Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

Translator

 

Saber o que fazer para aliviar o calor do cachorro é indispensável em tempos de calor tão intenso. Afinal, nossos amigos peludos, assim como nós, podem estar sentindo bastante calor com esse aumento constante das temperaturas.

Por isso, é dever dos tutores ficarem atento a esses aspectos, oferecendo conforto e cuidados especiais aos pets durante as épocas mais quentes do ano. Para isso, algumas medidas simples podem ser colocadas em prática, como veremos no decorrer deste conteúdo. Acompanhe e saiba mais!

Veja mais: Hidratante na pata do cachorro: Faz mal passar?

O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

São diversos os cuidados que podemos considerar na hora de aliviar o calor do cachorro. Inclusive, muitos desses cuidados são mais simples do que imaginamos, o que facilita na hora de incluirmos cada um deles em nossa rotina.

Quer entender melhor? Primeiro, dê uma olhadinha na lista geral de dicas que trouxemos hoje:

  1. Cuide dos potes de água com atenção;
  2. Brincadeiras com água;
  3. Brinquedos congelados;
  4. Ventiladores e toalhas frias no ambiente;
  5. Ar condicionado na medida certa;
  6. Sorvetinho para cachorros;
  7. Brincadeiras na sombra ao ar livre;
  8. Acompanhamento veterinário;
  9. Atenção à circulação do ambiente;
  10. Cuidado com as brincadeiras e passeios.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas ideias, buscando oferecer o que há de melhor para os nossos amigos de quatro patas. Confira a seguir!

Veja também: Cão está preparado para a brincadeira com a água

O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

Cachorro com calor deitado sobre o chão de terra. Foto: Canva.

1. Cuide dos potes de água com atenção

Os potes de água devem ser cuidados com bastante atenção, afinal, eles precisam ser limpos com frequência e estar sempre cheios de água fresca. Evite deixar a mesma água no pote por muito tempo, pois ela pode aquecer com a temperatura ambiente, bem como pode acumular sujidades que a deixam menos saudável.

Por isso, crie o hábito de fazer trocas constantes, assim como acréscimos quando necessário. Além disso, experimente colocar gelinhos nos potes, pois isso ajuda a manter a água mais refrescante ao longo do dia.

Outra opção é espalhar mais potes de água pela casa e pelo quintal, instigando que o pet consuma mais líquidos ao longo do dia. Afinal, quanto mais potinhos por aí, mais eles poderão desejar beber. Faça o teste e confira.

2. O que fazer para aliviar o calor do cachorro: Brincadeiras com água

Quando pensamos no que fazer para aliviar o calor do cachorro, não podemos deixar de considerar a possibilidade de se divertir com brincadeiras com água. Para isso, existem muitas opções. Veja algumas ideias que selecionamos:

  • Busca na piscina para cães;
  • Brincadeira de pega-pega com jato de água;
  • Futebol aquático no quintal;
  • Caça ao tesouro subaquático (com brinquedos que afundam);
  • Saltos na água para buscar brinquedos;
  • Natação acompanhada;
  • Circuito de obstáculos com estações de água;
  • Yoga com cachorro em uma piscina rasa;
  • Piscina cheia de água e também de bolinhas.

Viu só como existem muitas brincadeiras aquáticas? Apenas fique atento ao fato de que é necessário sempre supervisar o pet nessas brincadeiras, para evitar acidentes que possam levá-lo ao afogamento.

Veja mais: Hotelzinho para cachorro compartilha a loucura na piscina

O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

Cachorro cheirando a orelha do seu amigo gato. Foto: Canva.

3. Brinquedos congelados

Sabe aqueles brinquedinhos favoritos do seu amigo de quatro patas? Eles também podem ajudar a aliviar o calor do cachorro! Sabe como? Por meio do congelamento.

Basicamente, o que você precisa fazer é congelar os brinquedos (que não vão estragar dessa forma), e entregar eles congelados ao pet. Acredite, ele vai poder se divertir muito com esses brinquedinhos gelados.

Um ponto de atenção que devemos ter nesse caso diz respeito ao tipo de material a ser congelado. Alguns podem quebrar quando congelados, e por isso não devem ser usados nessa brincadeira, uma vez que o pet poderia engolir os pedacinhos. Fique atento quanto a isso, combinado?

4. O que fazer para aliviar o calor do cachorro: Ventiladores e toalhas frias no ambiente

Quando o seu amigo estiver em um ambiente interno, especialmente quando você não estiver em casa, tente deixar um ou mais ventiladores ligados, para que o ambiente possa ter uma maior circulação de ar e consequentemente um maior frescor.

Além disso, espalhe algumas toalhas frias pelo ambiente. Você pode molhá-las só um pouquinho e “congelá-las” depois, colocando-as em pontos estratégicos da casa. Além de deixar o clima um pouco mais refrescante, esse tipo de medida pode ser uma boa ideia para o pet descansar um pouquinho ao longo do dia, apoiando o corpinho na toalha fria para se refrescar confortavelmente.

Apenas fique atento para não deixar a toalha encharcada, pois poderia causar mau cheiro e a umidade excessiva nos pelos do cachorro pode não ser uma boa ideia também.

Veja mais:Como tirar mau cheiro do cachorro? Entenda

O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

Cachorro fofo olhando para a câmera fazendo pose na praia. Foto: Canva.

5. Ar condicionado na medida certa

O ar condicionado também pode ser usado para aliviar o calor do cachorro, mas é necessário fazer isso com atenção. Para tanto, devemos evitar as temperaturas muito baixas, pois elas podem causar desconforto no pet.

Além disso, nada de exagerar na quantidade de tempo com o uso do ar, ok? Como o clima fica muito seco, isso pode ser desconfortável para a respiração canina. Portanto, ao pensar em ar condicionado, devemos pensar em equilíbrio e uso consciente.

Na dúvida, converse com o veterinário para que ele te oriente quanto à temperatura e demais necessidades do seu cachorro em específico.

Confira também: Tutor instala ar-condicionado em casinha de sua cadela no Tocantins

6. O que fazer para aliviar o calor do cachorro: Sorvetinho para cachorros

Que tal fazer um sorvetinho para o seu doguinho? Algumas opções podem ser o sachê favorito dele congelado para que possa lamber e aproveitar, ou até mesmo alguns tipos de frutas que sejam liberadas para os cães.

Lembrando que no segundo caso, é importante fazer o sorvetinho com muita atenção, retirando a casca e sementes, além de higienizar bem a fruta. E, ah! Converse com o veterinário para saber qual tipo de frutinha realmente é segura para os cães, combinado?

Confira também: Receita de sorvete: Sorvete refrescante e saudável para o seu cachorro

O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

Cachorro tomando banho em uma fonte de água. Foto: Canva.

7. Brincadeiras na sombra ao ar livre

Quando você for brincar ao ar livre com o pet, lembre-se dos cuidados e do que fazer para aliviar o calor do cachorro nesses casos: a sombra e ambientes com bastante vento.

Deixe que o pet brinque em áreas mais arborizadas, ao invés de ficar completamente exposto aos raios solares. Desse modo, a pelagem e a pele serão mais protegidas, deixando o seu amigo de quatro patas muito mais confortável e feliz.

Também não se esqueça de que é muito importante sempre levar água para esse tipo de passeio e brincadeira. Os animais precisam beber bastante líquido nesses momentos, especialmente se estiverem correndo e brincando muito. Logo, não se esqueça desse ponto importante.

Além desses fatores, analise os comportamentos do pet. Se ele parecer muito cansado e com calor, faça um carinho para que ele se acalme e sente um pouco, bebendo água. Ou seja, evite deixar que ele acabe levando o próprio corpinho à exaustão, combinado?

Confira também: Cachorro sempre cansado, o que pode ser?

8. O que fazer para aliviar o calor do cachorro: Acompanhamento veterinário

O acompanhamento veterinário também não pode ser deixado de lado nessas circunstâncias. E por que dizemos isso? Porque é durante a consulta que você poderá conversar com o profissional para entender quais adaptações deve fazer, de forma personalizada, para o seu pet passar os dias de calor com mais conforto e tranquilidade.

Afinal de contas, cada animal é único e pode ter as suas próprias singularidades, especialmente se o seu cão possui alguma condição de saúde especial. Nesse caso, o acompanhamento veterinário se torna ainda mais imprescindível.

Portanto, se você não levou o seu amigo ao veterinário nos últimos meses, considere essa consulta de rotina para ver se está tudo bem e para alinhar quais cuidados especiais ele pode precisar para ter mais saúde e bem-estar.

Veja também: Frequência das consultas ao veterinário – Quando levar o cachorro?

9. Atenção à circulação de ar do ambiente

Especialmente em casos de pets que passam muito tempo sozinhos em casa, é crucial que os tutores fiquem atentos à necessidade de circulação de ar. Os animais precisam ficar em ambientes que sejam ventilados, pois a falta de ventilação pode levar ao super aquecimento do local, que causa danos à saúde do pet.

Por isso, sempre verifique se a ventilação no ambiente está realmente boa ou não. Avalie se tem entrada e saída de ar e quanto de temperatura a sua casa costuma atingir ao longo do dia.

Caso fique muito quente, é fundamental pensar em estratégias que melhorem a circulação e que possam fazer com que ao menos um espaço da casa seja mais fresco para o cachorro.

O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

Cachorros fofos passeando ao ar livre. Foto: Canva.

10. Cuidado com as brincadeiras e passeios

Por fim, quando pensamos no que fazer para aliviar o calor do cachorro, não podemos nos descuidar com relação às brincadeiras e passeios dos nossos animais. Nesses momentos, devemos avaliar alguns aspectos como:

  • A temperatura do chão que o cachorro está caminhando, para verificar se não está muito quente a ponto de causar machucados nas patas;
  • Verificar se a temperatura no sol não está exageradamente quente, a ponto de levar à desidratação;
  • Avaliar se o pet tem tido contato com água à vontade durante os passeios, evitando a desidratação;
  • Fazer pausas eventuais, para o cachorro descansar e não exagerar no passeio ou nas brincadeiras;
  • Analisar e observar os sinais de que o pet possa estar muito cansado ou com muito calor, para que pausas eficientes sejam feitas nesses momentos.

Pense nesses aspectos e sempre siga as recomendações do veterinário do seu cachorro. Assim, será muito mais fácil oferecer a ele passeios que sejam realmente qualificados e cheios de diversão, inclusive nos dias mais quentes de verão!

Veja agora:

O post O que fazer para aliviar o calor do cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
28 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti