Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?

Você já se perguntou “como saber se estou pronto para adotar um cachorro”? Saiba que essa pergunta é comum, e também muito importante!

Afinal, adotar um pet é coisa série, o que significa que precisamos fazer isso com bastante planejamento e atenção, para não se precipitar na decisão.

Neste texto do Portal do Dog, trouxemos alguns “sinais” que podem te ajudar a saber se este é o melhor momento para você investir na adoção de um amigo de quatro patas. Acompanhe e confira!

Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?

Tutora abraçando o seu cachorro. Foto: Canva.

Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?

Embora não exista o momento perfeito ou a possibilidade ideal para se ter ou não um cachorro, a verdade é que não podemos ignorar alguns fatores que fazem toda a diferença nesse processo.

Afinal, além de adotar, é preciso que a adoção seja séria e responsável. O pet não é “só um pet”, mas uma vida que precisa de cuidados, atenção, carinho, amor, respeito e muitas outras coisas mais.

Por isso, avaliar a sua situação atual e refletir sobre o futuro com um pet em casa, é muito importante para que todo mundo fique feliz e saudável nessa história, concorda?

Vejamos, a seguir, alguns pontos que podem te ajudar a pensar melhor sobre isso:

1. Como saber se estou pronto para adotar um cachorro: Avalie o seu tempo disponível

Se você sempre se pergunta como “saber se estou pronto para adotar um cachorro”, pense em um fator primordial: o seu tempo. Hoje em dia, é muito comum ouvirmos as pessoas falando que não têm tempo para mais nada. Parece que tudo é sempre uma correria sem fim – e muitas vezes realmente é.

Portanto, a reflexão inicial que podemos fazer é: será que realmente teremos tempo para cuidar do nosso cachorro? Teremos tempo para passear, brincar, dar banho e cuidar dos potinhos de comida?

Esses questionamentos são extremamente importantes e precisam ser levados em consideração. Pois um cachorro pode demandar muito tempo do seu tutor, e não apenas um dia, mas, sim, todos os dias, meses e por longos anos.

Por conta disso, refletir com atenção sobre o tempo que você tem hoje é fundamental. Pondere sobre o quanto um pet pode, realmente, impactar a sua rotina, e até que ponto você consegue absorver isso.

Veja mais: Erros na hora de adotar um cachorro: Conheça quais são!

Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?

Cachorro feliz interagindo com a vendedora do pet shop. Foto: Canva.

2. Verifique o espaço que tem em casa

Outra forma de avaliar e saber se você está pronto para adotar um cachorro é verificando o espaço que há em casa atualmente. Será que existe espaço para um cachorro?

Lembre-se, ele precisa de um ambiente relativamente amplo para poder se entreter, gastar energia e brincar ao longo do dia. Nesse espaço, precisamos ter áreas para:

  • Alimentação adequada;
  • Área para fazer as necessidades com privacidade;
  • Espaço para descansar;
  • Espaço para poder guardar brinquedinhos e itens do pet;
  • Áreas com circuitos e espaços preparados para ele brincar;
  • Áreas ao ar livre para entrar em contato com o sol;
  • Espaço apropriado para os banhos em casa, ou então, disponibilidade de levar ao pet shop;
  • Espaço para o cachorro ficar sozinho quando sentir necessidade; etc.

Perceba que são alguns pontos que precisamos considerar com relação ao espaço. Não basta apenas ter uma área para o cachorro, é preciso que essa área seja enriquecida com o que ele precisa para se manter bem e saudável.

Se o seu lar possui esse tipo de espaço, pode ser que adotar um cachorro venha a ser, sim, uma boa ideia, não acha? Mas, calma! Ainda temos outros pontos para avaliar. Continue lendo.

3. Como saber se estou pronto para adotar um cachorro: Faça as contas e verifique seu orçamento

Ter um cachorro também proporciona custos para os tutores, que, na prática, são investimentos, certo? Mas, esses investimentos podem ser um pouco pesados para alguns, enquanto outros podem achar que não são tão “ruins” assim.

Saber avaliar as suas condições financeiras hoje e analisar se cabe o investimento em um pet é um caminho interessante. Por exemplo, o cachorro poderá ter custos com:

  • Idas regulares ao veterinário, apenas para visitas periódicas;
  • Idas mais específicas ao veterinário, como quando o pet fica doente e precisa de tratamento;
  • Alimentação;
  • Vermifugação;
  • Brinquedos;
  • Hotel de cachorro em dias de viagem;
  • Treinamento e adestramento;
  • Castração;
  • Vacinas;
  • Remédios;
  • Banho e tosa;
  • Acessórios;
  • Entre outras coisas que possam surgir.

Colocar tudo na ponta do lápis e ter uma parte do orçamento reservada para as necessidades do bichinho é fundamental para evitar incômodos mais tarde. Assim sendo, se você tem se perguntado como saber se estou pronto para adotar um cachorro, considere fazer essa análise das finanças.

Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?

Cachorrinho apoiando a cabeça na mão da tutora enquanto olha para a câmera. Foto: Canva.

Veja mais: Você sabe quanto custa ter um cachorro?

4. Analise o comprometimento no longo prazo

Ter um cachorro não é algo para um fim de semana, um mês ou um ano. Cães podem viver muitos anos, inclusive, podendo chegar a 20 anos em alguns casos – embora mais raros.

Portanto, a pergunta que devemos fazer para nós mesmos é: estamos dispostos a ter esse comprometimento de longa data? Estamos prontos para dedicar tempo, dinheiro, carinho e amor para um pet durante tanto tempo?

No começo, a ideia empolgante de adotar pode fazer com que o cenário pareça promissor. Porém, com o passar do tempo, talvez essa euforia se reduza, e as limitações que vão sendo percebidas pelo tutor pode tornar a adoção “um problema”.

Sabemos que os cães não são um problema na vida das pessoas. Eles são verdadeiros anjos. Mas a falta de planejamento pode levar a problemas no médio e longo prazo, o que faz com que tutores irresponsáveis acabem abandonando os pets por isso.

Sendo assim, avaliar com muita atenção se realmente você está disposto com esse comprometimento a longo prazo é crucial. Se nos próximos anos você pensa em mudar o seu estilo de vida, mudando-se para outro país, por exemplo, pense bem antes de ter um pet, para não enfrentar desafios que podem ser bem ruins para ambos, mais tarde.

5. Como saber se estou pronto para adotar um cachorro: Pense sobre a disponibilidade para exercícios

Os cachorros precisam ter tempo e espaço para praticar exercícios físicos diariamente. Isso mesmo, diariamente. Portanto, se você tem se perguntado se está pronto para adotar um cachorro, coloque esse fator na conta: será que você terá como oferecer isso ao cachorro?

Afinal, se eventualmente a rotina apertar, como será possível manter a vida ativa do animal? Como será possível garantir que ele se mantenha em movimento e realmente cuidar da saúde dele dessa forma?

Se você acredita que poderá oferecer isso ao pet, nem que seja contratando um dog walker para passear com ele quando você não puder, então talvez seja viável ter esse amigo de quatro patas com você.

Porém, se você acredita que não poderá oferecer esse tipo de suporte ao animal, deixando-o muito tempo em casa e causando o sedentarismo nele, fique atento! Pois esse tipo de estilo de vida pode, acima de tudo, fazer mal à saúde do animal – além de levá-lo ao tédio e comportamentos destrutivos, por exemplo.

Veja mais: Os 5 melhores exercícios físicos para cães idosos

Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?

Tutora dando um beijo no seu cachorro. Foto: Canva.

6. Analise possíveis problemas com alergias

Um ponto de atenção, que muitas vezes passa despercebido pelos tutores, é se algum membro da família tem alergia aos pelos do cachorro. Pode ser que você ache que não, mas pode ser que realmente exista um quadro alérgico. E saber disso com antecedência é fundamental.

Infelizmente, ainda ouvimos muitas histórias de famílias que adotam um cachorro, mas o devolvem para o abrigo logo depois, pois descobrem que um dos membros é alérgico e não tem como conviver com o pet.

Então, para evitar esse transtorno – e até mesmo as implicações emocionais que isso pode gerar nas crianças da família que se apegam ao bichinho -, verifique com antecedência a possibilidade de haver pessoas alérgicas em casa.

7. Como saber se estou pronto para adotar um cachorro: Verifique o estilo de vida da sua família hoje

Como é o estilo de vida da sua família, hoje? Você já parou para pensar no quanto isso pode afetar a decisão de se ter ou não um cachorro?

Por exemplo, famílias muito ocupadas podem não ser boas candidatas à adoção de pets, já que o amigo de quatro patas passaria o dia inteiro sozinho e talvez não teria momentos de diversão, passeio e exercícios.

Além disso, é importante pensar sobre outras demandas: você costuma passar a noite fora de casa? Vocês tem um estilo de vida mais tranquilo ou mais agitado? Tudo isso influencia.

Afinal, um cachorro com muita energia e de grande porte pode ser ideal para quem tem um estilo de vida de fazenda, com campos grandes para ele correr e com uma rotina mais ativa e ao ar livre. Já um cachorro pequenininho, como um pinscher, pode ser ideal para famílias mais tranquilas, que passam mais tempo dentro de casa, e assim por diante.

Verificar esses fatores pode ajudar na hora de fazer uma escolha que “case melhor” com a família, o que pode promover uma melhor adaptação à rotina com o pet e uma relação ainda mais saudável.

Veja mais: Qual animal de estimação escolher para apartamento?

Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?

Tutora com seu pet no colo enquanto está deitada no sofá. Foto: Canva.

8. Pense sobre viagens

Mesmo que você não seja daquele tipo que viaja todos os meses, é importante considerar a necessidade de viajar eventualmente. Se porventura você precisar passar um tempo fora de casa, por algum motivo, você sabe quem poderá cuidar do seu cachorro? Você já tem um plano para isso?

Ou você acredita que não teria a menor possibilidade de encontrar uma alternativa nesse caso? Refletir sobre isso é importante, pois muitas pessoas ainda se empolgam na hora de adotar, porém, acabam se esquecendo de que nem sempre poderão levar o pet nas viagens. E quando isso acontece, sentem-se aflitas de deixá-lo em hotel, com pet sitter ou qualquer coisa do tipo.

Por isso, preparar-se para isso é fundamental antes mesmo de ter um animal de estimação. Pense no que isso pode implicar na sua escolha.

9. Como saber se estou pronto para adotar um cachorro: Avalie a segurança do espaço em casa

Por fim, outro ponto que podemos avaliar para saber se estamos realmente prontos para adotar um cachorro é a segurança que a nossa casa disponibiliza para ele. Será que está tudo adequado para um pet?

Por exemplo, se a sua casa tem áreas altas, como sacadas e janelas mais altas, é muito importante instalar telas para evitar a queda do cachorro. Além disso, é preciso verificar se todo o terreno possui cercas e muros adequados para evitar escapes do cachorro.

E com relação aos produtos tóxicos e plantas que fazem mal ao pet? Será que tudo isso está fora do alcance do seu futuro amigo de quatro patas?

Essas e outras análises precisam ser feitas com muito cuidado, para que a segurança do animal seja sempre mantida como uma prioridade.

E se você avaliar e perceber que o espaço já está próprio para o seu amigo de quatro patas, aí sim será possível ponderar sobre a possibilidade de adotar um.

Como saber se estou pronto para adotar um cachorro?

Tutora segurando seu pet no colo. Foto: Canva.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a tomar uma decisão mais consciente, que possibilite qualidade de vida, bem-estar e alegria para o seu pet – e também sossego e felicidade para você, enquanto tutor, claro.

Analise com carinho e, caso você decida adotar um pet, viva esse momento com intensidade e muito amor, afinal, é algo incrível!

Boa sorte na sua decisão!

Veja também:

O post Como saber se estou pronto para adotar um cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Janeiro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos