Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Mercado Pet sem crise: O setor pet crescerá mais em 2021

O mercado pet é, sem dúvida, um pilar que faz a economia do Brasil crescer ano após ano. Em 2020, devido a tantos problemas que tivemos no mundo e com a retração econômica de vários setores, o mercado pet se manteve em alta e, melhor: teve um crescimento expressivo de cerca de 13%!

Só que isto não reflete apenas uma tendência ou uma moda passageira. Reflete uma mudança no comportamento das pessoas, acima de tudo. Hoje em dia, cuidar de um cachorro da maneira certa é algo bastante simples, embora exija trabalho e dedicação.

No entanto, você encontra muito suporte em lojas de pet shop, além de profissionais veterinários em uma maior quantidade do que havia alguns anos atrás.

Mas, além disso tudo, há ainda muito a desenvolver. Afinal, estima-se que o setor tende a crescer muito ainda em 2021 e pelos próximos anos, até que encontre um ponto de equilíbrio.

Mercado pet sem crise: O setor pet crescerá mais em 2021

mercado pet

Cãozinho no pet shop – Foto: Freepik

O mercado pet vai continuar crescendo em 2021 de maneira vigorosa. Afinal, há uma forte tendência de mudança no comportamento do consumidor, de modo que, hoje, um dog é muito mais do que um dog. Ele é uma companhia, um parceiro e definitivamente um “purificador de ambientes”.

Ter um cachorro é algo incrível. Eles ajudam em diversos aspectos relacionados a nossa saúde mental. E isto explica um pouco do porquê o mercado tende a ter uma subida vertiginosa: a gente quer fazer com que nossos cães fiquem cada vez mais felizes, confortáveis e saudáveis!

Esta demanda, cada vez mais forte, faz com que o mercado desenvolva produtos e, consequentemente, veja um viés de lucro gigantesco nisso tudo. Para entender melhor os motivos pelos quais o mercado pet vai continuar crescendo, acompanhe os tópicos abaixo.

Maior entendimento do quanto um pet pode auxiliar na saúde mental

mercado pet

Cãozinho no pet shop – Foto: Freepik

Um dos pontos cruciais que faz o mercado pet crescer não é o maior poder aquisitivo das pessoas ou mesmo alguma moda recém lançada. Mas sim, o comportamento do consumidor. Ou seja, a partir do momento que as pessoas começam a se comportar de determinada maneira, várias mudanças acontecem. E o mercado, obviamente, muda junto.

Hoje em dia, por exemplo, já se tem muito conhecimento sobre o quanto um cachorro pode nos ajudar na saúde mental. Eles não substituem, obviamente, um profissional de psicologia ou psiquiatria, mas podem colaborar (e muito) para uma melhor qualidade de vida no dia-a-dia.

Logo, muitas pessoas buscam um dog como uma alternativa de bem-estar e garantia de boas risadas durante o dia. Além de que, os dogs conseguem demonstrar todo seu amor pelos tutores. Ou seja, é uma criação de laços bastante forte e real. Portanto, tudo que pudermos fazer para manter os doguinhos sempre felizes e saudáveis, faremos.

E isto inclui a compra de produtos mais confortáveis, divertidos, saudáveis e que possam gerar entretenimento e segurança para o cão. Empresas do mercado pet, claro, não perdem tempo em desenvolver inúmeras possibilidades.

Mercado Pet – Mais conhecimento sobre como cuidar de um cãozinho

mercado pet

Cãozinho no pet shop – Foto: Freepik

No passado, muitas pessoas tinham cães e cuidavam dele de maneira bastante aleatória e sem muito conhecimento. O animalzinho até poderia viver bastante quando bem cuidado. Mas em situações menos favoráveis, poderiam facilmente morrer jovens. Hoje em dia, com mais conhecimento e informação, os cuidados acabam sendo, também, maiores.

Portanto, a partir do momento que um tutor sabe que seu cão deve comer uma ração premium, sem corantes e ou outros químicos negativos, não vai hesitar em oferecer isto para o animal. Afinal, as consequências de uma má alimentação são conhecidas e, tudo que o tutor puder fazer para evitar, ele fará.

Além disso, hoje em dia há muitos produtos de conforto e segurança para o cão, de modo que você possa passear com ele sem machucar o pescoço, ou mesmo oferecer uma caminha confortável para ele tomar sol na varanda. Todos estas situações de comportamento estão ligadas ao desenvolvimento do mercado pet.

É claro que há, também, situações negativas. Muitas vezes a gente quer humanizar o cão de maneira excessiva. O que pode ser bem maléfico para ele, mesmo que no mercado pet você encontre oportunidades para tal atitude.

Mercado Pet – Surgimento de produtos e inovações que fazem a diferença no dia-a-dia

Além do que já mencionamos anteriormente, o mercado pet ainda crescerá muito em 2021 por um motivo específico: o desenvolvimento de novos produtos e inovações que são úteis para o dia-a-dia. Ou seja, muitos produtos que ainda nem existem, vão passar a existir. E aqueles tutores mais atentos, certamente comprarão.

Afinal, existem muitas formas de resolver um mesmo problema. E, a partir do momento que o mercado conhece um problema específico, vai trabalhar incansavelmente para encontrar a melhor solução (e mais lucrativa) para isso. E, assim, o mercado continua a crescer – até que encontre seu ponto de equilíbrio.

O post Mercado Pet sem crise: O setor pet crescerá mais em 2021 apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
11 de Abril de 2021

Autor

Autor: 
Camila Da Silva