Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro roubando as coisas: O que fazer?

Translator

 

Se na sua casa há um cachorro roubando coisas, saiba que embora esse comportamento possa parecer relativamente comum dos pets, ele não deve ser visto como “normal”. 

Isso porque, esse comportamento pode, acima de tudo, colocar nosso bichinho em risco, pois ele poderá entrar em contato com objetos e produtos que, mais tarde, podem fazer mal à saúde.

Pensando nisso, nós do Portal do Dog preparamos este artigo especialmente para você. Acompanhe e confira todas as dicas que trouxemos!

cachorro roubando as coisas
Cachorro olhando para a câmera de boca aberta. Foto: Canva.

O que fazer com o cachorro roubando as coisas?

Apesar de não haver um passo a passo infalível do que fazer quando o cachorro rouba objetos em casa, ainda assim há práticas que podem, em muitos casos, trazer bons resultados.

Veja algumas possibilidades:

  1. Forneça bons brinquedos para o pet;
  2. Atenção aos gatilhos de ansiedade e estresse;
  3. Evite que o pet fique muito tempo entediado;
  4. Mantenha objetos importantes fora do alcance;
  5. Invista em treinamentos adequados;
  6. Estimule uma rotina saudável;
  7. Reconheça os comportamentos positivos do pet.

Nos próximos tópicos, vamos detalhar cada uma dessas dicas que elencamos acima, com o propósito de te ajudar a compreender qual a melhor maneira de agir quando o seu amigo peludo começa a insistir em roubar objetos por aí. Vamos lá!

1. Forneça bons brinquedos para o pet

Comece escolhendo bons brinquedos para o seu amigo peludo. Essa escolha pode fazer toda a diferença na hora de lidar com um cachorro roubando as coisas.

Afinal, o pet pode estar, simplesmente, procurando uma forma de brincar e de se distrair. Se ele não tem nada que realmente chame a atenção dele, consequentemente poderá se interessar por aqueles objetos que não queremos que eles mexam.

Além disso, lembre-se de que revezar os brinquedos que você oferece para o pet também é uma boa ideia.

Por exemplo, hoje você pode deixar uma pelúcia disponível, semana que vem uma bolinha, e assim por diante. Claro que você não vai deixar apenas um brinquedo disponível por vez, nossa dica é apenas para você compreender que revezar o que está disponível é um bom caminho.

Assim, seu pet poderá se manter mais entretido e interessado nos brinquedos, do que aconteceria caso você mantivesse tudo sempre ao alcance dele.

Leia mais: Como entreter o cachorro quando o tutor está ocupado?

cachorro roubando as coisas
Cachorro com bolinha na boca. Foto: Canva.

2. Atenção aos gatilhos de ansiedade e estresse

A ansiedade e o estresse podem ser alguns dos motivos pelos quais você pode estar tendo um cachorro roubando as coisas.

Se ele estiver muito ansioso, pode usar esses “roubos” de objetos como uma tentativa de escape, para se sentir distraído e mais confortável.

Sendo assim, comece a analisar: será que o seu bichinho está lidando com muitos gatilhos de ansiedade e estresse? Se sim, o que pode ser feito para minimizar esse problema?

Pensar sobre essas possibilidades pode ajudar a fornecer um dia a dia mais agradável para o cachorro.

3. Evite que o pet fique muito tempo entediado

Cuidado com os momentos de tédio do seu pet! Se ele ficar muito tempo sem nenhum tipo de atividade para fazer, poderá começar a roubar coisas da sua casa.

Afinal, de uma forma ou de outra ele vai precisar gastar a energia acumulada, e roubar objetos pode se tornar uma opção muito atrativa nesses casos.

Sendo assim, enriqueça o ambiente onde o cachorro vive e passa a maior parte do tempo, mantendo brinquedos e atividades disponíveis.

Assim, ele poderá se manter ocupado, distraído e menos incomodado com o tédio – o que pode ajudar a reduzir o comportamento de roubar objetos.

4. Mantenha objetos importantes fora do alcance

Sabe aqueles objetos que são extremamente importantes e que não podem, de forma alguma, serem pegos pelo cachorro, mas talvez ele insista em pegar?

Bem, uma forma de reduzir o comportamento é evitando deixar esses objetos no alcance do pet.

Claro que ensiná-lo a não mexer e estimular outras atividades saudáveis é um bom caminho, mas evitar deixar algo exposto desnecessariamente também pode ajudar.

Por isso, pare e analise: até que ponto o cachorro roubando as coisas não é apenas um reflexo da curiosidade do pet, que está diante de um cenário no qual há muitos objetos estimulantes ao alcance dele, que o fazem querer mexer em tudo o tempo todo?

Entretanto, isso não quer dizer que você deva deixar a sua casa vazia, sem itens decorativos e afins. A dica pode ser aplicada para salvar objetos mais especiais, enquanto o seu animalzinho de estimação ainda está aprendendo que roubar é errado.

Veja mais: É normal meu cachorro babar em excesso? Possíveis causas e soluções

5. Invista em treinamentos adequados

E por falar em aprender, o treinamento pode ser um ótimo caminho quando pensamos em cachorro roubando as coisas.

Se você sente que não possui as habilidades necessárias para treinar o seu amigo peludo, não se preocupe! Você pode contar com a ajuda de adestradores nessa missão.

O importante é ensinar alguns comandos para o seu amigo, como o de sentar e o de soltar. Assim, ele poderá obedecer quando mexer em algo que não deve e você comandar que ele largue.

Também é interessante treinar o pet para que ele não vá e não mexa onde não deve. Esse tipo de treinamento pode exigir mais tempo de dedicação, por isso, conversar com um profissional é mais interessante, em muitos casos.

No fim das contas, esse treinamento poderá gerar obediência e equilíbrio para os comportamentos do pet em diferentes situações de vida dele. Legal, não é mesmo?

cachorro roubando as coisas
Cachorro com sua guia na boca. Foto: Canva.

6. Estimule uma rotina saudável para evitar cachorro roubando as coisas

Um pet que está vivendo uma rotina pouco saudável pode se transformar em um cachorro roubando as coisas.

Pois pare e pense: se ele não dorme bem, não brinca, não se exercita, não tem estímulos físicos e mentais, como ele poderá se manter, simplesmente, quieto? Parece algo quase que impossível, você não concorda?

Por isso, comece a avaliar como tem sido a rotina do seu amigo de quatro patas. Pode ser que alguns ajustes, mesmo que pequenos, mudem completamente os comportamentos que o seu amigo tem colocado em prática no dia a dia.

Uma rotina saudável pode reduzir o estresse, a ansiedade, os comportamentos destrutivos, e assim por diante, melhorando a qualidade de vida e consequentemente as atitudes do pet no cotidiano.

Leia também: 15 dicas para tutor de primeira viagem! Veja a lista

7. Reconheça os comportamentos positivos do pet

O reforço positivo costuma funcionar muito bem para os cachorros. Por isso, sempre que o seu pet se comportar bem, tente reconhecer esses comportamentos com elogios, carinhos e até petiscos – desde que na medida certa sempre.

Ao invés de apenas “gritar e brigar” quando ele mexer no que não deve, dê atenção e elogie quando ele não mexer.

Afinal, “xingar” quando o pet faz algo errado pode apenas reforçar o comportamento ruim, pois muitos cães podem entender o xingo como uma forma de receber atenção dos tutores, o que os fará repetir o comportamento ruim para receber esse tipo de atenção. 

Fique de olho nisso.

cachorro roubando as coisas
Cachorro carregando uma bola na boca. Foto: Canva.

Em caso de dúvidas sobre cachorro roubando as coisas, fale com um veterinário

Se a atitude do cachorro roubando as coisas não melhorar, pode ser interessante conversar com um veterinário ou com um especialista em comportamento canino.

Assim, torna-se viável avaliar o que pode, realmente, estar causando esse tipo de reação no seu cão, para que seja possível reverter e extinguir o problema.

Esperamos que este guia possa te ajudar de alguma maneira. Boa sorte!

Veja agora:

O post Cachorro roubando as coisas: O que fazer? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
08 de Maio de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti