Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Onde pode defecar?

Geralmente, os animais tendem a manter-se limpos e por conseguinte, a não urinar no lugar onde vivem. Quando tem necessidade, o cachorro afasta-se para cumprir a sua exigência fisiológica e é óbvio que, se viver num espaço limitado, sujará o lugar onde vive. O cachorro fisicamente não tem capacidade de retenção e com dois meses não se pode pretender que seja capaz de se regular: tal como uma criança de 2 ou 3 anos não o faz, também o cachorro começará a controlar as suas necessidades fisiológicas por volta dos 5 a 6 meses. De qualquer forma, pode ajudá-lo nos seus hábitos higiénicos, seguindo algumas instruções simples:

  • É ridículo esfregar o focinho do cachorro no seu chichi ou, pior ainda, nas fezes, especialmente se não for apanhado em "flagrante delito". Deve antes antecipar-se à sua "necessidade" e actuar com astúcia, para o obrigar a adquirir, pouco a pouco, os costumes que chegarão a ser, depois, regras de comportamento . É fundamental, por exemplo, levá-lo para fora de casa ou então para o local onde deve fazer as necessidades mal acabe de comer. Conhecendo os seus odores impregnados na areia, na folha de jornal ou, então na terra do jardim, aprenderá rapidamente a fazer as suas necessidades sempre no mesmo sítio. Inicialmente, isto deverá ser feito com intervalos de duas horas, depois a um ritmo menos frequente; pouco a pouco, o cachorro crescerá e será o momento de aprender a controlar-se.
  • Verá muitas vezes o cachorro, depois de um período de brincadeira ou depois de um sono tranquilo, rodar de improviso sobre si próprio ou farejar à volta pelo chão. Pegue nele imediatamente, sem vacilação, porque ele foge! Lentamente, o animal acostumar-se-á a ir ao local atribuído: tornar-se-á um cão limpo e educado. Na idade adulta as suas necessidades fisiológicas limitar-se-ão a duas evacuações diárias.
  • Se por acaso cometer um erro e sujar no sítio errado, deverá limpar cuidadosamente de imediato a zona suja com um detergente para tirar qualquer rasto de odor a chichi ou a fezes. De outra forma, o cachorro repetirá o erro, pois acostuma-se a fazer as suas necessidades fisiológicas onde os seus odores estão impregnados. E importante que não o veja limpar porque o cachorro toma tudo como uma brincadeira, inclusive o uso da escova e do balde.
  • Elogie continuamente o cachorro de cada vez que evacue local adequado, embora repetindo sempre mesmas palavras: aprenderá assim a associar as suas "necessidades" a uma ordem. Por outro lado, repreenda-o com um tom severo todas as vezes que volte a fazer as suas necessidades no local incorrecto. Se continuar, poderá repreendê-lo agarrando-o pelo cogote, mas nunca lhe deverá bater. Obteria exactamente o efeito contrário, urinação instantânea por medo e consequências negativas para o seu carácter.
  • Lembre-se, finalmente, que durante os primeiros meses de vida o cachorro pode fazer chichi no chão por um acontecimento emotivo (a chegada a casa depois de algumas horas de ausência ou a aproximação de uma pessoa desconhecida). Tenha paciência, são factos, que duram pouco tempo.

Relacionados