Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que fazer ao adotar um cachorro?

Translator

 

A adoção de pets é realmente um gesto incrível, mas, nem sempre sabemos o que fazer ao adotar um cachorro, concorda? Com tanta emoção neste momento, podemos ficar confusos acerca de qual decisão tomar primeiro, o que fazer e o que não fazer, e assim por diante.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas e sugestões que podem te ajudar a lidar com este momento da melhor forma. Confira as dicas do Portal do Dog e vamos juntos tornar essa experiência de adoção ainda melhor!

O que fazer ao adotar um cachorro?

Foco na patinha do cachorro. Foto: Canva.

O que fazer ao adotar um cachorro?

Existem alguns cuidados que devemos considerar e algumas coisas a fazer ao adotar um cachorro. Dessa maneira, é possível oferecer o que há de melhor para os nossos amigos de quatro patas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.

A seguir, listamos alguns pontos de atenção bem importantes, dê só uma olhadinha:

  1. Preparação o espaço do cachorro;
  2. Visita ao veterinário;
  3. Montagem do cardápio saudável;
  4. Rotina de exercícios e atividades;
  5. Enriquecimento ambiental;
  6. Treinamento e adestramento;
  7. Socialização;
  8. Itens de higiene e cuidados diários;
  9. Identificação;
  10. Segurança em casa;
  11. Disponibilidade de tempo.

Para que possamos oferecer o melhor aos pets, vamos ver, com mais detalhes, o que fazer ao adotar um cachorro nos tópicos abaixo? Então continue lendo!

1. Preparação o espaço do cachorro

Uma das principais coisas a se fazer ao adotar um cachorro é preparar o lugar onde ele passará a maior parte do tempo dele. Afinal, ele precisa de uma área para descansar, brincar, comer, fazer suas necessidades etc.

Para isso, é importante delimitar a área que o cachorro poderá circular, como quintal, cômodos da casa que serão permitidos, etc. Depois disso, é preciso preparar o cantinho do cachorro, que pode ter itens como:

  • Almofada ou cama;
  • Potes para comida;
  • Tapete higiênico;
  • Brinquedinhos;
  • Etc.

É importante que a área da alimentação seja um pouquinho distante da área de descanso e de fazer as necessidades, mas tudo precisa estar preparado, organizado e disponível para ele.

Além disso, fiscalize se a área é livre de fios elétricos, produtos de limpeza ou outros tipos de itens que possam causar acidentes e machucar seu amigo peludo.

Veja também: Por que os probióticos são importantes para a saúde intestinal dos cães?

O que fazer ao adotar um cachorro?

Cachorro usando lencinho no pescoço. Foto: Canva.

2. O que fazer ao adotar um cachorro: Visita ao veterinário

A visita ao veterinário também é fundamental quando pensamos no que fazer ao adotar um cachorro. Nessa primeira consulta, é possível:

  • Tirar dúvidas sobre cuidados importantes com o pet;
  • Aprender mais sobre alimentação;
  • Colocar a vacinação em dia;
  • Vermifugar ou medicar para outras condições que sejam necessárias;
  • Fazer um checkup para verificar se está tudo ok;
  • Entre outras possibilidades.

Além disso, é uma forma de monitorar o desenvolvimento e a saúde do animal, de modo a prevenir problemas e oferecer muito mais saúde e qualidade de vida ao amigo pet.

Se você tiver algum questionamento específico sobre os cuidados com o seu novo amiguinho, lembre-se de que o veterinário poderá te ajudar nesse caso.

Lembre-se, ainda, de conversar com o veterinário sobre a necessidade da castração do cachorro, pois esse assunto também é extremamente importante e tem tudo a ver com a saúde do animal. Afinal, a castração protege contra doenças e ainda garante o combate à superpopulação de animais.

3. Montagem do cardápio saudável

Os cuidados com um animal de estimação são diários, pois precisamos oferecer uma alimentação que seja saudável e equilibrada para ele. Nesse caso, é interessante conversar com o veterinário para que ele apresente a você a melhor opção de ração para o seu pet, por exemplo.

É muito importante escolher rações de qualidade e que tenham todos os nutrientes que seu pet precisa. Também lembre-se de considerar a opção de ração para castrados e não castrados, pois esse é outro ponto de atenção importante.

Se quiser investir em uma alimentação mais natural, só faça isso se conversar com o veterinário e garantir que a sua escolha seja realmente alinhada às necessidades do animal.

Afinal, não é qualquer tipo de alimento natural que podemos oferecer aos pets, ainda mais porque existem ingredientes que consumimos e que são considerados tóxicos para os animais, como cebola e uvas.

Por isso, monte um cardápio saudável sempre baseado nas recomendações de especialistas, combinado?

Veja também: 7 Alimentos Perigosos para gatos – o que evitar para garantir a saúde do seu felino

O que fazer ao adotar um cachorro?

Cachorrinho filhote deitado. Foto: Canva.

4. O que fazer ao adotar um cachorro: Rotina de exercícios e atividades

Uma das coisas para se fazer ao adotar um cachorro é montar uma rotina qualificada de exercícios e atividades. Isso porque, os pets precisam desse tipo de atividade todos os dias.

Esses exercícios promovem mais saúde, bem-estar e até mesmo felicidade ao animal. Porém, é importante lembrar que cada raça, porte de cachorro e idade interferem nos exercícios e na intensidade das práticas.

Por isso, novamente, é importante conversar com o veterinário para não errar na hora de montar uma boa rotina para o seu amigo de quatro patas, ok?

Além disso, lembre-se de que esse tipo de atividade é uma responsabilidade diária, que deverá ser colocada em prática com frequência, e não algo para ser feito eventualmente, combinado?

E com relação às atividades, também é importante oferecer aquelas que promovem diversão, entretenimento e bem-estar ao seu pet. Você pode oferecer diferentes brinquedos para isso, desde que mantenha seu amigo ativo e feliz.

5. Enriquecimento ambiental

Se você acabou de adotar um pet, possivelmente já deve ter ouvido falar em enriquecimento ambiental, não é mesmo? Esse enriquecimento diz respeito ao preparo do ambiente onde o animal de estimação passará a maior parte do dia.

Esse ambiente precisa estimular a mente e o corpo do pet, para que ele tenha uma vida ativa e possa ficar entretido, combatendo o tédio, a ansiedade e o estresse.

O espaço precisa ser atrativo, ter atividades diferentes e estimulantes, que promovem mais qualidade de vida. Para isso, você pode:

  • Oferecer diferentes brinquedos;
  • Formar circuitos para o pet percorrer;
  • Disponibilizar brinquedos interativos que dispensam comidinhas;
  • Oferecer alguns tipos de brincadeiras e itens que desafiem o cognitivo do animal; etc.

Esse tipo de estrutura é importante, inclusive, para combater os comportamentos destrutivos de alguns animais. Afinal, se eles se sentem no tédio e sem nada para fazer, é bem provável que acabem gastando energia com atividades pouco interessantes, como roer móveis, estragar objetos, cavar, etc.

Para saber mais, leia o nosso conteúdo completo sobre enriquecimento ambiental: Veja algumas ideias de enriquecimento ambiental para cães

O que fazer ao adotar um cachorro?

Cachorro peludo olhando par a câmera. Foto: Canva.

6. O que fazer ao adotar um cachorro: Treinamento e adestramento

Um animal de estimação precisa de treinamento e adestramento para manter comportamentos mais equilibrados e saudáveis. Dessa maneira, é possível que o pet aprenda a fazer xixi no lugar certo, além de compreender alguns comandos de obediência, como “vem” e “senta”.

É importante ter em mente que esses treinamentos não focam meramente no fato de o cachorro obedecer ou não o tutor, mas, sim, é uma forma de manter a segurança do animal.

Por exemplo, se você for passear em um lugar público com o animal, é muito importante que ele atenda ao seu chamado quando estiver correndo perigo. Pois imagina se ele correr para o meio do trânsito e não escutar você o chamando? Pois é.

Além disso, o treinamento também é importante para ensinar que o cachorro fique sozinho por períodos curtos, que podem aumentar gradativamente, a fim de combater a ansiedade e oferecer a ele o suporte necessário para ficar tranquilo na ausência dos tutores.

7. Socialização

Uma das principais coisas a se fazer ao adotar um cachorro é começar a estimular a socialização dele. Mas o que seria essa socialização?

O pet precisa aprender a lidar com outros cachorros e animais, bem como com outros seres humanos e situações. Se o cachorro é isolado apenas em um tipo de ambiente, com estímulos muito repetitivos, ele poderá ter grandes dificuldades para enfrentar mudanças e acontecimentos inesperados.

Em contrapartida, um cachorro que é exposto a diferentes situações, de forma controlada e positiva, consegue ser mais resiliente quando as coisas parecem sair do eixo.

Por outro lado, um pet sem exposição nenhuma pode se tornar extremamente nervoso, ansioso ou até agressivo frente a situações diversas. É o caso de cães que atacam as visitas, por exemplo.

Eles precisam aprender que existem muitas outras pessoas e situações, e não apenas aquelas que acontecem dentro de casa. Desse modo, ele conseguirá ter um repertório interno mais significativo e, quem sabe, que o torne ainda mais resiliente em momentos específicos.

Veja mais: Socialização contínua: por que você não pode deixar de socializar o seu dog

O que fazer ao adotar um cachorro?

Cachorro fofo curtindo ao ar livre. Foto: Canva.

8. Itens de higiene e cuidados diários

A higiene dos pets é um dos pilares da saúde deles e, por isso, não pode ficar de fora da nossa lista do que fazer ao adotar um cachorro. Vejamos alguns pontos que podem ser considerados nesse caso:

  • Escovação dos pelos: Escovar os pelos do cachorro diariamente é muito importante, especialmente se a pelagem for muito longa. Dessa forma, é possível combater a formação de nós e também podemos manter os pelos mais limpinhos e bonitos. Vale ressaltar que animais de estimação com pelos curtos também precisam dessa escovação, só que numa frequência menor;
  • Banho: O banho deve ser dado em um intervalo adequado ao tipo de pelo, raça e estilo de vida do cachorro – mas deve acontecer com uma certa regularidade. Para saber como oferecer uma rotina de banho adequada, converse com o veterinário sobre o assunto. Lembre-se de adquirir produtos específicos para cães, como shampoos, sabonetes, itens para limpar orelhas, etc.;
  • Saúde bucal: Cuidar dos dentes do cachorro também é algo que precisa entrar na sua rotina. Isso porque eles precisam de uma rotina de escovação semanal para prevenir problemas como tártaro e doenças periodontais. Inclusive, pode ser que você tenha que levar seu pet para uma limpeza dental de vez em quando. E, ah! Não se esqueça de adquirir escova e pasta de dente própria para cachorros, ok?;
  • Corte das unhas: Elas precisam ser cortadas eventualmente, para garantir que o cachorro não se machuque com a unha muito grande. Além disso, as patinhas e as unhas por si só devem ser sempre limpinhas, especialmente se o cachorro passa bastante tempo dentro de casa;
  • Limpeza de orelhas: Por fim, lembre-se de fazer a limpeza das orelhas do seu amigo de quatro patas, com itens específicos para isso que você encontra em pet shops. Esse cuidado é ainda mais importante em casos de cães com orelhas caídas.

Montar um kit de higiene para o cachorro pode ser um bom caminho para manter a rotina de cuidados adequadamente.

9. O que fazer ao adotar um cachorro: Identificação

A identificação do cachorro é fundamental para manter a segurança do animal, mesmo quando ele fica preso dentro do quintal de casa. Isso porque o cão pode encontrar, em alguns momentos, uma forma de dar uma escapadinha, e ter uma identificação pode fazer toda a diferença.

Para isso, você pode apostar no uso de placas de identificação na coleira, com número de telefone do tutor e nome do cachorrinho. Ou então, pode usar coleiras que também tenham rastreamento via GPS, o que pode facilitar na hora de saber por onde o cãozinho tem andado por aí.

Alguns tutores também gostam da ideia de usar um microchip, mas é necessário avaliar isso de forma detalhada e verificar se realmente á uma opção que você acredita ser viável para o caso do seu amigo peludo.

Veja mais: Microchip para cachorro VS Rastreador com GPS: Qual o melhor para seu cão?

10. Segurança em casa

Uma das principais coisas a se fazer ao adotar um cachorro é uma verdadeira inspeção em nossas casas, a fim de avaliar se as áreas onde o cachorro passará os seus dias são realmente seguras e preparadas para ele.

Por exemplo, é importante verificar se o jardim e a casa são à prova de fugas, com portões e cercas bem instalados para o cachorro se manter dentro lar com segurança. Além disso, precisamos inspecionar e verificar se há substâncias químicas ao alcance do animal de estimação ou se ele está protegido desse tipo de risco.

Os fios de energia também devem ser tirados da altura do cachorro, assim como eletrônicos e itens que podem causar acidentes com choque elétrico.

Em casos de apartamentos ou casas com áreas mais altas, as telas de segurança deverão ser instaladas para evitar acidentes com quedas.

Outro ponto de atenção é a remoção de itens que possam ser engolidos, uma vez que podem causar obstruções intestinais e asfixia. É o caso de pequenos objetos, como moedas, que às vezes deixamos por aí.

E não podemos nos esquecer de um cantinho para descanso que seja seguro, confortável e silencioso, a fim de manter o bem-estar e a qualidade de vida do pet.

O que fazer ao adotar um cachorro?

Cachorro com carinha de desconfiado. Foto: Canva.

11. O que fazer ao adotar um cachorro: Disponibilidade de tempo

Por fim, não podemos nos esquecer de que ao adotar um cachorro nós vamos precisar oferecer carinho, atenção e interação. Isto é, precisamos ter tempo disponível para conviver com o animal, promovendo bem-estar físico e emocional a ele.

Nós precisamos oferecer passeios diários, brincadeiras, momentos de carinho, cuidados com a higiene e tudo que vimos no decorrer deste conteúdo.

Esses cuidados ajudam a prevenir problemas comportamentais e situações de estresse e ansiedade, desencadeando uma rotina mais saudável ao nosso pet.

Esteja preparado para essa jornada importante e aproveite a alegria de ter um pet em casa. Acredite, é incrível!

Veja também: Erros na hora de adotar um cachorro: Conheça quais são!

O post O que fazer ao adotar um cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti