Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Temperamento

Dócil,obediente,dotado de inteligência extrema,calmo mas com muita disposição para o desportos e a familia. Um companheiro para todas as idades. Classificado como uma das raças mais versáteis do mundo,os exemplares devidamente treinados podem servir a dezenas de serviços, alguns que impossibilitam o ser humano de efetuar,como:

Farejador de Drogas
Usado na Polícia Militar,o cão fareja as malas em busca de tráfego ilegal de drogas.Quando o cão acha qualquer drogafaz algum gesto para atrair os policias, como ladrar ou sentar.

Caça
A sua função inicial (a qual segue até hoje, nos países onde a caça ainda é permitida). Ele não é um cão de caça grossa, devemos classificá-lo como Recolhedor das presas, atingidas pelos caçadores.

Companheiro
O Labrador é uma das raças mais dóceis e fáceis de lidar. Tem grande capacidade de adaptação a novos lares e apega-se muito rápido a aquele que escolhe como seu verdadeiro dono.

Guia para Cegos
O Labrador,devido ao seu temperamento equilibrado, pode servir de guia de deficientes visuais. Ele tem de aprender cerca de 120 comandos até seu estágio final, onde é entregue ao seu futuro dono, este dar-lhe-á companhia até que esteja velho para seguir seu trabalho.

Ajuda a Deficientes Físicos
Sempre disposto a agradar o próximo, o Labrador segue muito bem ajudando deficientes físicos e, por muitas vezes, mentais. O uso de cães no tratamento de doentes tem sido um sucesso, inclusive muitos tiveram mais liberação das suas expressões quando tiveram contato directo com animais.

Entre tantas outras funções os Labradores podem servir para: Guia de Surdos; Salva-Vidas; Busca de Minas Terrestres; Descoberta de explosivos;etc.

Se deseja adquirir um cão para guarda, não adquira um Labrador,em hipótese alguma.O Labrador é muito dócil e delicado, jamais poderia guardar a propriedade. A maioria dos exemplares da raça recebe os estranhos como "velhos conhecidos". Alguns ainda chegam a ldrar, se avistam um estranho. Por isso são apenas cães de alerta.

O Labrador é um verdadeiro sofredor de "dependência" do dono. Ele precisa da companhia, odeia ficar sozinho. Pensa que foi desprezado, "largado" em casa sem qualquer satisfação. Se você está a pensar comprar um exemplar, deve estar disposto a fazer-lhe companhia pela maior parte do dia, ou caso deseje, deixe alguém em casa para cuidar dele enquanto sai. Outra alternativa é ter outro animal para lhe fazer companhia, como outro cachorro ou gato.

Um assunto importante e, que em questão nenhuma deve deixar de ser falado, é sobre o mau temperamento, ou como é denominado, "Desvio Comportamental". Muitos criadores irresponsáveis ainda deixam que os filhotes de uma ninhada tenham um horrível temperamento.Os principais pontos deste distúrbio são: Agressividade; Ansiedade, Timidez; Ladrar exagerados; entre outros. A principal causa é a falta de informação - o cruzamento de Labrador cores chocolate com amarela, por incrível que pareça, pode resultar em filhotes fora do comportamento descrito no padrão - NOTA: Nunca adquira Labrador em feiras,exposições, lojas de animais, ou algo semelhante sem antes ver os pais e, se possível, os avós. Todo o cuidado é pouco. Somente adquira em canis especializados ou criadores, de confiança. Peça ao seu veterinário para indicar. Mas não deixe de tomar os mesmos cuidados: peça para ver os pais.Caso não estejam, peça o endereço de onde possa encontrá-los.Caso invente desculpas,desconfie. Caso permita ver os pais,toque neles, agrade, veja se não mostram sinais de agressividade. Não se encante apenas por títulos de beleza;eles não representam nada em relação ao temperamento.