Será que o Chow Chow é bravo?
Se você já se fez essa pergunta ou se você tem curiosidade sobre a raça, é hora de esclarecer todos os pontos que circundam esse doguinho tão lindo – e que coloca medo em muita gente.
Afinal de contas, entender os comportamentos de um animal ajuda demais na hora de ajudá-lo a viver bem. Você pode oferecer um ambiente mais adequado e, acima de tudo, pode oferecer qualidade de vida ao cão.
Se você está pensando em adotar um Chow Chow, não se preocupe. A partir de agora, vamos entender alguns pontos importantes que você precisa considerar na hora de decidir se o Chow Chow é realmente pra você ou não.
Continue lendo e saiba mais.
O Chow Chow é bravo?
Não, o Chow Chow não é bravo. Isso é o que você precisa ter em mente quando o tema vem a mesa. O Chow Chow é um cão tranquilo, calmo e com instintos, assim como qualquer outro cão, de qualquer outra raça.
Porém, o Chow Chow tem um “ar” de ser um cão agressivo e que está sempre calculando o melhor momento para atacar. Mas não é bem assim.
Muito pelo contrário, na verdade. O Chow Chow é um cachorro que, quando adestrado e com uma boa socialização, pode ser extremamente dócil e carinhoso. Embora ele tenha um temperamento forte do ponto de vista de personalidade, ainda assim, sua potencial agressividade pode ser controlada.
Mas para isso, o tutor precisa conhecer a raça e entender todas as nuances que cercam a vida do animal. Entender as origens, motivações de criação do animal e outros aspectos, é importantíssimo.
Portanto, recomendamos a leitura deste artigo aqui, onde você terá mais detalhes sobre o temperamento do Chow Chow.
A seguir, entenda tudo sobre o comportamento do Chow Chow e saiba se essa raça é pra você ou se é melhor adotar outra raça. Acompanhe!
Como é o comportamento do Chow Chow
O Chow Chow é bravo em situações de conflito e de encurralamento. Ou seja, assim como qualquer outro cão, ele tem instintos e vai se defender em situações de perigo.
O Chow Chow é bravo somente em situações propícias para a sobrevivência dele. Mas do ponto de vista de comportamento e dia a dia, o Chow Chow é um cão que pode ser muito dócil e carinhoso.
Mas para que isso aconteça, o tutor precisa aprender mais sobre a raça. Ou seja, não basta dar a melhor ração na tigela e oferecer uma caminha quentinha.
O Chow Chow precisa ser entendido pelo tutor, de modo que o animal receba os estímulos que precisa. Então, nada melhor do que começar a entender o comportamento dele, não é mesmo?
Abaixo, veja uma lista de comportamentos que o Chow Chow pode apresentar ao ser adotado:
- Um cão reservado e tranquilo;
- O Chow Chow não gosta muito de apegos;
- Um bom guardião de ambientes;
- O Chow Chow não gosta muito de pessoas estranhas;
- Brincar e correr não é com o Chow Chow;
Você tem um Chow Chow e já identificou alguma dessas situações? Ou, ainda: você está pensando em adotar um Chow Chow e quer aprender mais sobre ele? Então, continue lendo e veja detalhes desses comportamentos, o que fazer e como agir.
Acompanhe.
Um cão reservado e tranquilo
Antes de ter um Chow Chow, você precisa entender como é o comportamento desse cão e o que ele costuma fazer e não fazer no dia a dia. E um desses comportamentos, é a tranquilidade.
O Chow Chow é um cachorro muito calmo e sempre vai preferir os ambientes reservados, de maneira que ele possa ficar só observando e contemplando tudo ao redor.
Dessa forma, o Chow Chow consegue imprimir um comportamento que, para a maioria das pessoas, é de um cão agressivo. Ou seja, quando ele fica parado e encarando, pode haver a interpretação de que ele está se preparando para atacar. Mas na verdade, ele é assim naturalmente.
É claro que, em algumas situações, ele realmente pode ser agressivo. Por exemplo, se o seu Chow Chow não é sociável e alguém estranho fica o encarando, pode ser que ele reaja de uma maneira mais agressiva.
Portanto, esteja sempre atento a isso. O Chow Chow é bravo somente quando convém a ele ser.
O Chow Chow não gosta muito de apegos
Outra característica bastante marcante e que, por vezes, marca o estilo de vida do Chow Chow, é a falta de apegos. Esse não é um cão que vai ficar grudado no tutor o tempo inteiro, até porque ele não gosta muito de contato físico.
Portanto, se você quer um cão para abraçar, correr e rolar na grama, o Chow Chow não é o mais indicado.
E aqui, novamente, podemos confundir o comportamento do Chow Chow como sendo de um cão agressivo. Afinal, geralmente, os cães tendem a ser brincalhões e muito enérgicos. Só que o Chow Chow, nem sempre é assim. Muitas vezes, inclusive, ele vai preferir ficar deitado enquanto você quer que ele interaja.
Se você tem crianças em casa, que gostam de abraçar o cachorro, tente buscar outro pet, de outra raça. Afinal, o Chow Chow não gosta muito disso.
Mesmo que ele possa ser treinado a “aceitar” os abraços, ainda assim, isso vai contra o conforto dele. Se o seu Chow Chow não é treinado e socializado, ele pode agir de maneira agressiva ao sentir um abraço. Portanto, muita atenção nisso.
Leia também: Cachorro de estimação: Como escolher o ideal para crianças?
Um bom guardião de ambientes
O Chow Chow foi usado, muito antigamente, para guardar ambientes. Ou seja, ele foi um verdadeiro cão de guarda. E por isso, é bastante importante que você considere esse comportamento antes mesmo de adotar um Chow Chow. Afinal, o comportamento de um cão de guarda vai ser, de fato, de ficar sempre atento e alerta.
E aqui, mais uma vez, há a confusão na hora de interpretar o comportamento do animal. Afinal, muitas pessoas acham que o Chow Chow é bravo só pelo fato de ele ser um ótimo cão de guarda. Mas não é bem por aí. As coisas podem ser diferentes, caso você adote o Chow Chow e ofereça a ele um bom treinamento e uma boa socialização canina.
Assim, mesmo que ele guarde o ambiente, ele não vai ser agressivo, pois estará acostumado com outras pessoas e outros animais. Ensinar o cão a ser calmo é fundamental para a qualidade de vida dele. Quanto mais gatilhos de ansiedade e estresse, mais o Chow Chow pode desenvolver condições de agressividade. Lembre-se disso.
O Chow Chow não gosta muito de pessoas estranhas
Sim, isso é verdade. O Chow Chow prefere muito mais ficar em um ambiente calmo, tranquilo e sem muitos estímulos de outras pessoas que ele não convive.
Por isso, se você quer adotar um cão dessa raça, é muito importante tomar todos os cuidados necessários para que não ocorram acidentes com visitas.
O Chow Chow pode se sentir incomodado por pessoas estranhas. Então, quando uma visita chegar na sua casa, o Chow Chow já precisa ter um treinamento adequado para a socialização. Além disso, ele precisa entender alguns comandos básicos que você, tutor, deve ensinar a ele.
Assim, você garante um maior e melhor controle sobre a situação e evita que acidentes possam acontecer.
Brincar e correr não é com o Chow Chow
E ainda, uma das características mais comuns do Chow Chow, é a sua falta de disposição para brincar e correr. E aqui, mais uma vez, há uma confusão: muitas pessoas acham que, só porque o cão não quer brincar, significa que ele é agressivo e bravo. Porém, uma coisa não necessariamente tem a ver com a outra.
O Chow Chow é, sim, um cão com um temperamento diferente. Mas isso não significa que ele é mais ou menos bravo do que outros cães. Um Pinscher, quando irritado, pode ser agressivo. Um Pitbull, quando treinado e socializado, com certeza será um cão dócil.
Ou seja, não é necessariamente a raça que define como vai ser o comportamento do animal. Mas sim, os estímulos, convivências e adestramentos que ele recebe.
E com o Chow Chow, isso também é válido. Portanto, continue lendo e entenda mais sobre como cuidar bem de um Chow Chow para que ele não seja um cão bravo.
Por que o Chow Chow é considerado bravo?
Algumas raças de cachorro tendem a ser consideradas agressivas, devido ao seu estilo, olhar e tamanho. Ou seja, as pessoas julgam a raça por aquilo que ouvem falar, e não por aquilo que a raça realmente é.
Um Pitbull, por exemplo, é um cão comum, como qualquer outro. Porém, as pessoas consideram ele um cão extremamente agressivo, devido aos maus tratos que alguns tutores cometem para deixá-los agressivos.
E com o Chow Chow, não é diferente. Algumas coisas deixam o cão realmente em evidência quando o assunto é “agressividade canina”. Entenda três pontos que fazem o Chow Chow ter a fama de bravo:
- Ele é um cão grande e forte;
- Prefere ambientes reservados;
- Não gosta muito de outras pessoas;
A seguir, veja detalhes dessas características. Acompanhe.
Leia também: 7 razões pelas quais os cachorros podem ser agressivos com outros cães.
Ele é um cão grande e forte
O tamanho do Chow Chow e o formato do seu rosto e pelos, faz com que as pessoas se assustem. Ou seja, ele é um cão que pode “dar medo” só de olhar. E esse é um motivo mais do que suficiente para que a grande massa entenda o animal como sendo um cão bravo. Só que isso não é verdade.
Porém, é fato que, pelo fato de ele ser grande, caso ataque, pode machucar mais. Então, adestrá-lo e socializá-lo é fundamental.
Prefere ambientes reservados
O peludão Chow Chow vai preferir ambientes mais reservados. Ou seja, ele não faz questão de se enturmar e abanar o rabo quando alguém fala com ele. E essa atitude, faz com que as pessoas fiquem desencorajadas a interagir com o animal, pois consideram ele agressivo.
Não gosta muito de outras pessoas
E ainda, algo que faz o Chow Chow parecer bravo, é que ele não gosta muito de outras pessoas. Essa condição pode ser melhorada com a socialização. Mas, ainda assim, é preciso respeitar a raça e os instintos, sem forçar situações ou fazer o cão se enturmar com outras pessoas “de graça”, só porque você quer.
O que fazer para o Chow Chow não ser um cão bravo?
Ok! Até aqui, entendemos os principais comportamentos do Chow Chow e porque algumas pessoas consideram ele um cão bravo. Vimos que o Chow Chow é bravo somente em situações específicas e, principalmente, quando há um desrespeito com os instintos da raça.
Por isso, veja agora algumas dicas para melhorar a convivência e fazer o seu Chow Chow não ser bravo!
- Ensine comandos básicos a ele;
- Socialização desde filhote é importante;
- Respeite a raça e saiba o que ele gosta e não gosta;
- Gaste a energia do Chow Chow na medida certa;
- Não crie situações de estresse e ansiedade;
Veja a seguir, em detalhes, todas essas dicas. Continue lendo.
Ensine comandos básicos a ele
Para qualquer cão, é fundamental que você ensine os comandos básicos de adestramento logo no início da relação.
E com o Chow Chow, não é diferente. Ou seja, você precisa ensinar comandos como “senta”, “fica” e “não”. Desta forma, você consegue não só garantir uma boa convivência. Mas também, no caso do Chow Chow, ter uma boa relação para que ele não seja agressivo.
Aqui no blog, temos um artigo para te ajudar com isso, veja: Comandos básicos para cachorro – Quais são eles?
Socialização desde filhote é importante
A socialização é um fator importantíssimo para os cães. Principalmente, para o Chow Chow. Os cães dessa raça, não gostam muito de outros cães e de pessoas estranhas.
Por isso, é muito importante que você acostume eles desde cedo com essas situações. Ensinar pra eles que existem outras pessoas e outros animais no mundo, além deles, é imprescindível.
Porém, é importante, também, fazer isso com cuidado. Não adianta simplesmente “soltar” o Chow Chow em meio a outros cães e forçar a socialização com pessoas estranhas.
É preciso ir com calma. Com paciência. O Chow Chow não pode se assustar. Caso contrário, a socialização não vai dar certo e vai piorar a situação.
Veja também: Diferença entre adestramento e socialização – Entenda aqui.
Respeite a raça e saiba o que ele gosta e não gosta
Assim como outros cães, é muito importante que você entenda e saiba respeitar a raça Chow Chow.
Ele tem suas características próprias e tem uma personalidade específica. Não adianta você querer que o seu Chow Chow seja igual ao Pug do seu vizinho ou igual ao Labrador de um amigo, pois isso não vai acontecer.
Além disso, é fundamental que você não humanize o seu cão. Ou seja, fazer com que o cão tenha comportamentos extremamente robóticos, fará com que ele não seja, de fato, um cachorro. Leia mais sobre humanização neste artigo aqui: Humanização do cão – Exagero ou realidade?
Gaste a energia do Chow Chow na medida certa
O gasto energético é o que fará, muitas vezes, o Chow Chow ter uma vida tranquila.
Ou seja, sempre que ele tiver um acúmulo de energia, poderá gastá-la canalizando isso em comportamentos negativos. Então, brincar com ele (mesmo que ele não goste muito), é fundamental para manter a boa relação.
Enriquecimento ambiental também é muito importante. Assim, o cão poderá brincar sozinho quando ele bem entender.
Não crie situações de estresse e ansiedade
E por fim, evite situações de estresse e ansiedade. Não crie ambientes com estímulos negativos de acordo com a personalidade da raça. Isso tudo vai te ajudar a ter um Chow Chow tranquilo, saudável e amigável. Afinal, o Chow Chow é bravo somente em situações específicas em que alguém tira ele do sério. Não seja este “alguém”.
Cuidar bem de um Chow Chow não é uma tarefa difícil. Porém, é fundamental entender muito bem a raça e todas as suas nuances. Caso contrário, você poderá se equivocar na construção de ambientes e até no relacionamento.
Cuide bem do seu Chow Chow!
O post O Chow Chow é bravo? Entenda aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.