Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Imunidade canina: É possível aumentar? De que forma?

A imunidade canina, assim como a nossa, pode ser aumentada ou mantida com base em hábitos saudáveis e cuidados imprescindíveis com a saúde.

Por isso, se você procura oferecer mais saúde e bem-estar ao seu pet, acompanhe este conteúdo do Portal do Dog e venha conosco explorar possibilidades incríveis. Vamos lá!

tutora com seu cão

Tutora com seu cão – Foto: Canva

É possível aumentar a imunidade canina?

Quando a imunidade do cachorro não vai muito bem, algumas mudanças podem, realmente, aumentá-la.

Pois assim como ocorre com nós, humanos, as mudanças de hábitos contribuem para o bom funcionamento do organismo, fomentando mais saúde e proteção para o próprio corpo.

Só que além de ser possível aumentar a imunidade quando ela está baixa, também é possível mantê-la quando tudo está bem.

Ou seja, você pode investir em bons hábitos para evitar que a imunidade canina caia. Consequentemente, aumentam-se as chances de manter a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do cachorro.

Dicas para aumentar e manter a imunidade canina

A imunidade canina pode ser aumentada com mudanças estratégicas na rotina, alimentação, descanso e até na interação com os tutores. Caso o seu pet seja saudável, essas ações também contribuem para que a saúde se mantenha.

Isto é, mesmo que o seu cão tenha uma imunidade equilibrada, é interessante investir em bons hábitos para evitar que ela “caia”, não é mesmo?

Basicamente, os 13 pontos abaixo podem ser considerados nesta missão importante:

  1. Mantenha o cachorro hidratado.
  2. Ofereça alimentos de acordo com o porte e a idade.
  3. Faça o cão praticar exercícios.
  4. Passeie e brinque com o seu cachorro.
  5. Invista no enriquecimento ambiental.
  6. Mantenha as vacinas em dia.
  7. Não permita que o cão entre em contato com animais desconhecidos.
  8. Mantenha a higiene do cão sempre em dia.
  9. Mantenha o cachorro livre de pulgas e vermes.
  10. Cuidado com os produtos de limpeza usados nos ambientes que o pet circula.
  11. Cuidado com os petiscos muito artificiais.
  12. Ofereça amor e carinho para o seu pet.
  13. Mantenha as consultas regulares ao veterinário.

Agora que você já tem uma visão geral do que fazer para aumentar a imunidade do seu cachorro, sigamos neste conteúdo com mais detalhes sobre cada um dos apontamentos acima. Vamos lá!

1. Mantenha o cachorro hidratado

A hidratação canina é fundamental para o mantimento da imunidade do seu pet. Afinal, a água é o bem mais precioso do nosso planeta, pois ela nos fornece vida, saúde e proteção.

Por isso, ficar atento se o seu cachorro está, realmente, bebendo água o suficiente, é fundamental.

Caso ele não esteja consumindo muito líquido, experimente espalhar mais potes com água pelos ambientes onde ele vive. E não se esqueça de trocar essa água com frequência!

Às vezes, o cão pode não ter o hábito de consumir muita água pelo simples fato de que ela não é agradável e limpa.

Portanto, deixe potes sempre à vista, mas sempre limpinhos, aumentando o interesse do cachorro. E sempre observe se ele realmente está bebendo ou se a água está apenas evaporando, hein?

cachorro com a língua de fora

Cachorro caminhando – Foto: Canva

2. Ofereça alimentos de acordo com o porte e a idade

Cada cachorro é único, assim como nós seres humanos temos a nossa singularidade. Isso significa que cada organismo canino pode ter as suas próprias necessidades.

Em alguns casos, o pet pode precisar de uma alimentação mais leve, devido a possíveis problemas digestivos. Em outras situações, pode não haver restrição de calorias, pois o pet pode estar abaixo do peso.

O mesmo vale para a diferenciação de porte e idade: em cada fase da vida, e de acordo com a raça do cão, as necessidades nutricionais tendem a mudar.

Levar em consideração esses pontos é fundamental para manter a imunidade canina. Afinal, por meio da alimentação é possível absorver uma série de nutrientes, vitaminas e minerais que auxiliam na manutenção das mais diversas funções do organismo.

Se você tiver dúvidas quanto ao tipo de alimento que deve ser oferecido ao seu cão, no dia a dia, converse com o veterinário, pois ele poderá passar orientações mais precisas para você.

3. Faça o cão praticar exercícios

Assim como nós, seres humanos, podemos sofrer consequências ruins por conta do sedentarismo, com o pet é a mesma coisa.

Isto é, para manter ou aumentar a imunidade canina é preciso fazer com que o cachorro pratique exercícios regularmente.

Para isso, você pode preparar verdadeiros circuitos no seu quintal, para que o cão salte, deite, role e brinque à vontade.

Quanto mais você estimular esses exercícios, de forma equilibrada e sem sobrecargas, claro, há maiores chances de ele fortalecer a imunidade.

Isso porque os exercícios ajudam a manter o peso ideal, melhoram a circulação sanguínea, protegem a saúde do coração, e assim por diante.

Tudo isso poderá aumentar a imunidade canina, ao mesmo tempo em que são ações que ajudam a mantê-la, quando o cão já é saudável e forte.

4. Passeie e brinque com o seu cachorro

Os passeios também podem ser vistos como uma forma de praticar exercícios com o cachorro. Mas, além disso, esses passeios têm mais uma função: desenvolver a mente do cão, impedindo que ele se sinta entediado e sem estímulos dentro de casa.

Afinal, o tédio e a falta de estímulo mental também podem prejudicar a saúde e a imunidade canina. Pois pare e pense: o cachorro pode acabar ficando deprimido ou até mesmo ansioso, caso não tenha nada para fazer durante longos períodos do dia.

Consequentemente, isso pode impactar a saúde mental do cachorro, resultando em uma queda na imunidade e no aparecimento de doenças que podem prejudicar o bem-estar e até mesmo a vida, como um todo, do seu amigo de quatro patas.

Por isso, passear e brincar de forma estimulante é uma das maneiras de aumentar e manter a imunidade canina.

Veja também: Brinquedos para cachorros que ficam sozinhos: Confira as dicas!

cão na paisagem

Cão na paisagem – Foto: Canva

5. Invista no enriquecimento ambiental

Da mesma forma que os passeios e as brincadeiras impedem que o tédio e a ansiedade apareçam na rotina do cachorro, o enriquecimento ambiental também tem essa mesma função.

Basicamente, você pode observar quais tipos de brinquedos, circuitos e itens pode implementar no ambiente onde o cachorro passa a maior parte do tempo, e assim preparar espaços que o entretenham e o mantenham mais ativo e até mesmo feliz.

Afinal, deixar o cachorro trancado dentro de casa, durante o dia todo, sem se preocupar se ele está brincando ou fazendo algo interessante, pode ser bastante ruim.

Assim como nós, humanos, não gostamos de passar horas e horas no tédio, os pets também não curtem a ideia. Por isso, enriquecer o ambiente fornece uma proteção a mais para a saúde mental e, consequentemente, para a saúde física do cachorro.

Imunidade canina – 6. Mantenha as vacinas em dia

Sem dúvidas, as vacinas são fundamentais para a imunidade canina ser mais elevada ou ao menos mantida em um bom nível.

São as vacinas que protegerão o seu amigo de quatro patas de contaminações e complicações futuras.

Por isso, nossa sugestão é que você já agende a consulta com o veterinário para conversar com ele sobre as vacinas que precisam ser tomadas e em qual momento.

Dessa maneira, apesar de o pet não curtir a ideia da vacina em si, ele estará mais bem cuidado e protegido, pronto para se divertir ao ar livre e em parques, com mais segurança.

Pois, inclusive, especialistas recomendam que você não passeie com o seu cachorro quando o calendário de vacinas não estiver atualizado. Afinal, o cão poderá contrair doenças na rua devido a esse “furo” na vacinação. Pense nisso e organize-se!

7. Não permita que o cão entre em contato com animais desconhecidos

Apesar de parecer uma boa ideia permitir que o seu cãozinho brinque com outros animais que estão passeando no parque, se você não conhece os tutores deles e não sabe como está a rotina de vacinas e cuidados com a saúde do pet, não aproxime o seu cão desses animais.

Afinal de contas, os outros cachorros e gatos podem ter enfermidades que os tutores deles não sabem, a ponto de contaminar o seu amigo e reduzir a imunidade dele por conta disso.

Sendo assim, se você quer fazer a socialização do seu cão com outros animaizinhos, faça isso com quem você conhece e realmente sabe que cuida dos pets da forma correta. Caso contrário, há muitos riscos de expor o cachorro a problemas de saúde “silenciosos”, que são transmitidos por vírus, por exemplo.

Imunidade canina – 8. Mantenha a higiene do cão sempre em dia

A higiene do cachorro também deve ser considerada como uma mola propulsora de saúde ou de mal-estar. Afinal, quando a higiene não é adequada, o pet pode ser exposto a bactérias e fungos que prejudicam não só a imunidade, como sistemas do organismo do cachorro.

Veja quais cuidados podem ser considerados em se tratando da higiene:

  • Use apenas produtos de higiene adequados para o seu pet. Jamais dê banho usando shampoo de humanos, por exemplo.
  • Dê banhos no período adequado para o seu cão. Não exagere na quantidade, mas também não faça intervalos muito longos.
  • Mantenha os pelos aparados, de acordo com as necessidades específicas do cãozinho.
  • Cuide da limpeza das orelhas, pois é possível que elas acumulem sujidades que podem evoluir para problemas de saúde.
  • Faça a escovação dos dentes de forma correta, a fim de garantir que os dentes também fiquem protegidos e as chances de infecções bucais diminuam.
  • Corte as unhas do cão, de acordo com as recomendações do veterinário, para impedir que elas acabem causando lesões no pet.

Esses são apenas alguns exemplos de cuidados com a higiene que devem ser considerados na hora de aumentar ou manter a imunidade canina.

Veja também: Higiene do cachorro: Com o que se preocupar? O que fazer para mantê-lo limpo?

imunidade canina

Cão abraçando o tutor – Foto: Canva

Imunidade canina – 9. Mantenha o cachorro livre de pulgas e vermes

Para mantermos a imunidade canina sempre em dia, devemos partir de uma premissa muito importante: prevenir sempre será melhor do que remediar.

Portanto, manter o cachorro livre de pulgas e de vermes, utilizando medicamentos preventivos descritos pelo veterinário, é fundamental para protegê-lo contra os danos que esses males podem causar.

Afinal, um cachorro com vermes ou com pulgas pode vir a desenvolver problemas de imunidade, causando quedas na proteção do seu próprio corpo.

Essas quedas são perigosas, uma vez que podem fazer com que o cachorro fique mais propenso a contrair vírus e bactérias que possam prejudicar a sua saúde.

Por conta disso, converse com o profissional veterinário e veja qual a periodicidade do uso dos vermífugos e de que forma é possível evitar a proliferação de pulgas no quintal e ambientes onde o pet circula.

10. Cuidado com os produtos de limpeza usados nos ambientes que o pet circula

Manter sempre limpo o espaço onde o cachorro vive também é uma forma de aumentar e manter a imunidade canina. Porém, aqui vale um adendo muito importante: a forma como você tem limpado esses ambientes faz toda a diferença.

Por isso, fique atento ao tipo de produto de limpeza que você está usando nesses espaços. Se você usar desinfetantes ou produtos muito fortes, e inadequados para os cachorros, poderá prejudicar a saúde do cão, inclusive a sua imunidade, de maneira geral.

Portanto, observe bem de que forma é possível limpar esses espaços sem correr o risco de expor o cachorro a alguns tipos de substâncias nocivas. Além disso, vale destacar que existe a possibilidade de você utilizar produtos de limpeza que são desenvolvidos exclusivamente para a limpeza de ambientes com pets.

Considere adquirir esse tipo de produto e evite que o seu amigo de quatro patas acabe se intoxicando, ok?

11. Cuidado com os petiscos muito artificiais

Todo mundo ama agradar o amigo de quatro patas com petiscos e muitos mimos, não é mesmo? Porém, antes de oferecer qualquer tipo de opção de petisco, fique atento à composição deles.

Afinal, opções muito artificiais podem fazer mal para o corpinho do pet e, consequentemente, podem aumentar as chances de a imunidade canina cair.

Por isso, na dúvida, converse com o veterinário sobre quais são os melhores tipos de petiscos que podem ser oferecidos ao seu cachorro.

Dessa maneira, será possível mimá-lo sem correr o risco de prejudicar a sua saúde e o seu bem-estar.

Lembre-se de que, hoje, o petisco mais baratinho pode até parecer algo inofensivo, mas, no longo prazo, ele poderá prejudicar a saúde do seu amigo.

Será que você realmente gostaria de pagar para ver? Acreditamos que não.

imunidade canina

Pinscher fofo – Foto: Canva

Imunidade canina – 12. Ofereça amor e carinho para o seu pet

Você sabia que a forma como você demonstra amor e carinho para o cachorro também influencia na imunidade canina? Isso porque, quando damos amor e cuidamos do nosso amigo de quatro patas, a saúde mental dele também é protegida por conta disso.

Sendo assim, a imunidade tende a ficar mais forte, uma vez que o pet se sente bem, não tem sentimentos de ansiedade de abandono, etc.

Em contrapartida, quando negligenciamos o afeto, podemos estar expondo o nosso cão a emoções negativas, que podem resultar no aparecimento de quedas da imunidade.

Basicamente, as emoções dos cães atuam como as nossas: quando estamos muito estressados, ansiosos ou tristes, tendencialmente, teremos uma queda na nossa imunidade. Com o seu amigo cachorro é a mesma coisa.

Portanto, não meça esforços na hora de demonstrar o que você sente por ele.

13. Mantenha as consultas regulares ao veterinário

Por fim, lembre-se de que as visitas ao veterinário não devem acontecer apenas quando o seu cachorro está com algum sintoma de que algo não vai bem. Pelo contrário!

As visitas nos momentos em que ele está saudável também devem fazer parte da rotina. Dessa forma, o veterinário sempre poderá passar recomendações de como você pode proteger ainda mais a saúde e o bem-estar do seu cachorro. Ao mesmo tempo, é dessa forma que alguns males podem ser detectados precocemente, aumentando as chances de cura e de sucesso no tratamento.

Considere as dicas que trouxemos no nosso conteúdo e lembre-se: em caso de dúvidas, converse com o profissional veterinário. Ele poderá orientá-lo da melhor forma.

O post Imunidade canina: É possível aumentar? De que forma? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
08 de Junho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos