Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Brincadeiras para refrescar o cachorro no calor!

Encontrar boas brincadeiras para refrescar o cachorro no calor é uma forma de aproveitar essa época do ano ao lado dos nossos amigos de quatro patas da melhor forma possível.

Mas quais brincadeiras podemos incluir na rotina? Quais atividades podem ser interessantes e chamar a atenção dos nossos cachorrinhos? Neste texto do Portal do Dog, apresentamos algumas opções para você se inspirar. Acompanhe!

brincadeiras para refrescar o cachorro no calor

Cachorro passeando do lado da piscina. Foto: Canva.

Brincadeiras para refrescar o cachorro no calor

As brincadeiras para refrescar o cachorro no calor não precisam ser mirabolantes ou cheias de brinquedos e itens caros. Às vezes, apenas o congelador da nossa casa já pode dar conta do recado na hora de oferecer o melhor para os nossos cães.

A seguir, exemplificamos algumas possibilidades que você poderá colocar em prática. Confira e inspire-se!

1. Brincadeiras para refrescar o cachorro no calor: Piscina com bolinhas

Você tem uma piscina de plástico em casa? Ela pode ser uma ótima alternativa na hora de refrescar o seu cãozinho!

E o melhor: não é preciso encher completamente a piscina. Apenas um pouquinho de água já pode ser o suficiente. E para tornar tudo mais divertido, coloque um monte de bolinhas de plástico sobre a água.

Elas ficarão flutuando e serão um ótimo entretenimento para os cães. Apenas lembre-se de sempre supervisionar o cachorro enquanto ele estiver na piscina, ok? Dessa forma, você evita que ele acabe se machucando ou sofrendo algum acidente sem que você esteja perto para ajudá-lo.

Afinal, pode ser que, no meio da diversão, o cachorro acabe aprontando algo que possa colocá-lo em risco de afogamento.

E também não se esqueça de verificar quais as raças de cachorro que não devem entrar em piscina, combinado?

Veja também: Cães que bebem água da piscina: os perigos do cloro

2. Jogo do esguicho

O jogo do esguicho, na verdade, não tem muitas regras específicas. Cabe a você avaliar o que pode fazer com o esguicho de água. Além disso, esse esguicho pode ser da mangueira do seu quintal, como também daquelas pistolas de água.

Você pode montar circuitos e molhar o pet quando ele passa em determinada área, bem como pode deixar uma pequena quantidade de água sempre esguichando enquanto ele brinca com os brinquedinhos dele.

Apenas lembre-se de criar uma forma de não gastar tanta água, ok? Por exemplo, você pode captar água da chuva para usar no esguicho, de forma mais sustentável e responsável.

brincadeiras para refrescar o cachorro no calor

Cachorro fofo nadando na piscina. Foto: Canva.

3. Pega-bolinha na água

Se por acaso você tem uma piscina grande em casa, ou mesmo algum tipo de lago ou lagoa, pode brincar de pega-bolinha dentro da água. Nesse caso, é só jogar a bolinha no meio da água e esperar que o pet vá atrás dela para pegá-la.

Porém, para essa brincadeira ser segura e interessante para o pet, é bem importante averiguar se o seu cachorro realmente sabe nadar. Isso porque, não são todas as raças que têm porte físico para nadar adequadamente, sem correr o risco de acabar se afogando.

Além disso, não se esqueça de sempre averiguar se a qualidade da água é realmente adequada para o seu animal de estimação, especialmente no caso de lagos e lagoas.

Veja também: Quão rápido os cães podem correr?

4. Brincadeiras para refrescar o cachorro no calor: Piquenique com frutas congeladas

Quem é que não gosta de fazer um piquenique refrescante ao ar livre? Esse tipo de atividade é super simples, mas pode render momentos cheios de diversão, concorda?

No caso das brincadeiras para refrescar o cachorro no calor, você pode congelar, previamente, pedacinhos de frutas saudáveis para os cães.

Depois disso, pode levá-lo a um parque com bastante árvores e sombra para ele poder degustar essas frutinhas com você. Além de ser um momento para se refrescar, ele também poderá brincar no parque, em meio à natureza, vivendo momentos ainda mais divertidos.

E, ah! Não se esqueça de levar bastante água para esse tipo de passeio com o cachorro, combinado? Afinal, se ele brincar bastante, poderá necessitar de uma quantidade maior de água, e é importante que isso esteja disponível para ele.

5. Caminhada na praia

Se você mora em uma cidade praiana, ou pretende viajar para a praia em breve, considere fazer uma caminhada à beira mar para relaxar e curtir a paisagem com o seu cachorro.

Se houver possibilidade de ele molhar as patinhas na água, poderá ser um momento ainda mais refrescante.

Contudo, lembre-se de que é importante averiguar se a praia que você vai visitar realmente permite a entrada de cães. Isso porque, algumas regiões podem proibir os tutores de levar os seus pets, por uma série de motivos, como possíveis contaminações.

Portanto, verifique isso com antecedência, combinado?

E não se esqueça de usar uma boa guia na hora de fazer o passeio e a caminhada com o cachorro. Afinal, se ele se deparar com outro pet ou se assustar com alguma coisa, poderá sair correndo e isso poderá se tornar um problemão.

brincadeiras para refrescar o cachorro no calor

Cachorro descansando deitado na praia. Foto: Canva.

Veja também: Cachorro na praia: Como os cães podem aproveitar o verão conosco!

6. Brincadeiras para refrescar o cachorro no calor: Escorrega com água

Um escorrega com água não poderia ficar de fora da nossa lista de brincadeiras para refrescar o cachorro no calor!

Trata-se de uma opção super fácil de fazer, e que é muito divertida. E o melhor: os próprios tutores poderão brincar nesse tipo de escorrega, tornando o momento ainda mais agradável e interessante.

Para brincar de escorrega, você pode considerar algumas maneiras diferentes de montar esse espaço. Primeiro, você pode molhar e ensaboar algum escorregador que você já tem em seu quintal, caso você tenha um playground.

Segundo, você pode fazer um escorregador com lona, água e sabão. Nesse caso, você vai precisar ou de uma área muito plana, ou mesmo uma descidinha.

No caso da área plana, é necessário encher a lona de sabão e correr sobre ela, “se jogando” em seguida para ir deslizando até o fim. Já no caso da inclinada, basta se sentar no topo para ir escorregando até embaixo.

Mostre para o seu cachorro como funciona essa brincadeira e veja como ele pode querer se aventurar com você.

Apenas tome cuidado com o final do escorregador: é importante que seja uma área segura e livre de possíveis estruturas que possam causar impactos. Além disso, não faça o fim do escorregador ser muito próximo de barrancos e descidas perigosas, ok?

E ainda, certifique-se de usar um tipo de sabão que não irá causar alergias nem no pet e nem nos tutores. Outro ponto de atenção é consumo consciente de água, ok? Nada de excessos.

brincadeiras para refrescar o cachorro no calor

Cachorro se divertindo no mar. Foto: Canva.

7. Brinquedos resfriados

Lembra que no começo deste artigo nós comentamos que muitas brincadeiras para refrescar o cachorro no calor podem ser feitas apenas usando o nosso congelador como um grande aliado? Então… Essa ideia se aplica exatamente nesta dica!

Você pode escolher aqueles brinquedinhos do pet que ele ama muito, e que podem ser molhados sem problema nenhum. Depois, basta encharcá-los e colocá-los no seu congelador, deixando lá dentro por um tempo.

Assim que a água tiver congelado, dê o brinquedo para o pet se divertir. Considere ir revezando os brinquedinhos, para sempre ter um com ele, um recém colocado no freezer e um que já está congelado, para ir trocando.

Além disso, sempre faça um pequeno teste de quebra, ok? Isso porque, alguns tipos de materiais podem quebrar com mais facilidade quando estão congelados, logo, é importante verificar se as mordidinhas do cachorro não farão com que o brinquedo acabe se partindo.

Assim, é possível oferecer mais segurança ao pet. Mas lembre-se: a supervisão, nessas brincadeiras para refrescar o cachorro no calor, é bem importante.

Veja também: Coisas que os cachorros gostam e você deveria repetir com mais frequência

8. Brincadeiras para refrescar o cachorro no calor: Blocos de gelo para se refrescar

Assim como os brinquedos congelados podem ser uma opção super interessante para refrescar o pet e ajudá-lo a se divertir nos dias mais quentes, congelar blocos de gelo também pode ser bom.

Você pode colocar esses blocos, de diferentes tamanhos, em um pote. O cachorro pode entrar no pote, apenas lamber, ou mesmo brincar, mastigar e usar os blocos de gelo da forma que quiser.

Pode ser que, no começo, ele estranhe um pouco a textura, especialmente se nunca tiver entrado em contato com esse tipo de coisa. No entanto, a estimativa é que, com o passar do tempo, ele comece a perceber a diversão que o gelinho pode proporcionar a ele.

Se quiser apresentá-lo aos cubos, passe suavemente no corpinho dele, apenas um bloquinho, sem resfriar demais o corpo do cachorro ou manter o gelo muito tempo na mesma área, é claro, e observe como ele poderá ir reagindo a cada toque.

brincadeiras para refrescar o cachorro no calor

Cachorro nadando no mar. Foto: Canva.

9. Brincadeiras em um tapete gelado

Novamente, o nosso congelador pode nos ajudar numa missão muito bacana: investir em brincadeiras para refrescar o cachorro no calor. Nesse caso, você pode escolher algum tapetinho que tem em casa e molhar ele um pouco. Não precisa encharcar, pois, depois ele poderá ficar desconfortável se tiver muita água.

Assim que molhar o tapetinho, leve-o até o freezer e deixe lá até que congele. Assim que atingir o ponto de congelamento, posicione esse tapete em uma área arejada e na sombra, como até mesmo na garagem de casa.

Em seguida, encha o tapete de brinquedos (que também podem ser congelados) e chame o pet para se divertir. É bem provável que ele ame brincar em cima desse tipo de tapetinho.

Afinal, quem nunca viu um cachorro procurando o piso mais frio da casa para poder deitar e relaxar, não é mesmo? Então, proporcionar a ele esse “piso gelado” pode ser uma boa ideia.

Veja também: Tapete enriquecimento ambiental – O que é, para que serve?

Cuidados importantes na hora de investir nas brincadeiras para refrescar o cachorro no calor

brincadeiras para refrescar o cachorro no calor

Cachorrinho deitado na areia da praia. Foto: Canva.

Ao longo deste artigo, vimos muitas ideias de brincadeiras para refrescar o cachorro no calor, mas é importante frisarmos alguns pontos de atenção e cuidado.

Afinal, algumas atividades podem exigir mais supervisão, já que podem ser um pouquinho perigosas em alguns contextos. Veja só:

  • Cuidado com o excesso de exposição solar: É importante que o pet possa brincar na sombra e descansar em locais cobertos durante a brincadeira. E no caso de pets com pelagem muito curta, o protetor solar canino se faz necessário;
  • Mantenha a hidratação do cachorro: Mesmo quando ele está se refrescando durante as brincadeiras, proporcione a ele um momento para beber água fresca e até mesmo geladinha. Não negligencie esse cuidado.
  • Não deixe o cachorro tomar água da piscina: Esse tipo de água pode estar contaminada e causar danos à saúde do pet. O mesmo vale para água de lagos e lagoas.
  • Supervisione o seu amigo de quatro patas: Não é legal correr o risco de deixar o pet brincando sozinho em algo que possa ser potencialmente perigoso, como uma piscina. O ideal é sempre estar por perto e visualizando o que o pet pode estar fazendo.
  • Não force a barra: Se houver brincadeiras que deixam o pet mais ansioso e com medo do que feliz, não fique forçando a barra. É mais prudente você apresentar opções diferentes a ele e ver o que ele mais pode gostar, do que tentar fazer com que ele brinque com algo que não o faz bem. É claro que podemos apresentar coisas novas, de forma gradativa, mas se depois de muitas tentativas o pet ainda não quiser a brincadeira, não force a situação. Vamos sempre respeitar o espaço dos nossos amigos peludos.
  • Mantenha a vacinação e visitas ao veterinário sempre em dia: A vacinação é muito importante, especialmente se você for levar o seu pet em locais públicos para brincar. Além disso, as idas ao veterinário também ajudam na hora de detectar problemas de saúde e na hora de vermifugar corretamente, por exemplo. Tudo isso é bem importante para brincar ao ar livre com segurança e conforto.
  • Fique atento à exaustão: Durante os dias mais quentes, o calor excessivo pode acabar levando o pet à exaustão. Fique atento e não permita que as brincadeiras o levem a esse extremo, que poderia fazer mal à saúde dele.

Esperamos que este guia de brincadeiras para refrescar o cachorro no calor e as nossas dicas possam te ajudar na hora de viver momentos inesquecíveis e cheios de diversão com os seus pets. Aproveite o verão da melhor forma possível!

Veja agora:

O post Brincadeiras para refrescar o cachorro no calor! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
08 de Janeiro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos