Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Dentes dos ratos: 5 fatos que vocẽ precisa saber!

Você já deve ter se perguntado se existem peculiaridades quando se fala nos dentes dos ratos e, realmente existem várias.

Os dentes incisivos dos roedores são bastante característicos, uma vez que eles possuem as raízes abertas, o que permite que cresçam ao longo de toda a vida do animal.

Isso é bem diferente do que acontece com os humanos, que possuem as raízes dos dentes fixas e, por isso, uma vez que eles se estabelecem, não se renovam e nem crescem mais.

Esse crescimento contínuo dos dentes incisivos dos ratos é importante para que o animal possa ter o seu hábito de roer objetos, característico da espécie.

Mas acompanhe esse texto para descobrir alguns fatos sobre os dentes dos ratos que são tão interessantes.

Entenda mais sobre os dentes dos ratos e características da espécie

Ratos Foto: Pixabay

Os ratos são animais conhecidos por terem um corpinho ovalado, com focinho pontudo, orelhas redondas e pequenas, além de uma cauda longa em relação ao corpo e, quase sem pelos na sua superfície.

Rato é uma classe que abrange algumas espécies, dos quais os principais são o Mus musculus, ou rato doméstico e, Rattus rattus e Rattus norvegicus, que são mais comuns em ambiente aquático e em esgotos.

Ratinhos também podem ser animais de estimação para algumas pessoas, mas o mais comum é que esses animais fiquem em ambientes naturais.

No ambiente silvestre os ratos são extremamente importantes para a continuidade da cadeia alimentar, uma vez que eles servem de alimento principalmente para aves de rapina.

Em ambiente doméstico, esses animais são considerados furtivos, uma vez que podem invadir casas e armazéns para roubar alimentos.

E independentemente do ambiente onde estiverem, esses animais podem provocar uma série de estragos.

Isso porque possuem dentinhos poderosos, que são capazes de roer diferentes tipos de materiais, incluindo metal.

É assim que os ratos conseguem provocar grandes estragos em casas, fazendas e nos esgotos, roendo encanamentos, fios e outras estruturas.

Nesse contexto eles são considerados pragas e, é isso que leva muita gente a usar armadilhas para a captura desses pequenos animais.

Por mais que isso possa ser um incomodo para os humanos, deve-se perceber que esse hábito de roer é natural desses animais e, inclusive é por isso que eles possuem dentes tão grandes, que crescem continuamente por conta da sua raiz aberta.

Predados, mas bem adaptados

dentes dos ratos

Rato assustado Foto: Pixabay

Os ratos são animais pequenos, que ficam em níveis mais baixos nas teias alimentares e, por isso, são predados por várias espécies de animais.

Aves de rapina, raposas, serpentes e, até mesmo cães e gatos são alguns dos animais que costumam predar ratos em diferentes ambientes.

Mesmo assim, o rato foi capaz de se adaptar aos mais diversos ambientes terrestres e, por isso é considerado um dos animais mais bem sucedidos entre os mamíferos.

Graças a isso esses animais atualmente ocupam grande parte dos ambientes terrestres existentes.

Dentes dos ratos – Pragas que transmitem doenças?

Além de serem considerados pragas por espalharem destruição por onde passam, os ratos também são discriminados por serem potencialmente transmissores de algumas doenças graves.

Todo esse preconceito contra os roedores começou lá atras na história da humanidade, em um período em que os ratos começaram a viver cada vez mais próximos dos humanos para obterem alimentos mais facilmente.

Os humanos possuem o hábito de armazenar comida, inclusive grãos e, os ratos sempre se aproveitaram disso.

Dessa maneira as cidades começaram a ficar cada vez mais cheias de ratos. Em um certo momento, muitas pessoas começaram a desenvolver a doença peste bubônica, provocada pela picada da pulga de ratos contaminados.

Além dessa doença gravíssima, esses roedores são frequentemente associados também a outros problemas, como a salmonelose, tifo murino, escabiose e leptospirose.

Fatos sobre os dentes dos ratos

dentes dos ratos

Rato se limpando Foto: Pixabay

Até mesmo o próprio nome sugere que os animais pertencentes ao grupo dos roedores são conhecidos justamente por terem o hábito de roer objetos frequentemente.

Para que isso seja possível, essas estruturas devem ser grandes e fortes. Por outro lado, roer objetos a vida toda não é fácil, uma vez que os próprios materiais desgastam dos dentes deles.

Quando se trata de falar sobre os dentes dos ratos, existem alguns fatos bastante interessantes, uma vez que eles são importantíssimos para esse grupo. Veja as principais informações a seguir:

  1. Os dentes incisivos são os maiores: esses são os dentes que ficam bem na frente e, que se destacam nos roedores por serem bem grandes e pontudos;
  2. Eles crescem continuamente: roedores gastam os seus dentinhos constantemente, uma vez que os utilizam para quebrar e desgastar vários tipos de materiais, até mesmo os mais rígidos. Dessa forma, é preciso sempre repor essas estruturas;
  3. Possuem um formato de meio círculo: se você já viu um ratinho de perto, deve ter percebido que o formato dos dentes é bem peculiar nessa espécie. Eles são como que na forma de meio círculo, que facilita bastante o posicionamento sobre os objetos e, também ajuda no desgaste deles conforme o rato movimenta a sua boca;
  4. Não possuem a raiz fechada: ao contrário dos humanos, que possuem dentes fixos, os ratos possuem a raiz aberta, que permite o crescimento constante das estruturas. Sendo assim, os dentes dos ratos nunca param de crescer e, por mais que desgastem, sempre parecem grandes;
  5. A dentina é exposta na parte posterior: isso faz parte da adaptação das estruturas dentárias desses animais para que possam crescer continuamente.

Dentes dos ratos – Roer é importantíssimo

Roedores precisam roer. Isso mesmo. Por mais que essa frase possa parecer obvia, essa é uma informação de grande importância em relação ao comportamento, saúde e bem estar desses animais.

O fato de os dentes dos ratos crescerem como forma de renovação é ótimo para que esses animais possam se alimentar.

Isso também faz parte da adaptação deles aos mais diversos ambientes, uma vez que conseguem roer praticamente qualquer coisa.

Isso é importantíssimo para a alimentação, locomoção e, portanto, para a sobrevivência do animal de maneira geral.

No entanto, o outro lado disso tudo é que não roer pode ser extremamente prejudicial. Isso porque os dentes dos ratos possuem o formato de semicírculo e, se por acaso não param de crescer acabam formando uma dobra sobre si mesmo.

Se isso acontecer acaba provocando fortes dores no animalzinho, além de impedir que ele se alimente adequadamente.

Se isso acontecer com um roedor doméstico, é possível reverter o quadro fazendo o corte dessa estrutura.

No entanto, se o problema ocorre com um rato selvagem, isso pode significar a morte dele de uma maneira bastante desagradável, uma vez que ele vai parar de se alimentar e o seu organismo vai sofrer com a falta de energia.

Parta evitar que isso aconteça, não importa o que seja, comida ou não, os roedores estão constantemente em busca de objetos nos quais possam desgastar e afiar os seus dentes.

Um pouco sobre o modo de vida desses animais

dentes dos ratos

Rato comendo Foto: Pixabay

Ratinhos possuem essencialmente um hábito de vida noturno, de modo que ficam bem mais ativos ao anoitecer.

Juntamente com essa característica, pode-se enfatizar a visão dos ratinhos, que se mostra um tanto quanto limitada.

Mas isso não significa que eles sejam indefesos, uma vez que conseguem compensar essa questão com uma excelente audição e olfato.

Isso é mais do que suficiente para que esses pequenos animais possam localizar comida e evitar predadores.

Quando em ambiente natural, os ratos são capazes de construir complexos de tocas impressionantes.

Essas estruturas costumam ser bem complexas, dotadas de entradas, túneis e, também de algumas rotas alternativas por onde os pequenos roedores possam fugir.

A forma como esses animais podem construir tais estruturas ainda é algo bastante complexo e, que deixa os humanos em dúvida.

Por isso, alguns cientistas se interessam muito pelo comportamento dos ratos de maneira mais aprofundada.

De acordo com novos estudos avaliando o material genético dos ratos mostra que eles são capazes de desenvolver projetos arquitetônicos complexos de tocas porque contam com essa informação no seu DNA.

dentes dos ratos: A reprodução nos ratos

Os dentes dos ratos foram importantes adaptações aos diferentes ambientes, que são fundamentais para a sobrevivência das espécies.

No entanto, quando se fala em manutenção de uma espécie, a forma como ela se reproduz também é extremamente relevante.

E os ratos se saem muito bem também em relação a esse aspecto, sendo reprodutivamente bem adaptados.

A maturidade sexual do animalzinho acontece por volta dos cinquenta dias de idade, tanto para fêmeas quanto para machos.

No entanto, não é raro que as ratas já comecem a se reproduzir entre os 25 e 40 dias de vida. Outra questão sobre elas é que o ciclo estral ocorre em qualquer momento e, a ovulação ocorre espontaneamente.

Outro ponto relevante é que a gestação dura apenas vinte dias, mais ou menos e, uma única rata pode gerar de 10 a 12 descendentes.

Por serem mamíferos, os ratinhos também amamentam os seus filhotes durante algum tempo, até que eles estejam prontos para se alimentarem sozinhos.

Conclusão

Os dentes dos ratos são realmente incríveis, sobretudo porque podem crescer sem parar ao longo de toda a vida do animal. Você já conhecia essa informação?

O post Dentes dos ratos: 5 fatos que vocẽ precisa saber! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
15 de Janeiro de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos