Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Chantek: A história do primata que aprendeu a linguagem de sinais

Um orangotango chamado Chantek nasceu no Centro Regional de Pesquisa de Primatas de Yerkes em Atlanta, Geórgia. Ele era um híbrido masculino de um orangotango de Sumatra-Barneonian que dominava o uso de várias habilidades intelectuais, incluindo a linguagem de sinais.

Aos 9 meses de idade, o orangotango Chantek começou a estudar. De acordo com seus professores de antropologia, ele aprendeu rapidamente a dizer que queria comer e beber, aprendeu a ir ao banheiro, sabia sentar-se e distinguir conceitos como trabalho e descanso.

Curiosamente, as pessoas mais próximas do orangotango de Atlanta não eram apenas funcionários do zoológico – guardas e zeladores, mas também antropólogos.

Foram as antropólogas americanas Lyn Miles, que foi a diretora do projeto de pesquisa dos macacos, e Ann Sadcomb, que ensinou antropologia, que ensinou a linguagem de sinais de Chantek e se aproximou dele.

Juventude de Chantek

Chantek

Chantek tomando mamadeira. Fonte: UTC

Por nove anos, Chantek viveu no campus da UTC em um trailer pessoal. Tudo estava bem, Chauntek aprendeu rapidamente, compreendeu a vida por meio de uma variedade de atividades e cresceu como um orangotango muito capaz.

Ele era um dos favoritos dos alunos: morava em um trailer sob supervisão e frequentava as aulas. No entanto, sua vida quase livre foi riscada por um ato irracional. Chantek decidiu fugir e até fez refém no caminho: uma aluna que estudava antropologia.

Desde então, ele foi transferido para Yerkes.

Nos onze anos seguintes, ele viveu em uma gaiola de 5 x 5 metros. Devido ao espaço confinado, ele ficou deprimido e ganhou peso extra devido a um estilo de vida inativo.

Quando as antropológicas mães adotivas o visitavam, ele tentava constantemente tirar as chaves do carro e indicava com gestos que precisava ser levado para casa. Ele reclamou de um estilo de vida passivo e queria deixar seu local de residência o mais rápido possível.

Em 1997, o Zoológico de Atlanta convidou Chantek para sua casa, proporcionando-lhe uma grande sala com árvores e tudo o que é necessário para uma existência digna e, o mais importante, interessante.

O orangotango que foi para a faculdade

Chantek

Chantek. Fonte: smithsonianmag

Chantek era um orangotango que passou os últimos anos de sua vida no Zoo Atlanta e foi um dos primeiros macacos a aprender a linguagem de sinais americana.

Acontece que Chantek foi criado pela antropóloga Lyn Miles, que estudou as origens da cultura e da comunicação, se especializando nas habilidades dos grandes primatas.

Miles o criou como seu próprio filho, de acordo com a Smithsonian Magazine e viveu com ela por nove anos no campus da Universidade do Tennessee.

Segundo o mesmo antropólogo, Chantek foi capaz de aprender pelo menos 150 palavras em inglês e entender essa língua quando alguém a falava com ele.

Estrelou um documentário intitulado “O macaco que foi para a faculdade.

Enquanto morava com sua mãe adotiva, Chantek aprendeu a trocar coisas por prêmios, como passeios de carro e comida, que recebia desde que se comportasse bem.

E sua existência foi tão impressionante para diferentes meios de comunicação científicos que ele até estrelou um documentário da PBS intitulado “O macaco que foi para a faculdade.

Chantek não frequentou literalmente a faculdade, mas fez visitas ocasionais com Lyn Miles. Assim, em 1997, foi finalmente transferido para o Zoológico de Atlanta, onde há habitats especializados para primatas e outros animais.

Vinte anos após sua chegada ao Zoo Atlanta, o recinto daria uma declaração social por meio do Facebook sobre sua morte, em agosto de 2017.

Eles descreveram Chantek como “uma pessoa orangotango” porque suas incríveis habilidades lhe permitiram criar laços emocionais tanto com humanos quanto com animais da mesma espécie.

Ele pertencia a um grupo especial de macacos, junto com o gorila Koko e o chimpanzé Washoe, que eram capazes de se comunicar em linguagem de sinais.

A causa de sua morte é desconhecida, mas ele tinha 39 anos quando aconteceu e sabe-se que havia recebido tratamento para doenças cardíacas (uma das principais causas de morte em orangotangos em cativeiro).

Esses animais geralmente vivem entre 35 e 45 anos na natureza. E embora ele não esteja mais neste mundo, ele ainda é lembrado com carinho pelas pessoas que viveram com ele e que puderam recebê-lo através do vidro de seu habitat no Zoo Atlanta.

Chantek entendia o conceito de trabalho

Este orangotango inteligente fez e usou ferramentas. Curiosamente, ele até entendeu o conceito de dinheiro e troca de trabalho.

Assim, desde o nascimento, os antropólogos educadores explicaram a Chantek o conceito de trocar dinheiro por trabalho. Assim, desde a infância, o macaco percebeu que podia ganhar dinheiro com o seu trabalho.

Ele entendia de a arte

Ele podia se lembrar dos eventos dos anos anteriores e falar sobre eles graças à linguagem de sinais. Além disso, gostava de projetos criativos e fazia pinturas, miçangas, artesanato e até cantou e compôs melodias.

Língua de sinais

Chantek tinha mais de 150 caracteres ASL (American Sign Language – Ed.) em seu vocabulário, e também entendia o inglês falado. Além disso, ele usava substantivos e adjetivos em sua fala, ocasionalmente verbos.

Curiosamente, Chantek sempre se referiu à sua mãe adotiva como Lin, mas apenas quando estavam só os dois. Na frente de estranhos, ele usava a palavra “mulher”, ocasionalmente dizia “ela”.

O post Chantek: A história do primata que aprendeu a linguagem de sinais apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
29 de Agosto de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos