dos alimentos e causa dor ao animal.

Essas bactérias que formam a placa de tártaro também podem migrar para órgãos do animal. Desta forma, resultando em doenças do coração como endocardite, alterações renais, pulmonares e no fígado.

Por isso, é importante realizar a limpeza de tártaro cachorro evitando o acúmulo de sujeira. Isto é, tratando o problema com prescrição médica e ações que adiam a evolução do caso.

Para te ajudar a resolver e prevenir este problema, selecionamos algumas dicas de como fazer a limpeza de tártaro cachorro.

Escove os dentes do cachorro com frequência

Uma das formas de remover tártaros nos dentes do cachorro é escovando os dentes do pet.

Esse tipo de higienização pode ocorrer todo dia ou pelo menos 3 vezes por semana e com auxílio de produtos específicos para este processo de limpeza dos dentes caninos.

Desta forma, o tutor pode começar desde cedo a escovar os dentes do cachorro, apresentando a escova e pasta de dente canina como uma opção divertida.

Assim sendo, uma dica é usar uma gaze para massagear a gengiva. Mas é preciso apresentar a escova com paciência e usando recursos do reforço positivo.

A escova de dente canina deve ter cerdas macias e em formato dedeira. Desta forma, facilitando o processo de escovação.

Caso você não encontre uma escova nesse modelo, as escovas de dente para bebês são ótimas alternativas. Afinal, as cerdas são macias e com um formato pequeno que alcança os molares.

Jamais use pasta de dente humana em cães. Isso pode desencadear uma intoxicação devido ao flúor do produto.

Por isso, procure por pasta de dentes caninas ou antissépticos orais que também auxiliam na remoção de tártaros em cães.

Para começar a escovar os dentes do cachorro, priorize um horário tranquilo e tenha paciência para acostumar o doguinho a este hábito.

Comece devagar: primeiro, massageie a gengiva com o dedo ou gaze. Depois, vá adicionando aos poucos a escova, fazendo movimentos circulares com delicadeza.

Não force o animal. Afinal, essa ação é nova para ele e você precisa manter a calma, observando seus comportamentos durante todo o processo.

O uso de petiscos durante a escovação pode funcionar como reforço positivo. Assim sendo, você pode ir criando confiança no cachorro.

escovar os dentes do cachorro

Escovando os dentes do cachorro – Foto: Freepik

Use alimentos caninos para remoção do tártaro

Outra forma de fazer a limpeza de tártaro cachorro é usando alimentos caninos exclusivos para essa finalidade.

Afinal, muitas empresas de produtos pet lançaram alimentos como biscoitos, ossinhos, rações e até enxaguantes bucais para remoção de tártaro em cachorro.

Por isso, vale a pena conferir em lojas de produtos pets, consultórios veterinários e agropecuárias que vendem este tipo de produto.

O mais importante é consultar um veterinário para verificar quais são os medicamentos e produtos mais confiáveis para fazer a limpeza de tártaro em cães.

Brinquedos que eliminam tártaros em cachorro

Outra maneira de eliminar e prevenir tártaros em cachorro é através dos brinquedos. Afinal, muitas opções são desenvolvidas para limpar os dentes do doguinho enquanto ele brinca.

A mastigação desses brinquedos auxilia na remoção das placas bacterianas e da sujeira que se acumula nos dentes.

Portanto, aproveite para investir em brinquedos como pneu de nylon, argolas e cordas que servem como mordedores.

Alguns modelos de escovas de dente canina já vem com mordedores que ajudam no processo de escovação. Assim sendo, tudo fica mais divertido para o cachorro.

Visite o veterinário para limpeza de tártaro cachorro

O tratamento caseiro para limpeza de tártaro cachorro é de escovação. Fora isso, é necessário fazer uma visita ao veterinário para realizar o procedimento.

A cirurgia de limpeza do tártaro em cães ocorre em casos em que o acúmulo de placa já está instalado.

Desta forma, a remoção das placas é feita com equipamento de ultrassom odontológico e o cachorro precisa estar anestesiado para fazer o procedimento.

Se tratando de anestesia geral, os tutores já ficam preocupados, pois este procedimento costuma apresentar riscos.

No caso de limpeza de tártaro no cachorro, procure um veterinário especialista em odontologia e que faça a anestesia inalatória que é mais segura.

como cuidar dos dentes do cachorro

Tártaro nos dentes do cachorro – Foto: Freepik

Causas do tártaro em cães

Mesmo que seja um problema inevitável, existem várias causas do tártaro em cães. Entre elas está a falta de higiene do local.

Como vimos, a escovação trata e previne o tártaro. Por isso, esse é um hábito para incluir em sua rotina de cuidados com o pet.

Assim sendo, veja outros fatores que influenciam na formação de placas bacterianas.

Falta de higiene dental do cachorro

A falta de higiene dental do cachorro é uma das principais causas de placa bacteriana nos dentes. Por isso, é indispensável incluir uma rotina de cuidados com escovação.

Por mais que seja um problema comum, escovar os dentes do cachorro ajuda a prevenir evoluções desse problema. Causando, por exemplo, uma gengivite canina.

Anatomia da boca do cachorro

A anatomia da boca do cachorro encontrada em algumas raças também está propensa a desenvolver tártaro.

Afinal, as raças de cachorros pequenos e com braquicefalia estão mais propensos a desenvolver tártaro. Assim como os dentes de leite em cães filhotes ou já adultos.

Ingerir alimentos de humanos

Os cachorros podem sim comer alguns alimentos para humanos. No entanto, ao ingerir esses alimentos, eles estão mais predispostos a acumular sujeiras nos dentes.

Opções como carnes, guloseimas, frutas mais durinhas e biscoitos podem acumular sujeira com mais facilidade entre os dentes.

Isso ocorre devido à formação de placa por causa do atrito dos alimentos ao serem mastigados pelo pet.

O acúmulo de sujeira também pode causar dores de dente e inflamações na gengiva. Por isso, mais um motivo para fazer a limpeza de tártaro cachorro com rotinas diárias de escovação.

limpeza de tártaro cachorro

Como escovar os dentes do cachorro – Foto: Freepik

Como descobrir se o cachorro tem tártaro?

Para descobrir se o cachorro tem tártaro não é tão difícil. Afinal, os sinais são visíveis e perceptíveis através do cheiro.

O primeiro sintoma é o “bafo do cachorro” ou mau-hálito. Ele pode ser sentido através de uma lambida (lambeijo) e pelo simples fato de ele estar ao seu lado.

É só abrir a boca do cachorro para verificar a presença de placas esverdeadas ou amareladas de tártaro próximas à gengiva, ou no meio dos dentes.

Além do cheirinho desagradável da boca do cachorro, sinais como dificuldades para mastigar e dores podem ser notadas no cachorro com esse problema.

Como citamos acima no texto, esse é um problema enfrentado por cães de todas as idades. Algumas vezes, são problemas inevitáveis.

Por isso a importância da limpeza de tártaro cachorro. Afinal, é uma forma preventiva que pode começar após os 7 meses de vida do seu foguinho.

Anote as nossas dicas sobre limpeza de tártaro e cuide bem do seu melhor amigo.

O post Limpeza de tártaro cachorro – Como fazer e causas do problema apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
25 de Junho de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos