Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Castração de gatos: que mudanças físicas envolve?

A castração de gatos é algo considerado fundamental para a saúde e bem estar desses animais. Na verdade, quando se fala de pets, a castração é sempre considerada benéfica.

Ainda assim, existem muitos mitos e temores em torno do procedimento, uma vez que os tutores costumam ficar com medo de acontecer alguma coisa de ruim com o animalzinho,

Outra preocupação comum diz respeito ao que pode acontecer depois da castração e, quais são as mudanças observadas nos felinos após o procedimento.

Se você também tem dúvidas sobre isso, não se preocupe porque essa é uma questão comum entre os tutores.

Mas nesse texto vamos sanar várias das questões sobre a castração de gatos e as mudanças observadas com o procedimento.

Por que a castração de gatos é tão importante?

Gato angorá

Gato. Fonte: Freepik

A castração de gatos é essencial para garantir o bem estar e saúde desses animais, uma vez que o procedimento ajuda a diminuir e controlar os níveis hormonais no animal.

Com isso, esses pets tendem a ficar bem mais tranquilos, sair menos para a rua e se envolver bem menos em brigas (sobretudo no caso dos machos).

Além disso, a castração evita que as fêmeas fiquem debilitadas por conta da gestação e, que sofram posteriormente tendo que cuidar dos filhotes.

No caso das gatas de rua, isso é bastante relevante, uma vez que elas já não se alimentam bem e, muitas vezes estão doentes.

Ademais, é comum que as gatas tenham filhotes já no primeiro cio, quando ainda são jovens demais e, isso pode ser um problema.

A cirurgia de castração em gatos, quando feita na época correta também ajuda a evitar o surgimento de tumores mamários nas fêmeas.

Por fim, é sabido que já existem muitos animais de rua e, a reprodução descontrolada dos pets provoca uma serie de problemas.

Por isso, o melhor é ter um gatinho doméstico, bem cuidado e, submetê-lo ao procedimento para que ele tenha uma melhor qualidade de vida.

O medo da castração

Se por um lado é comprovado que a castração de gatos é benéfica para os animais, por outro os tutores têm bastante receio de realizar o procedimento.

Muitas pessoas pensam que a cirurgia é complicada e, que o animalzinho pode morrer ou ter prejuízos com ela.

Mas a verdade é que com os constantes avanços da medicina veterinária, os procedimentos cirúrgicos estão cada vez mais seguros.

Sobretudo em relação aos anestésicos usados, eles são cada vez de melhor qualidade e garantem um procedimento tranquilo na maioria das vezes.

É claro que isso vai depender do profissional que está executando a técnica e do local. Geralmente os procedimentos com anestesia inalatória, por exemplo, possuem um custo superior em relação à castração de gatos com anestésico injetável.

Sendo assim, procure escolher um profissional confiável e, se informar de como o procedimento será realizado para garantir o bem estar do animalzinho.

Custos da castração

Outra preocupação dos tutores em relação à castração de gatos diz respeito aos custos do procedimento.

Muita gente pensa que castrar um pet é algo muito custoso. Realmente, em alguns casos, a realização do procedimento tem um valor elevado.

Entretanto, também existem muitos locais confiáveis que realizam a castração de gatos a baixo custo.

É comum que muitas cidades tenham programas realizados pela prefeitura ou, também por universidades locais.

Então, não tem desculpa para não castrar o seu animalzinho. Basta que você escolha o profissional e o local certo que tudo vai bem.

Castração de gatos: o que fazer antes?

Gato angorá

Gato angorá. Fonte: Freepik

Por mais que a castração de gatos seja um procedimento seguro, sobretudo quando feito em um local de confiança, é preciso tomar bastante cuidado com o pré cirúrgico.

Antes de mais nada, apenas o médico veterinário pode indicar a cirurgia de castração, sempre levando em consideração as características de cada pet e conversando com o tutor.

Depois de se decidir que está na hora de o animalzinho ser castrado, deve-se realizar uma série de exames com a finalidade de se certificar que o gato está saudável e pode passar pela cirurgia sem problemas.

O ideal é que se faça um hemograma para checar se o pet não tem doenças como infecções, verminoses, viroses e anemia.

Além disso, deve-se realizar uma bateria de exames para avaliar sobretudo as funções dos rins e do fígado.

O ideal é realizar ainda um eletrocardiograma, que indique se o coração do animal está preparado para encarar uma anestesia e cirurgia sem problemas.

Se todos os parâmetros estiverem em ordem e o animalzinho estiver pronto para a cirurgia, ainda é preciso seguir algumas recomendações.

Com o procedimento agendado, o médico veterinário deverá dar orientações sobre como se deve preparar o pet.

A maioria dos profissionais pede para que o gato esteja em jejum de 12 horas para comida e, de 6 horas para água pelo menos.

Além disso, antes da cirurgia já é recomendado que se compre algum tipo de proteção que evite que o animalzinho arranque os pontos.

O colar elizabetano ainda é bastante usado nessas situações, mas hoje em dia esse acessório é indicado sobretudo para os animais machos.

Atualmente existe uma preferência para que as fêmeas utilizem roupinhas cirúrgicas especiais para esse tipo de procedimento.

Também é recomendado que o tutor leve uma manta que possa ser usada para manter o gatinho confortável e aquecido depois da cirurgia, uma vez que a anestesia pode deixar ele com frio.

Atenção aos anestésicos

Quando se fala na castração de gatos, deve-se ter em mente que o tipo de anestésico usado é extremamente importante.

Por isso, antes de levar o seu amiguinho de quatro patas para uma cirurgia, garanta que o profissional escolhido seja qualificado e, realmente realize a anestesia da maneira correta.

Infelizmente, ainda existem pessoas que utilizam apenas sedativos, que deixam o animalzinho imóvel.

No entanto, esses não são suficientes para fazer com que o pet não sinta nada durante o procedimento.

Isso é ainda mais importante no caso da cirurgia nas fêmeas, uma vez que o procedimento é bem mais invasivo e doloroso.

Além disso, é importante que o felino esteja conectado a equipamentos de monitoramento das suas funções vitais durante a castração.

Dessa maneira, a qualquer sinal de complicação é possível intervir rapidamente, evitando qualquer prejuízo para a saúde e bem estar do pet.

Castração de gatas é mais complicada?

Gato siamês. Fonte: Freepik

Para ambos os sexos, a castração de gatos é indicada e pode proporcionar uma série de benefícios.

Mas muitos tutores se preocupam sobretudo com a castração das fêmeas, uma vez que se diz que é muito mais invasiva em relação à dos machos.

Isso realmente é verdade, uma vez que a principal alteração nesses animais após o procedimento é que os machos ficam sem os seus testículos.

Chamada de orquiequitomia, a remoção dos testículos é relativamente simples, uma vez que eles ficam fora da cavidade abdominal.

Por outro lado, a castração de gatos do sexo feminino é bem mais invasiva. A ovariosalpingohisterectomia, consiste na remoção das estruturas reprodutivas da fêmea, incluindo útero, ovários e trompas.

Para se alcançar essas estruturas é necessário fazer um corte na musculatura do abdômen.  Isso é mais invasivo, doloroso e, exige mais tempo de anestesia.

Ademais, depois de concluído o procedimento, é preciso fazer a proteção adequada da área, evitando que o animalzinho mexa e acabe se ferindo.

Hoje em dia, a maioria dos profissionais recomenda o uso de uma roupinha cirúrgica nas fêmeas, pois ela protege toda a área do abdômen, deixando a gatinha segura, sem que se desloque.

Mesmo que haja mais riscos na castração das fêmeas, quando é realizada por um profissional habilitado, não costuma oferecer grandes riscos. Por isso, ela jamais deve ser evitada.

Recuperação

Tanto em machos quanto em fêmeas a recuperação do processo de castração é relativamente simples.

Em no máximo dez dias os animais já devem ter retomado as suas atividades normais, desde que tudo tenha corrido bem.

Mas para isso, é importantíssimo seguir as recomendações do médico veterinário, de modo que a ferida cicatrize rapidamente e o animal não tenha problemas.

Castração de gatos: o que muda após o procedimento?

De maneira geral, a os gatinhos se recuperam muito bem do procedimento cirúrgico de castração.

No entanto, até mesmo bem depois é preciso ter alguns cuidados com a vida do pet. Algumas coisas vão mudar.

Isso inclui alterações comportamentais e, também mudanças físicas mesmo. A seguir vamos comentar mais sobre cada uma delas e o que você deve observar para cuidar bem do seu felino.

  • Tranquilidade: o animal castrado tende a ficar muito mais tranquilo, de modo que ele se agita menos e, também demonstra bem menos ansiedade. Mas também é preciso ter atenção para que ele se exercite adequadamente;
  • O gato castrado sai menos: a castração faz com que o gato sinta muito menos interesse em relação a passeios na rua, de modo que eles passam a permanecer bem mais tempo dentro de casa;

    castração de gatos

    Gato dormindo – Foto: Freepik

  • Redução no nível de atividade: a castração de gatos faz com que o animalzinho fique bem menos agitados e, que se exercitem menos de maneira geral. Você vai perceber que após a cirurgia o seu pet vai dormir mais e, por isso você deverá estimular ele;
  • Redução da agressividade: isso vale para o comportamento com humanos e com outros gatos. O animal mais arisco tende a se acalmar e, isso significa muito menos brigas com outros gatos na rua e, também um comportamento mais amigável com as pessoas;
  • Menos demarcação territorial: sobretudo para os gatos machos, o xixi vai muito além de uma necessidade fisiológica, sendo uma maneira de demarcação territorial. Mas quando o pet é castrado, esse tipo de comportamento reduz bastante.

As mudanças requerem alguns cuidados

Como você percebeu, algumas mudanças são bem marcantes após a castração de gatos e, por mais que isso seja na maior parte das vezes benéfico, requer alguns cuidados por parte do tutor.

A seguir falaremos sobre algumas coisas que são fundamentais para garantir o bem estar geral do seu animalzinho de estimação para que ele não tenha nenhum problema por conta da castração.

Cuidado com a alimentação após a castração de gatos

Você provavelmente já ouviu dizer que os gatos castrados engordam, certo? Em partes isso é mesmo verdade.

Após a castração, os gatos tendem a ficar mais calmos e passam grande parte do tempo dormindo.

Os instintos de ir para a rua e de caças ficam bastante diminuídos e, com isso, os gastos calóricos diários do pet são bem menores.

Sendo assim, para evitar que isso se reflita no peso é preciso oferecer um alimento específico para animais castrados, uma vez que esses possuem menores índices de calorias e gorduras.

Muitos tutores pensam que basta reduzir a quantidade de alimento dada diariamente ao pet, mas isso pode trazer prejuízos, uma vez que a quantidade de vitaminas, minerais e proteínas também serão menores.

Com isso, o pet pode sofrer de desnutrição. Então, pensando em satisfazer as necessidades do animal sem prejuízos, as empresas desenvolvem alimentos específicos para gatos castrados.

Estimule o gato a se movimentar

castração de gatos

Gato com bolinhas. Fonte: Freepik

Sim, a castração de gatos leva os animais a ficarem bem mais prostrados e tranquilos. Se por um lado isso é benéfico para que o pet fique mais caseiro, por outro, a inatividade é um problema.

Por isso, cabe ao tutor usar de técnicas para fazer o animalzinho se movimentar mais no dia a dia.

A melhor maneira de incentivar o gasto de energia é brincar com o felino. Invista pelo menos dez minutos do seu dia para interagir com o seu animalzinho e estimular a movimentação dele.

Enriquecimento ambiental

castração de gatos

Gato angorá. Fonte: Freepik

Ainda falando em estimular a movimentação do gatinho, o enriquecimento ambiental é uma excelente alternativa.

Existem muitas opções de objetos que podem deixar o seu animalzinho curioso e, aguçar os instintos de caça deles.

E você decide se prefere investir em objetos comerciais ou se prefere criar brinquedos com objetos que tem em casa.

Conclusão

A castração em gatos provoca sim uma série de mudanças no dia a dia do animalzinho, sendo algumas benéficas e, outras nem tanto.

Mas se você seguir as nossas recomendações, vai ter um felino saudável e ativo mesmo após a castração.

O post Castração de gatos: que mudanças físicas envolve? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
24 de Dezembro de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos