Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Por que meu gato está vomitando líquido amarelo?

Se o seu gato estiver vomitando líquido amarelo, é importante levar ao veterinário para descobrir a causa.

O vômito amarelo pode ser um sinal de problemas graves no estômago, como úlceras ou infecções. Pode também ser causado por alergias, intoxicação por alimentos ou algum tipo de doença metabólica.

O diagnóstico preciso só pode ser estabelecido por um profissional da saúde animal. Portanto, se o seu gato estiver vomitando líquido amarelo, é importante consultar o veterinário o mais rápido possível.

Por que os gatos vomitam líquido amarelo?

gato dormindo

Gato dormindo – Foto: Freepik

Os gatos vomitam líquido amarelo por várias razões. Uma das principais razões é que eles comem muito rápido, o que causa o refluxo de comida que é expelido como vômito.

Outra razão possível é que eles comem alimentos não apropriados, como espinhas de peixe ou outros objetos pequenos, que são expelidos do estômago.

Além disso, outras razões podem incluir doenças digestivas, infecções por vírus, alergias alimentares, e outras condições mais graves.

Se o seu gato estiver vomitando líquido amarelo regularmente, é importante levar o gato para um veterinário para verificar a causa.

Pancreatite pode ser a causa do gato está vomitando líquido amarelo

gato dormindo

Gato dormindo – Foto: Freepik

Gatos vomitam líquido amarelo devido a uma condição chamada pancreatite. Esta condição é grave e é caracterizada por inflamação e infecção no pâncreas.

A inflamação do pâncreas – pancreatite – é bastante rara em gatos. Mas se o animal não receber a devida atenção e não for iniciado o tratamento, a doença vai progredir, o que levará a sérios problemas de saúde e pode levar à morte do um animal de estimação.

Existem muitas razões pelas quais os gatos desenvolvem pancreatite:

  • Desordem alimentar. Este é o principal motivo. A doença pode ser provocada pela superalimentação do gato, levando ao desenvolvimento da obesidade e ao aparecimento de muitos problemas de saúde, ração de má qualidade e, na maioria das vezes, apenas o desejo de agradar o animal com a “sua” comida. Mas alimentos humanos defumados, condimentados, fritos e gordurosos com muito sal e aditivos artificiais podem causar doenças.
  • Hereditariedade. Algumas raças de gatos são mais propensas a esta doença do que outras devido a uma predisposição genética causada por inúmeras intervenções de seleção.
  • Intoxicação de vários tipos, desde alimentos estragados até a ingestão de álcool, produtos químicos domésticos, pesticidas, fertilizantes e substâncias contendo fósforo.
  • Várias doençaspo A causa do desenvolvimento da pancreatite pode ser devido ao diabetes mellitus, colecistite, doença hepática, especialmente obesidade e cirrose, toxoplasmose e outros tipos de infecção por protozoários, peritonite de natureza infecciosa e neoplasias malignas.
  • O uso de drogas: antibióticos, especialmente tetraciclina, diuréticos, drogas hormonais e sulfanilamida. Além disso, o uso de medicamentos humanos proibidos para uso em gatos, como o Paracetamol, pode se tornar uma fonte de problemas de saúde.
    Em alguns casos, a causa da inflamação do pâncreas não pode ser diagnosticada com precisão.

Acredita-se que os gatos siameses e representantes de raças orientais sofram de inflamação do pâncreas com mais frequência do que outros. Mas a doença pode se desenvolver em qualquer animal.

Principais sintomas

Os sinais de pancreatite são pronunciados em um ataque agudo no curso crônico da doença. Uma condição aguda é caracterizada por um início súbito com as seguintes manifestações:

  • Dor muito forte e insuportável, da qual o animal pode entrar em estado de choque.
  • O vômito, que se desenvolve pode ser incontrolável mesmo com o estômago vazio de um gato.
  • Estado lento, falta de qualquer reação. O animal tenta se esconder no canto mais distante e evita as pessoas.
  • Tocar no estômago causa dor intensa, o gato pode até morder ou arranhar o dono.
  • Diarreia ou falta completa de movimentos intestinais.
  • Desidratação grave, devido à qual os olhos do animal afundam e a pele dobrada não se endireita.

No curso crônico da inflamação, o gato começa a vomitar periodicamente, a digestão é perturbada, ocorrem problemas de excreção, observa-se principalmente diarreia, falta de apetite ou o animal come muito pouco.

Gastrite

gato dormindo

Gato dormindo – Foto: Freepik

Gatos vomitam líquido amarelo ocasionalmente, o que pode indicar que o animal possui gastrite, uma inflamação no estômago.

A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica, que se baseia em violações da secreção de enzimas digestivas. As razões podem variar, mas o fator mais comum é a desnutrição em gatos.

Na maioria das vezes, a doença é detectada de forma avançada devido ao “silêncio” dos animais de estimação, mas um dono atento poderá suspeitar de uma patologia em um estágio inicial.

A falta de tratamento pode levar ao desenvolvimento de tumores cancerígenos e à morte do animal.

Por que os gatos desenvolvem gastrite?

O estado do estômago dos animais de estimação é influenciado por muitos fatores externos e internos, dos quais as características da alimentação são da maior importância. Erros comuns que causam gastrite em gatos:

  • Rações de má qualidade, com aditivos químicos nocivos ao organismo do animal;
  • A comida contém ingredientes duros ou picantes, como ossos de galinha;
  • A comida está muito quente ou, inversamente, fria;
  • Produtos alimentares da “mesa comum” contendo sal, especiarias, aditivos alimentares e outros componentes prejudiciais ao animal;
  • Longos intervalos entre as refeições, alternando greves de fome com porções fartas de comida;
  • Dieta monótona;
  • Mudança brusca na alimentação.
  • A gastrite é inevitável se o gato absorver comida com avidez e rapidez, e também se não houver água em uma tigela separada (ou se for de má qualidade), enquanto o animal come ração seca.

Gato está vomitando líquido amarelo: sintomas de gastrite em gatos

gato está vomitando líquido amarelo

Dona está dando ração para o gato. Foto Freepik

No início da doença, os gatos podem apresentar sinais atípicos de gastrite, como letargia, falta de apetite e atividade anterior. Pode haver sintomas semelhantes a um leve envenenamento ou resfriado.

À medida que o processo inflamatório se desenvolve, a dor ocorre nos animais. Como o animal não pode dizer isso, o dono precisa ficar atento se o gato não permite tocar no estômago, força-o e fica alerta, mia melancolicamente em estado de calma ou depois de comer.

Às vezes, os gatos, calmos a ponto de adoecer, começam a se comportar de forma agressiva.

Você precisa levar seu gato ao veterinário o mais rápido possível se ele apresentar os seguintes sintomas de gastrite:

  • Regurgitação;
  • Vômito com sangue ou bile;
  • Constipação ou fezes soltas;
  • Mau hálito da boca;
  • Comida não digerida nas fezes;
  • Pelagem opaca;
  • Revestimento cinza ou esbranquiçado na língua;
  • Perda de peso;
  • Sede.

O apetite pode desaparecer completamente ou persistir. A vontade de comer, acompanhada de dores no estômago, leva ao fato do gato poder sentar-se sobre a tigela e sair sem tocar na comida.

A postura do animal também pode falar de dor: o gato abaixa a cabeça por um tempo e abre os membros. A gastrite urêmica complementa o quadro com problemas urinários e edema.

O prognóstico depende tanto do grau de negligência do processo quanto do tipo de doença. O tratamento oportuno da gastrite aguda termina favoravelmente.

A forma crônica, tipos eosinofílicos e linfoplasmocíticos de gastrite, é muito difícil de curar completamente.

A única opção para manter a saúde do pet neste caso é “mantê-lo” em dieta pelo resto da vida.

Mesmo que você consiga uma remissão de longo prazo, isso já significará uma vitória sobre a doença.

No que diz respeito à gastrite urêmica, a situação não é tão otimista – é impossível curar a patologia devido à insuficiência renal crônica.

Diabetes

gato está vomitando líquido amarelo

Gato Sphynx. Fonte: Freepik

Diabetes é uma doença comum em gatos. Os principais sintomas são aumento da sede, aumento da frequência na urina, perda de peso, aumento do apetite e vômitos.

Se o seu gato apresentar algum destes sintomas, é importante procurar um veterinário para realizar exames laboratoriais e descartar esta doença.

A diabetes pode ser tratada com dietas específicas, medicamentos e, em alguns casos, com a administração de insulina. É importante prestar atenção à alimentação do seu gato e monitorar a sua saúde regularmente para prevenir o desenvolvimento desta doença.

As causas do diabetes tipo 1 geralmente são genéticas. Nesse caso, o pâncreas pode apresentar inicialmente um pequeno número de células beta, o que não proporciona a produção de insulina desejada. Outra razão para a produção insuficiente de insulina pode ser um processo autoimune ou tumoral no pâncreas.

Em gatos, o diabetes genético é relativamente raro. É encontrado principalmente na raça birmanesa. Estão sendo conduzidos estudos que sugerem que o diabetes em birmaneses (muito raramente – gatos siameses e gatos tailandeses) pode ser herdado. Nesse caso, gatos jovens, machos, costumam adoecer, a obesidade é um fator predisponente.

O diabetes tipo 2 era anteriormente conhecido como uma síndrome clínica na qual o pâncreas funciona normalmente, a insulina é produzida, mas por algum motivo as células se tornam resistentes à insulina e não respondem aos seus efeitos.

Por causa disso, com o tempo, o pâncreas reduz a produção de insulina e um círculo vicioso se fecha. Ao mesmo tempo, em gatos, como resultado do efeito tóxico da glicose, o amilóide pode ser depositado no pâncreas. A amiloidose também leva à atrofia e falência funcional desse órgão. Este tipo de diabetes é mais comum em humanos e gatos.

Os sinais mais comuns de diabetes em gatos são sede e micção profusa, até mesmo exaustiva. Via de regra, os donos de gatos percebem a doença já na fase madura, quando o animal começa a perder peso, se recusa a comer, fica letárgico.

Tais sintomas indicam a descompensação da doença. Até este ponto, o corpo lidava com altos níveis de glicose no sangue e os sinais de diabetes eram invisíveis.

Se notar estes sintomas no seu animal de estimação, deve consultar imediatamente um médico. Quanto mais cedo o diabetes for diagnosticado, melhor o prognóstico e mais cedo a remissão pode ocorrer.

Causas comuns de diabetes em gatos

O aparecimento da patologia é influenciado por fatores internos e externos. No primeiro caso, a anomalia é congênita.

Ao contrário das causas internas, as causas externas podem e devem ser tratadas por meio da prevenção. Essas incluem:

  • Desnutrição, caracterizada por superalimentação ou uso de produtos de má qualidade;
  • Estresse crônico e doença;
  • Iinfecções bacterianas e virais;
  • Falta de atividade física e;
  • Patologias do sistema cardiovascular;

Alimentando gatos com diabetes

Atenção especial em diabetes deve ser dada à nutrição:

  • Você precisa alimentar seu animal de estimação 4 vezes ao dia ao mesmo tempo.
  • Ao agendar alimentação e injeções, você precisa calcular o tempo em que a insulina no sangue está em seu nível mais alto (geralmente 3 horas após a injeção).
  • Dê preferência a uma dieta com baixo teor de carboidratos (até 5%), da qual o corpo extrai glicose.

Gato está vomitando líquido amarelo devido a doença renal

gato está vomitando líquido amarelo

Gato na caixa. Fonte: Freepik

Os gatos são mais propensos a desenvolver problemas renais graves do que os cães. Isso se explica por sua origem. Seus ancestrais – gatos africanos – sempre precisaram de água.

Além disso, a própria estrutura dos sistemas urinário e reprodutivo é de grande importância. Por exemplo, em gatos, o canal uretral é muito longo e estreito no final. Esse recurso contribui para bloqueios frequentes da uretra, o que leva à estagnação da urina e aumenta a carga nas estruturas renais.

Várias nefrites, inflamação da bexiga e urolitíase estão interligadas, causando problemas nos rins.

Causas comuns que levam a patologias renais graves incluem:

  • Condições impróprias para manter um gato;
  • Desnutrição e falta de acesso a água potável;
  • Hipotermia regular;
  • Envenenamento;
  • Infecções;
  • Neoplasias malignas;
  • Trauma;
  • Qualidade ambiental;
  • Estresse;
  • Medicação;
  • Características de idade dos gatos;
  • Predisposição genética;
  • Presença de vermes;
  • Doenças autoimunes (por exemplo, lúpus);
  • Insuficiência cardíaca (provoca pressão arterial baixa, o que reduz o fluxo sanguíneo para os rins.

Quando os rins começam a falhar, isso afeta todo o corpo do animal. As lesões mais perigosas são a insuficiência renal aguda e crônica, que, se não tratada, pode até levar à morte.

Para diagnosticar essas doenças, é feito um exame de sangue para dosagem de uréia e creatinina. Estes são os produtos de degradação das proteínas, e é por isso que estão na urina. Seu alto teor indica sérios problemas nos rins.

Gato está vomitando líquido amarelo devido a obstrução intestinal

Na medicina veterinária, a obstrução intestinal em gatos é caracterizada pela ausência de defecação e gases, pois o lúmen intestinal está fortemente obstruído.

A obstrução intestinal pode ser causada por muitos fatores. As causas incluem o seguinte:

  • Objetos estranhos e lã entrando no intestino, que o gato pode engolir acidentalmente. Esse motivo é o mais comum – até 80% de todos os casos.
  • Infestação por helmintos. Vermes vivos e mortos em quantidades excessivas se aglomeram em pedaços que bloqueiam completamente o lúmen intestinal.
  • As fezes secas formam um tampão apertado que fecha os intestinos. A constipação geralmente é resultado de desnutrição. Alimentos não digeridos e produtos de decomposição, entre outras coisas, também envenenam o corpo do animal.
  • Neoplasias malignas e benignas do intestino. Primeiro, os tumores provocam um bloqueio.
  • Paralisia dos intestinos. A causa da paralisia do órgão pode ser uma lesão na coluna vertebral, intestinos, doenças do sistema nervoso, etc.

Quais raças são mais suscetíveis

A obstrução intestinal pode ocorrer em qualquer gato, independentemente da idade ou sexo. Representantes de raças de pêlo comprido, por exemplo, persas, siberianos, Maine Coons, são mais suscetíveis a esse fenômeno.

Numerosas lãs que entram no estômago quando lambidas formam tricobezoares – tufos densos de cabelo. Eles são a causa mais comum de obstrução intestinal.

Na fase inicial, a obstrução praticamente não aparece. Sinais como náusea, constipação e inchaço devem alertar o proprietário.

À medida que a doença progride, o gato deixa de se interessar pela comida, não bebe. Isso se deve ao fato do estômago não esvaziar e aumentar devido aos alimentos não digeridos.

A náusea se transforma em vômito, cujos ataques são observados a cada 15 a 20 minutos. Às vezes, o vômito contém partículas de fezes.

Tratamento para vômito em gatos

O tratamento para vômito em gatos depende da causa subjacente. Se o vômito é devido a alguma condição médica, o tratamento pode incluir medicamentos para controlar a condição subjacente.

Se o vômito é devido a uma alimentação inadequada, o tratamento pode incluir a mudança para uma dieta de qualidade superior.

Se o vômito é devido a alguma condição de estresse, o tratamento pode incluir a redução do estresse.

O tratamento também pode incluir o uso de medicamentos para reduzir o vômito, como antieméticos. Se o vômito persistir, é importante consultar um veterinário para excluir outras causas, como infecções ou doenças.

Como prevenir o vômito em gatos

Prevenir o vômito em gatos é uma tarefa importante para mantê-los saudáveis e felizes. Uma das melhores formas de prevenir o vômito em gatos é garantir que eles tenham uma alimentação equilibrada e saudável.

Além disso, é importante manter a higiene da casa do gato e evitar a ingestão de objetos estranhos, como fios e outros materiais.

O uso de produtos para limpeza não tóxicos é importante para manter o ambiente seguro para o gato.

Outra dica é proporcionar ao gato água fresca e limpa, e se possível, oferecer alimentos de qualidade para gatos. Se o gato mostrar sinais de vômito, é importante consultar o veterinário o mais rápido possível para determinar a causa e encontrar o melhor tratamento.

O post Por que meu gato está vomitando líquido amarelo? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
07 de Março de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos