Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro pode tomar banho de piscina? Veja cuidados

Translator

 

Durante o verão, muitos tutores questionam se cachorro pode tomar banho de piscina e quais seriam os cuidados que devem ser tomados para protegê-lo nesse momento. Afinal, não basta deixar o pet sozinho na piscina, é importante cuidar da qualidade da água e supervisionar as atividades para que nenhuma intercorrência aconteça.

Neste artigo do Portal do Dog, apresentamos algumas detalhes nesse sentido que podem te ajudar. Não deixe de conferir!

Cachorro pode tomar banho de piscina

Cachorro fofo tomando banho de piscina. Foto: Canva.

Cachorro pode tomar banho de piscina? Veja cuidados

Antes de qualquer coisa, podemos dizer que sim, cachorro pode tomar banho de piscina. Porém, não é de qualquer forma, e também nem em qualquer piscina. É importante que a água seja bem cuidada e que o pet esteja em um ambiente seguro para poder brincar sem que acidentes aconteçam.

Na lista abaixo, apresentamos alguns pontos de atenção que podem te ajudar nesse sentido, veja só:

  1. Atente-se às habilidades de natação;
  2. Sempre supervisione;
  3. Atente-se à necessidade de escadas;
  4. Certifique-se de que a água está limpa;
  5. Cuidado com os produtos químicos;
  6. Dê banho depois da piscina;
  7. Atenção às queimaduras solares;
  8. Cuide da hidratação canina;
  9. Não leve o cachorro à exaustão;
  10. Converse sempre com o veterinário.

Agora, com base nessas dicas gerais, vamos aprofundar cada uma das informações acima, para que os banhos de piscina possam ser sempre seguros, agradáveis e super divertidos para os nossos amigos de quatro patas!

Veja também: Cachorro na praia: Como os cães podem aproveitar o verão conosco!

1. Atente-se às habilidades de natação

Antes de qualquer coisa, é muito importante quebrarmos aquele mito de que todo cachorro é um bom nadador, porque isso é uma inverdade. Algumas raças podem não se dar muito bem em rios e piscina, portanto, é fundamental estar atento a isso.

Caso contrário, corre-se o risco de “forçar a barra” e fazer com que o cachorro acabe engolindo muita água na hora de tentar nadar. Veja algumas raças que não estão aptas para esse tipo de exercício:

  1. Bulldog Inglês: Esse cachorro apresenta um corpo mais compacto, além de ter uma cabeça pesada e as pernas mais curtinhas. Essa anatomia dificulta a capacidade de nadar. Além disso, a densidade óssea desses cães pode fazê-los afundar com mais facilidade.
  2. Pug: Os Pugs também não têm muitas habilidades de natação, devido ao fato de terem corpo robusto e pernas mais curtinhas. Além disso, também são animais que podem acabar afundando com facilidade.
  3. Daschund: Só de olhar para os cães dessa raça já é possível entender por que não são tão bons nadadores, não é mesmo? Esses pets têm o corpo muito alongado e as pernas curtas, dificultando os movimentos de natação.
  4. Bull Terrier: Com seu corpo musculoso e sua cabeça grande, esse cachorro pode ter dificuldades para flutuar na água. Não são todos que têm essas dificuldades, no entanto, é importante ficar atento.

Além dessas raças, poderíamos citar muitas outras. Na dúvida, pesquise especificamente sobre a raça do seu cachorro.

2. Cachorro pode tomar banho de piscina: Sempre supervisione

Se o seu cachorro é um bom nadador e você já confirmou isso, ótimo! Então, ele possivelmente poderá tomar banho de piscina nesses dias mais quentes. No entanto, outro ponto de atenção que não deve ser negligenciado é a supervisão.

Assim como nunca deixaríamos crianças pequenas e sem a real noção de perigo brincando sozinhas na piscina, os cães também não devem ser deixados. Afinal, eles também não vão ter tanta noção do que pode ser perigoso.

Além disso, muitos deles podem ficar alvoroçados com a situação e a brincadeira, o que pode resultar em acidentes, como escorregar e bater a cabeça, prender a pata em algo debaixo da água, e assim por diante.

Portanto, sempre que o pet estiver na piscina, mantenha uma supervisão ativa.

Veja também: As 11 Melhores raças de cães para uma criança com autismo

Cachorro pode tomar banho de piscina

Cachorrinho pequeno tomando banho em uma piscina rasa. Foto: Canva.

3. Atente-se à necessidade de escadas

Alguns cães podem ser pequenos a ponto de não conseguir entrar e sair pela escada que já tem na piscina. Portanto, é de suma importância providenciar as escadinhas que sejam adaptadas, de modo que o pet possa subir e descer livremente.

Dessa maneira, se ele sentir algum desconforto ou mesmo ter algum probleminha na água, conseguirá se salvar com mais facilidade. Caso contrário, a dificuldade para sair pode transformar os pequenos imprevistos em grandes problemas.

4. Cachorro pode tomar banho de piscina: Certifique-se de que a água está limpa

Como pudemos perceber, cachorro pode tomar banho de piscina, mas é fundamental que essa água esteja limpa. Você deve fazer inspeções periódicas na água, além de se certificar de que não há nenhum tipo de composto que possa fazer mal à saúde do pet.

Por exemplo, se a piscina fica aberta durante a noite e pode cair sujeira ou líquidos dentro dela, sem que você veja, é muito importante fazer uma inspeção para garantir a qualidade dessa água.

Às vezes, partículas de sujeira podem fazer com que microorganismos se proliferem na piscina, aumentando as chances de o seu cachorro ficar doente – e também da sua família ter problemas com isso.

Se houver possibilidade, considere contratar profissionais para fazer as limpezas periódicas na piscina, mantendo-a sempre própria e adequada para banho.

Veja também: O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

5. Cuidado com os produtos químicos

Sabemos que para manter a água da piscina livre de microorganismos específicos é muito importante que seja feita a aplicação de alguns componentes químicos, como o cloro. Porém, existem pessoas que podem aplicar outros tipos de produtos, também com o objetivo de manter a água translúcida e sempre bem limpinha.

O problema surge na possibilidade de o cachorro ter alergia a esse tipo de composto. Às vezes, isso pode não acontecer, mas em alguns casos pode ser a realidade do pet.

Por isso, é fundamental sempre tomar muito cuidado, ficando atento aos sinais de alergias e efeitos colaterais. Além disso, seria mais prudente evitar que o pet tomasse banho de piscina imediatamente após a aplicação de produtos químicos na água.

Afinal, nesses momentos a concentração desses produtos pode ser ainda maior, o que pode acabar causando danos à saúde do cachorro.

Outro ponto de atenção, nesse sentido, é sempre conversar com o veterinário. Ele poderá te ajudar a escolher produtos para a água que não fazem mal ao seu cãozinho.

Cachorro pode tomar banho de piscina

Cachorro sentado na beira da piscina. Foto: Canva.

6. Cachorro pode tomar banho de piscina: Banho depois da piscina

Muitos tutores sabem que o seu cachorro pode tomar banho de piscina, mas acabam se esquecendo de um cuidado fundamental: o banho em água limpa depois da diversão na piscina.

Isto é, quando o cachorro entra na água da piscina, ele está, automaticamente, em contato com os produtos químicos que mencionamos anteriormente. E muito embora ele possa não ter alergia no momento, não é recomendado deixar que o pet seque com essa água no corpinho dele.

Por isso, depois de se divertir em família em um momento super refrescante, lembre-se de lavar o cachorro com água limpa, ou seja, água de chuveiro ou de mangueira que vem direto do filtro da sua casa.

Dessa maneira, é possível remover toda aquela sujeira que acaba ficando impregnada no pelo, reduzindo as chances de problemas de pele.

Veja também: Atopia canina: A alergia silenciosa do cachorro.

7. Atenção às queimaduras solares

Você sabia que os pets com pelagens mais curtas também precisam de cuidados com relação às queimaduras solares? É isso mesmo. Hoje em dia, é possível encontrar uma gama de produtos focados na proteção solar dos pets.

Esses produtos protegem o pelo e a pelagem, garantindo que a diversão na piscina seja muito mais segura e agradável.

É importante lembrar que os cães também não devem ficar muito tempo expostos ao sol, especialmente nos horários de pico. E, além disso, a aplicação desses produtos se faz necessária.

Para não errar na escolha e proteger o seu pet nesse momento, sugerimos que você converse com o veterinário para tomar uma decisão mais assertiva.

8. Cachorro pode tomar banho de piscina: Cuide da hidratação do pet

Quem é que não gosta de brincar com o cachorro ao ar livre em dias quentes, especialmente tomando um bom banho de piscina? Sem dúvidas, essa atividade pode ser muito incrível. Porém, ela também pode exigir muito do corpinho do animal.

Por conta disso, outro ponto de atenção que não podemos negligenciar é com relação à hidratação do cachorro.

Cachorro pode tomar banho de piscina

Cachorro tomando banho de piscina. Foto: Canva.

Durante toda a brincadeira, lembre-se de deixar água limpa e fresca perto do pet, oferecendo a ele quando necessário. Também monitore o comportamento do animal dentro da piscina, para que ele não beba essa água, pois isso pode causar danos à saúde digestiva dele.

A hidratação é essencial para que essa diversão não se transforme em uma grande dor de cabeça mais tarde.

Veja também: Hidratação canina – Tudo que você precisa saber

9. Não o leve à exaustão

A prática de exercícios físicos é, sem dúvidas, um dos principais pilares na vida de qualquer animal. Essa prática aumenta a qualidade de vida, fortalece a saúde, e assim por diante.

Porém, como já dizia o ditado, tudo que é demais é veneno. E no caso dos exercícios, também não é diferente. Portanto, embora o cachorro possa tomar banho de piscina, como vimos, esse banho nunca deve levá-lo à exaustão.

Evite fazer com que o cachorro fique saltando e nadando se parar, principalmente se ele começar a apresentar sinais de desconforto, cansaço, irritabilidade, etc.

Respeite o tempo do animal, e lembre-se de que tudo também depende do porte e do estilo de vida do cachorro. Pets muito pequenos e sedentários podem cansar mais facilmente que os pets ativos e de porte maior.

Portanto, fique atento aos sinais e proteja o bem-estar do seu amigo.

Cachorro pode tomar banho de piscina

Cachorro molhado olhando para a piscina. Foto: Canva.

10. Converse sempre com o veterinário

Como vimos até aqui, o cachorro pode tomar banho de piscina desde que alguns cuidados bem importantes sejam colocados em prática. Mas sabe qual outro ponto de atenção que não deve ser negligenciado? A conversa com um veterinário.

O especialista poderá avaliar a saúde do seu cachorro e indicar os principais cuidados, personalizados, que você deve ter com ele durante o banho de piscina.

Além disso, ele poderá indicar produtos específicos para a raça e para a pelagem, como protetor solar, de modo a proteger o seu pet sem o risco de efeitos colaterais.

Assim, será possível aproveitar muito mais a piscina que se tem em casa, criando momentos inesquecíveis, cheios de diversão e sempre seguros e agradáveis. Pense nisso e boas brincadeiras para vocês!

Veja agora:

O post Cachorro pode tomar banho de piscina? Veja cuidados apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos