Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como saber se o cachorro está feliz ou triste?

Translator

 

Na hora de saber se o cachorro está feliz ou triste, podemos considerar alguns sinais bem característicos da linguagem corporal dos animais. Esses sinais podem ser mais intensos ou mais sutis, dependendo da personalidade do pet, mas podem nos ajudar – e muito – a entender quando alguma coisa está incomodando eles ou não.

Quer entender esses sinais? Então acompanhe o conteúdo de hoje do Portal do Dog e saiba mais!

saber se o cachorro está feliz ou triste

Cachorro deitadinho com um olhar triste. Foto: Canva.

Como saber se o cachorro está feliz ou triste?

Antes de qualquer coisa, é importante entendermos que cada animal de estimação possui a sua própria personalidade e forma de ser, o que faz com que não seja possível seguirmos um passo a passo infalível para saber se o cachorro está feliz ou triste.

Ainda assim, existem determinados sinais que costumam ser bastante comuns, o que facilita na hora de reconhecermos quando algo agrada ou desagrada o nosso cachorro.

Para te ajudar nessa compreensão, dividimos este conteúdo em duas partes: uma lista com sinais de que o pet está feliz, e uma lista de que o pet está triste. Para saber mais, continue lendo.

Veja também: Onde o cachorro deve dormir à noite?

Sinais de que o cachorro pode estar feliz

Um cachorro feliz, normalmente, tem comportamentos mais equilibrados, e demonstra um certo relaxamento onde está. Também não apresenta sinais de apatia ou de agressividade, interagindo de forma tranquila com as pessoas e os animais à sua volta.

Além disso, os cães felizes podem ser bem sapecas, aprontando bastante, brincando de forma divertida e ativa, e assim por diante. Na lista abaixo, detalhamos alguns pontos de atenção que podem nos ajudar a compreender os principais sinais nesses casos:

1. Movimentos do rabo do cão para saber se o cachorro está feliz ou triste

Normalmente, um cachorro que está mais feliz irá mexer a sua cauda de forma relaxada e solta. Ele pode ficar abanando, especialmente quando o tutor começar a interagir com ele ou quando ele estiver brincando com o outro pet.

Se ele está super empolgado, esse movimento pode ser mais rápido e animado, demonstrando a alegria de vivenciar determinado momento. Entretanto, fique atento, pois alguns cachorros podem mexer a cauda quando estão com medo de quem se aproxima deles, como se fosse um comportamento de submissão, está bem?

Veja também: Como fazer os cães beberem mais água no verão

saber se o cachorro está feliz ou triste

Cachorro atento olhando para a câmera. Foto: Canva.

2. Rosto e postura

Um cachorrinho feliz pode apresentar um rosto mais relaxado, sem mostrar os dentes e sem parecer tencionado. Além disso, a postura do seu corpo costuma ser mais descontraída, sem que as costas fiquem muito rígidas.

É como se o cachorro estivesse se sentindo solto e tranquilo, sem grandes sinais de que precisa “correr” ou “fugir”. Ele também se move de forma natural e suave, sem parecer receoso, com medo ou, então, “pisando em ovos”.

3. Olhar e orelhas

Para saber se o cachorro está feliz ou triste, observe também o olhar do animal. Normalmente, os olhinhos do cachorro contente são mais brilhantes e relaxados, e ele não fica “olhando de canto” ou então piscando excessivamente.

Ele age de forma natural, olhando para o que está à sua volta sem parecer receoso ou com uma atenção extrema, que possa denunciar medo ou agressividade.

Já com relação às orelhas, ele as mantêm em posição natural, sem deixá-las muito caídas ou achatadas para trás. Às vezes, elas podem estar um pouquinho erguidas, especialmente se o tutor estiver interagindo com eles no momento.

Leia mais: 6 sinais de que seu cachorro não está se exercitando o suficiente

4. Disposição e energia para saber se o cachorro está feliz ou triste

Considerando o objetivo de saber se o cachorro está feliz ou triste, pare e pense sobre a sua própria rotina: quando você está feliz, você se sente mais motivado, ativo e enérgico? Pois é! Com os cães, acontece algo parecido.

Eles  também ficam mais enérgicos e dispostos a brincar, passear e interagir, mostrando uma certa “alegria” e um entusiasmo frente às atividades propostas a eles.

Porém, se o cachorrinho estiver apenas cansado das brincadeiras, e não estiver extremamente enérgico, não quer dizer que ele esteja infeliz, ok? Pode ser apenas cansaço mesmo, e é preciso saber fazer essa diferenciação para não tirar conclusões precipitadas.

saber se o cachorro está feliz ou triste

Cachorro fofo dando uma piscadinha. Foto: Canva.

5. Alimentação e hidratação

Outra forma de saber se o cachorro está feliz ou triste é com relação à sua alimentação e hidratação. Se ele está bem e não tem nenhum problema de saúde, apresentará um apetite equilibrado e consumirá a comidinha dele de forma habitual.

Com relação à água, também beberá o considerado normal, sem exagerar e sem ficar desidratado.

Devemos ter em mente que, muitas vezes, as emoções dos cães podem impactar no apetite e na sede, por conta de questões hormonais também, o que pode denunciar quando o pet não está se sentindo muito bem.

Confira também: Quão rápido os cães podem correr?

6. Vocalização para saber se o cachorro está feliz ou triste

A vocalização dos animais não costuma ser excessiva quando eles estão felizes e relaxados. Às vezes, o cachorro pode até latir e propagar alguns gemidos de alegria, especialmente durante alguma atividade que o deixe muito entusiasmado.

No entanto, no geral ele não vocalizará tanto assim, e essa é mais uma forma de saber se o cachorro está feliz ou triste em muitas situações.

7. Contato com o tutor

Normalmente, um cachorro emocionalmente equilibrado irá procurar o seu tutor para receber carinho, atenção e cuidados. Ele irá interagir de forma saudável e equilibrada, demonstrando estar com as emoções relativamente estáveis.

Além disso, o pet, quando está bem e alegre, dificilmente irá se isolar, apenas naqueles momentos do dia em que ele precisa de descanso e privacidade para tirar uma soneca, por exemplo.

Veja mais: 5 Itens Indispensáveis para o Conforto e Saúde do seu Cão Idoso

saber se o cachorro está feliz ou triste

Cachorrinho com cara de sapeca lambendo o focinho. Foto: Canva.

Sinais de que o cachorro pode triste

Para saber se o cachorro está feliz ou triste, precisamos sempre observar os sinais comportamentais e até mesmo as atitudes do cachorro, como a sua forma de se portar, vocalizar, etc.

No caso de cães tristes, eles podem ficar mais apáticos, isolados, quietinhos e com um corpo mais tensionado. A seguir, detalhamos um pouco mais para que você possa entender quais podem ser os sinais nesses casos:

1. Movimentos da cauda

Um cachorro que se sente tristinho pode adotar o comportamento de deixar a cauda bem caída, reta ou entre as pernas. Além disso, é comum que os movimentos da cauda sejam mais lentos e com menos entusiasmo, demonstrando a falta de energia e de alegria.

Em muitos casos, o pet pode apenas deixar a cauda parada, mesmo quando alguém o chama para passear ou interage com ele, por exemplo. Trata-se de um dos sinais de apatia, podemos assim dizer.

Veja mais: 7 Coisas que são mais difíceis de fazer quando se vive com cachorros

2. Rosto e postura para saber se o cachorro está feliz ou triste

O rostinho do pet também pode nos ajudar, às vezes, a saber se o cachorro está feliz ou triste. Isso porque o seu semblante pode parecer um pouco mais abatido – o famoso olhar de cachorrinho abandonado.

Seus músculos faciais não parecem relaxados, mas, sim, transparecem um pouco mais de rigidez e tensão. No caso do corpinho, podem ficar mais encolhidos, com o corpo curvado um pouco para baixo, mostrando a sua insatisfação com o que está acontecendo à sua volta.

saber se o cachorro está feliz ou triste

Cachorro deitado no chão com semblante de desanimado. Foto: Canva.

3. Olhar e orelhas

E por falar em olhar, como mencionamos acima, podemos enxergar um olhar mais melancólico e realmente triste no cachorro que não está se sentindo feliz. Além disso, ele pode acabar achatando as orelhas para trás, ou deixá-las bem “penduradas para baixo”.

Lembrando que nem sempre esse olhar fofo é um sinal de tristeza, ok? Às vezes, pode ser apenas uma tentativa do pet de conquistar aquele petisco que você ainda não deu para ele!

Por isso, é muito importante você sempre ficar muito atento ao contexto como um todo, evitando tirar conclusões apenas partindo de um único sinal – ainda mais se esse sinal for apenas algo pontual.

Seu pet é mais complexo que apenas um sinalzinho. Se ele estiver triste, pode ser que fique com o olhar assim, mas também pode apresentar outros sinais dessa lista.

Veja mais: Cães entendem a linguagem humana?

4. Disposição e energia para saber se o cachorro está feliz ou triste

Novamente, podemos nos lembrar de como é a nossa rotina quando estamos nos sentindo super bem ou quando estamos tristes com alguma coisa que aconteceu: normalmente, no segundo caso a nossa energia tende a diminuir.

O desânimo atrapalha na hora de se engajar em atividades diversas, inclusive naquelas que sempre gostamos de praticar.

Com os animais de estimação, algo parecido pode acontecer. Isso faz com que, na hora de saber se o cachorro está feliz ou triste, a disposição do pet nos ajude a entendê-lo melhor.

Se o cachorro parece estar com pouca energia, mesmo sem ter feito nada para gastá-la, pode ser que ele esteja indisposto. Além disso, se os movimentos estiverem mais lentos e relutantes, nosso amigo também poderá estar enfrentando algo que o abale.

Inclusive, os pets podem demonstrar uma certa indiferença por atividades que sempre amaram, devida à baixa energia que o excesso de tristeza pode provocar.

5. Alimentação e hidratação

De modo geral, a alimentação e o apetite em si costumam mudar bastante conforme o estado do pet. Se ele está feliz e saudável, pode comer bem. Se está triste, pode deixar de comer ou comer excessivamente, passando dos limites.

O mesmo vale para situações em que o pet está doente – ele também pode mudar o comportamento alimentar nesses casos. Por isso, é tão importante agir quando percebemos que a forma de se alimentar do pet mudou drasticamente. Afinal, pode ser apenas uma tristeza passageira, mas também pode ser algum probleminha de saúde, tanto mental quanto física.

Com relação à hidratação, pode acontecer algo parecido. O animal também pode demonstrar falta de interesse por se manter hidratado.

Nesse caso, lembre-se de agir o quanto antes, afinal, se o pet parar de beber água, ele poderá sofrer fisicamente com isso depois – o que não é nada legal!

saber se o cachorro está feliz ou triste

Cachorrinho com semblante de triste. Foto: Canva.

Veja mais: Hidratação canina – Tudo que você precisa saber

6. Vocalização para saber se o cachorro está feliz ou triste

Para saber se o cachorro está feliz ou triste, observe a maneira como ele tem vocalizado nos últimos tempos. Um cãozinho que está triste e com algum desconforto pode choramingar com frequência, gemer e até mesmo latir excessivamente.

Lembre-se, um cachorro pode sim latir, mas quando isso passa dos limites e se torna praticamente ininterrupto, significa que ele pode estar com algum sofrimento, seja ele emocional ou físico.

E lembre-se também que punir para o cachorro simplesmente parar de latir não é nada bacana! Afinal, é o mesmo que dizer a uma pessoa “pare de sofrer” sem ajudá-la a resolver o problema dela.

Por isso, sempre avalie o que pode estar causando esse desconforto no seu amigo de quatro patas, oferecendo a ele um cuidado especial para que esse problema seja sanado e ele possa se sentir mais tranquilo – e sem a ansiedade de ter que latir o tempo todo.

7. Contato com o tutor

Por fim, observar a maneira como o cachorro tem interagido com quem está à volta dele, e com o próprio tutor, também é interessante. Assim é possível reparar se ele demonstra uma certa energia e disposição para interagir e brincar, ou se ele está querendo se isolar e ficar muito tempo sozinho, quietinho e sem fazer nada.

Lembrando que, sim, pode acontecer de o pet querer um tempo sozinho, e isso é normal. O que não é normal é um isolamento excessivo, no qual o animal quer ficar o tempo todo longe de tudo e de todos, encolhido/escondido ou algo nesse sentido.

Saiba observar esses aspectos para poder oferecer o que há de melhor ao seu amiguinho de quatro patas.

Veja mais: Como faço para que meu cachorro tímido se socialize

Lembre-se que são indicativos para saber se o cachorro está feliz ou triste

Não se esqueça de que essas listas são indicativos que merecem atenção, mas não são “sentenças” de que o pet está realmente feliz ou triste. É muito importante avaliar o todo, observar as mudanças de comportamento, etc.

Além disso, caso você perceba muita apatia no seu cachorro, ou até mesmo uma euforia exagerada, que faz o pet se machucar por isso, converse com um especialista. Às vezes, esses comportamentos exacerbados podem estar associados a outras condições de saúde que merecem atenção.

Ademais, procure sempre oferecer um ambiente tranquilo, acolhedor e cheio de amor para o seu amigo de quatro patas viver feliz e saudável, ultrapassando as barreiras dos “dias ruins”.

Boa sorte na sua jornada e lembre-se de que, em caso de dúvidas, o mais prudente é conversar com o veterinário do seu cachorro!

Veja mais: Socialização do Poodle: O seu dog se dá bem com outras pessoas?

O post Como saber se o cachorro está feliz ou triste? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos