Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Entenda os principais sinais de dor em cachorros

Translator

 

Muitas vezes, os sinais de dor em cachorro podem ser sutis, o que dificulta na hora de detectar que alguma coisa não está indo tão bem.

Por isso, manter o olhar atento para esses sinais é crucial para tomar as medidas cabíveis e oferecer mais qualidade de vida ao cão.

Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog elaborou este conteúdo com considerações e recomendações bem importantes. Acompanhe para saber mais!

Sinais de dor em cachorro

Cão deitado com algum sintoma – Foto: Canva

Principais sinais de dor em cachorro: Conheça quais são!

Cada cão pode ter as suas próprias características, o que quer dizer que os sinais de dor em cachorro também podem variar de pet para pet.

Por isso, é importante observar as alterações no comportamento, mudanças no apetite, entre outros sintomas característicos. Veja uma lista breve de sinais que podem ser observados:

  1. Choro e gemido frequente.
  2. Lambedura excessiva em uma ou mais partes do corpo.
  3. Alterações nos comportamentos alimentares.
  4. Alterações significativas no comportamento.
  5. Mudanças na mobilidade, como dificuldade para andar.
  6. Respiração ofegante e pesada.
  7. Alterações na postura corporal.
  8. Tremores ou tiques nervosos.
  9. Aumento da sensibilidade corporal.
  10. Sinais de letargia.
  11. Mudanças na vocalização.

Com base nessa visão geral, veremos agora mais detalhes sobre cada um dos pontos acima, a fim de detectar, com mais facilidade, os principais sinais de dor em cachorro. Vamos lá!

Veja também: Falta de ar grave em cães: O que fazer? Quais os sintomas?

1. Choro e gemido frequente

Quem nunca viu um doguinho choramingando e percebeu que algo não estava indo muito bem com ele? Salvo em casos de medo ou de manha, o cachorro pode chorar quando está sentindo algum tipo de dor. Não que ele chore como nós, humanos, mas ele pode choramingar e gemer, daquela forma característica que conhecemos.

Se você notar esses sinais em contextos diferentes, pode ser que ele esteja com dores. Além disso, é importante que você observe se esses sons estão sendo emitidos em momentos específicos, como durante a alimentação ou após um movimento, pois esse “diagnóstico” pode ajudar na hora de comunicar o veterinário sobre os sinais de dor em cachorro.

2. Lambedura excessiva em uma ou mais partes do corpo

A lambedura excessiva em uma ou mais partes do corpo pode ser um sinal de dor em cachorros. Se você perceber que o seu cão está lambendo uma área específica do corpo com frequência, isso pode indicar que ele está tentando aliviar a dor.

Verifique, imediatamente, se essa lambedura não está causando lesões na pele. Também avalie se há cortes ou outros tipos de sinais de problemas de saúde.

Além disso, leve o pet ao veterinário e explique qual a região que está sendo lambida de forma frequente e diferente do habitual.

Sinais de dor em cachorro

Cão deitado triste – Foto: Canva

3. Alterações nos comportamentos alimentares

As dores podem causar alterações no apetite do cachorro, sendo um sinal muito importante. Ele pode começar a comer cada vez menos, devido aos desconfortos que vem sentindo, ou comer demais, como se isso fosse “curar” a dor e devido ao aumento dos níveis de estresse.

Portanto, sempre que for reabastecer o potinho de ração do cachorro, verifique se ele está comendo mais do que de costume ou vice-versa. Esse sinal pode ser bem importante.

Se você perceber alterações significativas na alimentação, é indispensável buscar a ajuda de um veterinário, pois esse tipo de mudança pode causar impactos na nutrição do pet. Fique de olho!

Veja também: Mudança de comportamento em cães idosos.

4. Alterações significativas no comportamento

Assim como os comportamentos alimentares alterados podem ser um dos sinais de dor em cachorro, as mudanças nas atitudes do pet, de modo geral, também denunciam esse tipo de problema.

Se o seu cão parece mais irritado ou agressivo do que o normal, ou se ele parece deprimido ou apático, isso pode ser um sinal de que ele está sofrendo. Nesses casos, é muito importante observar se essas alterações comportamentais estão relacionadas a algum momento específico, como quando ele se movimenta ou é tocado em uma área específica do corpo.

Isto é, se o seu pet parece querer “avançar” em você ao toque, coisa que ele nunca fez antes, pode ser que esteja sentindo dor naquela região do corpo. 

Nessas situações, ao levar o pet ao veterinário, tenha cuidado e delicadeza ao tocá-lo, evitando provocar mais dor e desconforto, que aumentariam o estresse da saída de casa.

5. Mudanças na mobilidade, como dificuldade para andar

Quando nós, seres humanos, começamos a apresentar mudanças na nossa marcha, automaticamente todo mundo à nossa volta começa a questionar o que pode ter acontecido, não é mesmo? Com os cães é a mesma coisa: se eles começam a andar com dificuldade, mudando a maneira de caminhar, é importante nos atentarmos, pois eles podem estar com dor.

Às vezes, é questão de apenas verificar se não há nada incomodando debaixo da patinha, como uma unha muito grande e curvada. Mas, caso não haja, é válido buscar orientação de um veterinário para avaliar o motivo do desconforto ao andar.

Essa busca por ajuda é ainda mais emergente quando o cão prefere sequer andar, ficando sempre deitado, por conta do desconforto. 

6. Respiração ofegante e pesada

A respiração ofegante ou muito pesada é mais um dos principais sinais de dor em cachorro. Embora esse sinal também possa denunciar desidratação e cansaço, quando o pet está bem cuidado, alimentado e descansado, pode ser sinal de que ele não está se sentindo muito bem, e que alguma dor está presente. 

Avalie se essas alterações estão relacionadas apenas a atividades mais intensas, como correr, ou se o cão tem se mostrado ofegante ao longo de todo o dia, independentemente de ter gastado energia ou não.

Caso detecte esse tipo de sinal na rotina do pet, busque ajuda profissional, pois ele pode estar sofrendo, ok?

Sinais de dor em cachorro

Cão deitado triste – Foto: Canva

7. Alterações na postura corporal

As mudanças na postura corporal do cachorro também podem ser um dos sinais de que ele está sofrendo com alguma dor ou desconforto. Se o seu cão parece encurvado ou tenso, ou se ele está evitando certas posições, observe com atenção e busque ajuda o quanto antes.

Até porque, as mudanças na postura, quando persistem por muitos dias, podem causar outros danos à saúde do cão, como, por exemplo, prejudicando a mobilidade, causando dores em outras partes que estavam saudáveis, e assim por diante.

Logo, exige um atendimento veterinário o quanto antes, para que as medidas cabíveis sejam tomadas e o pet possa retomar à postura correta.

Veja também: Dor de um cachorro com câncer: Como aliviar?

8. Tremores ou tiques nervosos

Dependendo do tipo de dor que o cachorro pode estar experimentando, alguns deles começam a apresentar alguns tiques nervosos e tremores.

Para eles, essa é uma medida que tenta minimizar o que vem sendo sentido, mas, muitas vezes, pode até piorar a situação.

Portanto, se você perceber esse tipo de alteração comportamental, verifique se o cão não está demonstrando que está sofrendo com alguma dor.

cão triste

Cão triste – Foto: Canva

9. Aumento da sensibilidade corporal

Quando nós, seres humanos, adoecemos, começamos a sentir o corpo um pouco mais frágil, o que faz com que a sensibilidade à dor pareça elevada. Com os pets é parecido: eles podem ficar mais sensíveis ao toque, por exemplo.

E isso pode acontecer tanto quando o pet está doente, com algum tipo de vírus, quanto quando ele se machuca mecanicamente, ou seja, quebra um ossinho, abre alguma ferida, etc.

Por isso, se você tem observado uma maior sensibilidade do seu cachorro, seja quando você o acaricia ou a água do banho escorre pelo seu corpinho, é válido levá-lo ao veterinário. Se possível, já traga informações sobre as partes do corpo onde o cão demonstra mais dor ao toque.

10. Sinais de letargia

Fadiga excessiva, falta de interesse pelas brincadeiras que ama, comportamentos muito apáticos e deprimidos… esses são alguns sintomas de letargia, que podem denunciar que o cachorro está sofrendo com alguma dor.

Esse tipo de sinal pode ser detectado com mais facilidade em cães mais jovens, pois estes costumam ter mais energia e uma vida mais ativa. Já cães idosos podem ter comportamentos mais lentos e apáticos, o que dificulta a detecção desse sinal.

De todo modo, manter um olhar atento aos comportamentos do seu amigo de quatro patas, para evitar que ele sofra sozinho e em silêncio, é fundamental. 

11. Mudanças na vocalização

Um dos sinais de dor em cachorro é quando ele está latindo ou uivando mais do que o normal, ou se parece chorar ou gemer com mais frequência. Essas alterações na vocalização podem ser uma tentativa de comunicar que estão sentindo alguma dor ou desconforto, ou mesmo uma forma de tentar aliviar essas sensações.

Portanto, antes de, simplesmente, pedir para o pet “ficar quietinho” – como muita gente faz -, tente entender os motivos pelos quais ele tem demonstrado esse tipo de comportamento. Será que não é hora de levá-lo ao veterinário? 

cão triste

Cão triste – Foto: Canva

Mantenha visitas regulares ao veterinário!

E por falar em veterinário, de nada adianta saber detectar os sinais de dor em cachorro se nada for feito por ele, não é mesmo?

Só que, além de levá-lo quando ele já está com dor, tente manter uma rotina de visitas periódicas que previnam o aparecimento de doenças e problemas de saúde no cão.

Assim, previne-se a possibilidade de ele ter que passar por alguma situação que cause dor e sofrimento, aumentando a qualidade de vida do pet.

Também não se esqueça de nunca automedicar o cãozinho, como tentativa de fazer com que ele se sinta mais confortável. Esse tipo de atitude pode colocar a saúde do animal em risco, podendo levá-lo até mesmo à morte.

Por isso, só medique de acordo com as recomendações do veterinário, e sempre seguindo adequadamente essas recomendações, ok? Assim, as chances de aumentar o conforto do seu amigo serão ainda maiores. Considere essas dicas e boa sorte com o seu pet!

O post Entenda os principais sinais de dor em cachorros apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
28 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos