Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Visão

O cão vê melhor do que o homem ligeiros movimentos à distância, mas a sua visão de perto não é tão boa como a nossa. O olho do cão é mais achatado do que o do homem e, apesar de ser capaz de alterar a forma do cristalino, ajustando assim a distância focal, não o pode fazer tão bem como nós. Os olhos do cão são mais sensíveis à luz e ao movimento do que os nossos, mas o seu poder de resolução é menos eficaz. 
Consequentemente, para o homem é mais fácil encontrar uma bola de ténis perdida num relvado, apesar de o cão poder ver mais facilmente pequenos movimentos através do canto do olho.
 
 
Tons de cinza
A visão a cores é menos importante para os carnívoros do que para animais que se alimentam de bagas coloridas, frutos e sementes: os olhos do cão são típicos de um carnívoro. A retina tem uma grande quantidade de bastonetes foto -receptores; estes registam apenas informação a preto e branco, mas são responsáveis pela boa visão com baixos níveis de luz. A retina do cão tem muito menos cones - foto-receptores que permitem distinguir as cores e ver em condições de muita luminosidade. 
Por trás da retina fica uma camada de células, opaca e reluzente, chamada "tapetum lucidum"; esta melhora a visão na penumbra reflectindo a luz fraca para os bastonetes, e pode ser vista nos olhos do cão quando lhes é tirada uma fotografia com flash. Para ver melhor durante a noite, o cão pode dilatar bastante as pupilas de forma a captar mais quantidade de luz.
 
Como funciona o olho
A retina do olho detecta a luz e converte-a em impulsos nervosos que descem pelo nervo óptico e são interpretados pelo cérebro. A luz que entra pela pupila é focada na retina pela córnea translúcida e pelo cristalino. A íris regula a quantidade de luz que entra no olho aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por trás do cristalino fica uma câmara posterior repleta de fluidos. As glândulas do olho produzem lágrimas que mantêm a córnea húmida, e uma terceira pálpebra escondida por baixo da pálpebra inferior, limpa o olho.
 
 
Espectro de cores vistas por cães e seres humanos
 
Cão
 
Homem
 
A maior parte dos seres humanos vê um espectro de cores que vai do vermelho ap violeta (barra inferior). Os Cães vêm estas cores de forma diferente.
 
Visão periférica
 
O posicionamento dos olhos do cão dá-lhe um campo de visão mais alargado do que o dos seres humanos, apesar de a sua visão binocular - ver com os dois olhos ao mesmo tempo - ser reduzida. 
A visão periférica varia entre raças, dependendo da posição e da inclinação dos olhos.
 
 

Campo de visão humana     Campo de visão canina

 
Visão binocular
  Visão monocular 

Autor

Autor: 
Toda a Informação aqui contida foi retirada do "Manual Completo CÃO" do Dr. Bruce Fogle.