Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Furão está perdendo pelo: Saiba por que?

Se perguntar por que o furão está perdendo pelo é algo bastante comum entre as pessoas que possuem um animal de estimação deste tipo.

O furão, conhecido também como ferret, é um mamífero de pequeno porte, que faz parte da família dos mustelídeos.

No Brasil ele ainda não é tão popular quanto outras espécies de animais de estimação, mas ainda assim é um animal bastante simpático e, que está ficando cada vez mais comum.

Algo que chama a atenção nesses animais é o temperamento curioso, interativo e cativante. Mas antes de decidir levar um animalzinho desses para casa, você deve se certificar de realmente estar preparado.

Saber como cuidar do bichinho é importantíssimo, inclusive saber por que o furão está perdendo pelo em algumas situações.

Se você deseja saber mais sobre esse tema, continue lendo este texto, que está recheado de informações valiosas sobre os furões.

Por que meu furão está perdendo pelo: tipos de furão

Antes mesmo de se perguntar por que o furão está perdendo pelo, você deve conhecer melhor as características desta espécie.

A primeira coisa a se saber é que os furões podem ser de vários tipos, variando bastante em relação à coloração e ao comprimento da pelagem.

O tipo mais comum é o furão europeu, que possui a pelagem curta, em cores como champanhe, zibelina e preto, na maioria das vezes.

E se a imagem de um furão branco veio na sua mente, saiba que este realmente existe e faz bastante sucesso. No entanto, ele é mais raro.

Se você estiver se perguntando quais são realmente as cores de furão, deve saber que os principais são os seguintes:

  • Albino e branco
  • Sable
  • Sable preto
  • Champagne
  • Chocolate
  • Canela

Furão perdendo pelo: a alimentação faz a diferença

furão

Furão comendo ração. Fonte: Freepik

Mesmo que muitas vezes as pessoas não conheçam bem o estilo de vida do furão e a sua alimentação, é preciso entender que isso é bastante importante para que o animal se mantenha saudável.

Sendo assim, se o seu furão está perdendo pelo, a primeira coisa que você deve observar é se a alimentação dele está adequada.

Mas o que um furão, come, afinal? Bom, quando se fala na espécie, deve-se dizer que ela é carnívora.

Sendo assim, para garantir um bom estado de saúde do pet, ele deve receber uma alimentação rica em proteínas.

Por se tratar de um pet, cada vez mais existem produtos específicos para furões. E assim como acontece para cães e gatos, já existem rações completas e balanceadas para os furões.

Receber todos os nutrientes é algo fundamental para o bem estar, desenvolvimento e saúde do pet.

É aconselhado que as rações tenham mais de 35% de proteína de alta disponibilidade. Ou seja, que possa ser absorvida pelo organismo do animalzinho.

Deve-se ter atenção também aos níveis de vitaminas e minerais de que o animalzinho necessita para o seu desenvolvimento e atividades.

Boa alimentação melhora expectativa de vida

Uma alimentação de qualidade não está relacionada apenas com uma pelagem bonita e boa disposição.

O animal que recebe os nutrientes e a energia de que necessita também costuma viver mais. Um animal bem cuidado vive de oito a dez anos na maioria dos casos.

Mas é claro que existem aqueles animais que conseguem viver ainda mais do que essa média. Isso vai depender dos cuidados, fatores ambientais e, também da genética do indivíduo.

O furão é um bom animal de estimação?

furão

Furão fazendo pose. Fonte: Freepik

No Brasil, não é muito comum as pessoas terem um furão como pet, mas em outros países esses animais já são bastante populares.

Se você está em dúvidas sobre adotar ou não um animalzinho desses, precisa conhecer os principais motivos que fazem desta uma ótima ideia.

Furões são amorosos e sociáveis

Assim como acontece com qualquer animal, cada furão possui um comportamento particular, mas de maneira geral, esses são animais sociáveis e que se apegam bastante às pessoas.

É claro que tudo depende muito da maneira como esse animalzinho é criado, uma vez que ele precisa ser bem tratado e estar acostumado com a presença de pessoas para que realmente se sinta confortável e se apegue.

Eles são alegres e cheios de vida

Se você já viu um furão, deve ter percebido o quanto eles são agitados e adoram brincar e se movimentar.

É muito lindo perceber o quanto esses animais são cheios de vida e, isso também espalha muita alegria aos tutores humanos.

No entanto, deve-se considerar o outro lado dessa situação, que é o fato de que os furões demandam uma boa rotina de atividades físicas e brincadeiras para se sentirem felizes e plenos.

Podem viver bem com pouco espaço

É claro que não estamos falando aqui de manter o furão em uma gaiola, afinal de contas, esse bichinho precisa de espaço para se movimentar.

No entanto, se você mora em uma casa pequena, tem pouco quintal ou deseja um pet que possa viver bem em um apartamento, então o furão é uma boa escolha.

Furões não fazem barulho e dormem bastante

Assim como outras espécies animais, os furões vocalizam. No entanto, de maneira geral eles são bem silenciosos.

Eles emitem sons apenas quando é muito necessário, ou seja, quando se sentem mal, estão feridos ou assustados.

Ademais, eles costumam passar bastante tempo dormindo. Até mesmo bem mais do que acordados.

Esses animais gostam bastante de passear

Além de serem bem enérgicos, esses animais adoram passear na rua. Então, dar umas voltinhas é uma excelente maneira de gastar a energia extra do seu pet.

Mas é claro que se deve ter um equipamento adequado para a espécie, ou seja, uma coleira que se adapte perfeitamente ao corpinho do furão.

Essa é uma forma bastante eficiente de diminuir os níveis de estresse também. Então, se o furão está perdendo pelo por conta de estresse, passear com ele é uma ótima maneira de reverter a situação.

Eles são muito espertos

Muita gente nem imagina isso, mas os furões possuem uma inteligência muito boa e, inclusive conseguem desempenhar uma série de atividades diferentes.

Muito curiosos e animados, eles estão sempre buscando por coisas novas e aprendendo mais sobre o mundo.

Por que meu furão está perdendo pelo: a troca é natural

Furão na rede. Fonte: Freepik

Se você está preocupado com o porque o furão está perdendo pelo, antes de mais nada deve averiguar se esta não é uma mudança normal.

Na maioria dos casos o tutor se assusta com a quantidade de pelos que se soltam, mas a condição é absolutamente normal.

Quem tem um animal dessa espécie deve estar ciente de que o pet troca de pelo quatro vezes por ano.

O pelo mais denso e mais bonito chega junto com o inverno, uma vez que o animalzinho precisa dessa proteção contra o frio.

O pelo fica mais bonito, macio, fofinho e, com um aspecto até mesmo mais atrativo. Mas conforme a primavera começa a se aproximar, as temperaturas começam a aumentar.

Com isso o furão deve perder aquela pelagem tão densa, adquirindo um casaco um pouco mais leve, que seja adequado para este período mais quente.

E quando o verão se aproxima, a queda de pelo é ainda mais intensa, uma vez que o animal deve receber um pouco de ventilação na pele para ficar mais fresquinho.

Sendo assim, é absolutamente normal se o furão está perdendo pelo no período de mudança. Mas nesse caso, o animal não vai ter falhas no pelo e nem lesões na pele, que são característicos de dermatites.

Depois, quando o outono se aproxima, os furões começam a recuperar a pelagem e, nesse período ela começa a ficar mais densa novamente.

E com a chegada do inverno a pelagem fica no seu máximo e, todo o ciclo de troca de pelo do animal recomeça.

Escovação ajuda se o furão está perdendo peso

Furão tirando foto. Fonte: Freepik

O furão é um mustelídeo e, não possui os mesmos traços de domesticação que a maioria dos cães já tem.

Apesar disso, o furão é um animal bem tranquilo de maneira geral, que tolera muito bem a interação com o ser humano.

Mas para que isso se dê de uma maneira bem tranquila, o pet deve ser acostumado desde cedo a ser manipulado.

É importante que um tutor que tenha um furão conheça muito bem a espécie, que saiba como tratar os animais

Eles se assustam facilmente e, por isso é preciso ter muito cuidado com a força aplicada a eles, evitando assim o desconforto.

Tento isso em mente, você deve pensar em como escovar o animal. Se o furão está perdendo pelo, é importante escovar ele com maior frequência para remover os fios mortos.

Mas isso deve ser feito sempre com acessórios adequados e indicados para essa espécie e, sem que se aplique uma força muito grande sobre o corpo, pois isso pode incomodar e machucar.

É indicado escovar o furão usando uma escova que tenha cerdas macias. A melhor maneira de remover o pelo morto é começar escovando primeiramente no sentido contrário ao do crescimento dos fios.

Depois continue escovando o animalzinho, desta vez no sentido correto e, fazendo movimentos bem mais longos. Procure fazer isso pelo menos duas vezes por semana se o furão está perdendo pelo.

Por que o furão está perdendo pelo? Outros motivos

Furão deitado na cama Fonte: Pixabay

Além das trocas de pelagem que são normais e acontecem mais ou menos quatro vezes por ano, se o furão está perdendo pelo pode haver outro motivo por trás.

O mais comum é que o animalzinho tenha uma alimentação inadequada. Esses são pets que necessitam de pelo menos 38% de proteínas e até 20% de gorduras.

Os furões são carnívoros e não podem ser alimentados com qualquer coisa. Portanto, é fundamental conhecer muito bem os hábitos desses pets para evitar falta de vitaminas, minerais e nutrientes em geral.

Se a alimentação estiver desbalanceada, a perda da pelagem será um dos primeiros sinais a se manifestar.

Sendo assim, se isso acontecer com o seu pet, o melhor a fazer é conversar com o médico veterinário e ajustar a dieta.

Além disso, o furão pode ser problemas de pele, as chamadas dermatites, da mesma maneira que acontece com cães e gatos.

Nesse caso, junto com a queda geralmente é possível visualizar algum tipo de lesão, como vermelhidão, descamação ou, até mesmo pus.

Quando isso acontece, geralmente o pet tem coceira e você logo deve perceber o incomodo dele em relação a isso.

Outra causa de furão perdendo pelo que vale a pena comentar aqui é o estresse. Se esses animais não gastarem a energia acumulada e não tiverem um manejo adequado, pode ser que desenvolvam comportamentos inadequados por estresse.

Eles são sensíveis a grandes alterações ambientais, barulhos e estressores de maneira geral. Por isso, sempre mantenha o animal em um local adequado e, forneça a ele tudo o que ele necessita para se manter bem.

Brinquedos e outros tipos de enriquecimento ambiental ajudam a deixar o pet mais relaxado, evitando assim que ele se coce, morda ou, até mesmo que arranque os seus pelos com a boca.

Por fim, a última questão sobre a qual trataremos aqui é que se o furão está perdendo pelo pode ser que ele não esteja dormindo adequadamente.

É importante conhecer bem o estilo do animal e as suas características, sabendo que o furão é crepuscular.

Ou seja, ele tende a dormir muito durante o dia e, a ficar bastante ativo no período noturno. Sendo assim, quando anoitece o furão acorda.

Então, quem cria o furão como pet deve respeitar essa particularidade do animal, uma vez que o sono inadequado é extremamente prejudicial.

Conclusão

Furões podem ser excelentes animais de estimação, mas assim como acontece com todas as espécies, o tutor deve conhecer bem o pet e saber exatamente como cuidar dele da maneira mais adequada.

Estar atento à saúde do animal é fundamental e, se o furão está perdendo peso, deve-se buscar encontrar a causa.

Existem muitos motivos prováveis, mas na maioria dos casos se trata apenas de uma troca normal por mudança de estação.

De qualquer forma, sempre observe e tende entender o porque o furão está perdendo pelo para ver se não há nenhum problema mais grave acontecendo.

O post Furão está perdendo pelo: Saiba por que? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
22 de Janeiro de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos