Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como reduzir a ansiedade do cachorro?

Aprender a reduzir a ansiedade do cachorro é fundamental para promover mais saúde e bem-estar ao pet. Afinal, a ansiedade pode causar diversos efeitos nocivos na saúde do seu amigo de quatro patas, não é mesmo?

Pensando nisso, nós do Portal do Dog preparamos este artigo com diversas dicas, sugestões e orientações relacionadas a esse assunto. Acompanhe e saiba mais!

reduzir a ansiedade do cachorro

Cachorrinho deitado na cama ao lado do notebook. Foto: Canva.

Como reduzir a ansiedade do cachorro?

Apesar de não haver uma fórmula mágica e infalível para reduzir a ansiedade do cachorro, existem alguns cuidados que podem, realmente, trazer benefícios para o cachorro.

A boa notícia é que esses cuidados nem são tão difíceis assim, e, aos poucos, podemos incorporá-los na rotina do dia a dia. Vejamos uma lista com diversas opções:

  1. Exercícios regulares;
  2. Socialização adequada;
  3. Treinamento de obediência;
  4. Ofereça brinquedos para cães e entretenimento;
  5. Cuidado com os principais gatilhos;
  6. Crie uma rotina consistente;
  7. Monte um lugar seguro;
  8. Cuidado com as punições;
  9. Não reforce os comportamentos ansiosos;
  10. Forneça um ambiente rico em entretenimento;
  11. Converse com um veterinário.

A seguir, vamos explicar cada um desses pontos, para ser mais fácil compreender como reduzir a ansiedade do cachorro.

Veja também: Onde o cachorro deve dormir à noite?

1. Exercícios regulares para reduzir a ansiedade do cachorro

Os exercícios físicos são peça-chave na saúde e no bem-estar dos nossos amigos de quatro patas. Esses exercícios ajudam de diferentes formas, como:

  • Combatem o tédio que pode ser negativo para os animais;
  • Proporciona momentos de prazer e bem-estar;
  • Gastam a energia do cachorro, fazendo com que ele tenha um maior equilíbrio;
  • Impactam na qualidade do sono, o que é indispensável para manter a ansiedade controlada.

Por isso, sempre frisamos aqui no blog a importância de se manter uma rotina que sempre priorize a prática de exercícios, pois isso é indispensável para o pet. E não apenas para reduzir a ansiedade, mas, sim, para manter a saúde como um todo. Lembre-se sempre disso.

reduzir a ansiedade do cachorro

Cachorro deitado no chão. Foto: Canva.

2. Socialização adequada

Muitas vezes, uma forma eficiente de reduzir a ansiedade do cachorro é ajudando-o a se socializar em situações diferentes. Isto é, muitos cães têm ansiedade porque têm grande dificuldade para lidar com o que é desconhecido. Consequentemente, qualquer mudança na rotina ou qualquer pessoa/pet diferente o assusta e causa muita ansiedade.

Por isso, socializar o animal de estimação, de forma equilibrada, é muito importante. É claro que não devemos expor o pet a situações completamente estressantes de uma hora para outra, mas é importante sempre implementar contextos diferentes na rotina.

Desse modo, combatemos esse medo excessivo que o pet pode ter em situações desconhecidas, fornecendo a ele subsídios para ter mais resiliência.

Confira também: Erros na socialização do cachorro: Conheça e saiba evitar!

3. Treinamento de obediência para reduzir a ansiedade do cachorro

O treinamento de obediência, em algumas circunstâncias, também pode ser uma forma de reduzir a ansiedade do cachorro. Isso porque o tutor poderá chamar a atenção do pet para o comando que der no momento, distraindo-o do que possa causar desconforto.

Por exemplo, se o pet está demonstrando medo de algum ruído em específico, o tutor pode chamá-lo para perto e pedir que sente. Dessa forma, ele pode se sentir mais seguro em algumas situações.

Por isso, esses comandos podem ser bastante úteis.

4. Ofereça brinquedos e entretenimento

Às vezes, o cachorro pode estar se sentindo extremamente ansioso por um motivo em específico: ele está vivendo rotinas muito entediantes e que não têm nada de interessante para ele.

Sendo assim, é dever dos tutores oferecer um ambiente com brinquedos e entretenimento para o pet. Dessa forma, ele terá como se distrair ao longo do dia, ficando conectado com as brincadeiras e toda a diversão.

Nunca se esqueça de que os cães precisam desses momentos de distração para poder se sentirem bem e felizes. Ofereça isso ao seu amigo peludo por meio do enriquecimento ambiental, por exemplo.

Veja também: Como enriquecer o ambiente para o cachorro?

5. Cuidado com os principais gatilhos

Você sabe quais são os principais gatilhos de ansiedade do seu cachorro? Então considere proteger ele desses gatilhos, quando houver essa possibilidade.

Por exemplo, se você sabe que o seu cachorro tem medo e fica muito ansioso quando houve ruídos altos de obras em construção, então evite de levá-lo a um parque que esteja perto de uma obra grande.

Assim, você evita que a situação estressora faça parte da rotina do animal.

Obviamente, estamos falando de gatilhos que realmente são ruins. Se o pet fica ansioso na socialização, por exemplo, é outra história. Devemos, nesse caso, desenvolver a socialização aos poucos, mas não isolar o animal completamente, ok?

reduzir a ansiedade do cachorro

Cachorrinho triste deitado no chão. Foto: Canva.

6. Crie uma rotina consistente para reduzir a ansiedade do cachorro

Muitos cachorros sofrem com ansiedade por um motivo simples, mas nem sempre levado a sério pelos tutores: a falta de rotina.

Assim como nós precisamos de rotina para sentirmos maior segurança ao longo dos nossos dias, os pets também precisam. Sem esse “norte”, eles podem se sentir ansiosos por não haver a menor regularidade no dia a dia.

Pois pare e pense: como seria acordar todos os dias em horários diferentes e nunca saber quando irá comer, descansar de novo, beber água, passear, etc.? Pode até parecer algo interessante para quebrar a rotina, mas, depois de um tempo, a falta de hábitos pode tornar a rotina muito difícil de ser seguida.

Por isso, se você quer reduzir a ansiedade do cachorro, lembre-se de estabelecer uma rotina estruturada. Não precisa ser algo totalmente rígido, mas ter pequenos rituais é fundamental.

Pode ser o horário de comer e dormir; o horário de escovar os pelos; a hora do passeio; etc. Aos poucos, essa rotina fica ainda mais encaixada na agenda do próprio tutor, tornando o dia a dia mais agradável para todos.

Confira também: O seu cachorro está bem? O bem-estar emocional do cachorro depende (e muito) de uma boa rotina

7. Monte um lugar seguro para reduzir a ansiedade do cachorro

Muitas situações podem fazer com que o cachorro acabe se sentindo ansioso, e nem sempre poderemos privá-lo desse tipo de sensação.

Porém, podemos oferecer a ele um ambiente que o ajude a enfrentar o que está sentindo com mais equilíbrio emocional. Para isso, é interessante preparar um cantinho da segurança para o pet.

Esse cantinho precisa ficar em um cômodo mais retirado de nossa casa, em um ambiente relativamente silencioso. Se puder ser uma área com menos iluminação, também é uma boa ideia.

Fique atento aos possíveis estímulos, pois é importante que essa área não tenha excesso de estímulos sensoriais que possam causar desconforto no animal de estimação.

Além disso, considere colocar uma cama e alguns brinquedinhos que ele ama muito, além de deixar comida e água disponíveis.

Dessa forma, quando o cachorro começar a se sentir muito ansioso por algum motivo, ele poderá recorrer a esse espaço para poder descansar com tranquilidade e assim se recuperar emocionalmente.

reduzir a ansiedade do cachorro

Cachorro deitado no chão com semblante de desanimado. Foto: Canva.

8. Cuidado com as punições

Alguns tutores podem cometer o equívoco de punir severamente os animais de estimação, crendo que é assim que devemos fazer para ensiná-los o bom comportamento.

Porém, muitos especialistas deixam claro que esse tipo de atitude não ajuda o pet a aprender o bom comportamento. Apenas faz com que ele sofra com ansiedade, medo e angústia.

Além disso, as punições podem aumentar os índices de estresse do animal, fazendo com que ele se torne agressivo em algumas circunstâncias.

Por conta desses fatores, nunca puna o seu cachorro, muito menos de forma violenta! É mais interessante seguir pelo reforço positivo, fortalecendo os comportamentos que são esperados.

Até porque, mesmo quando brigamos com o cachorro, o fato de interagirmos ativamente com eles pode parecer uma recompensa. Como consequência, o comportamento que queremos inibir poderá ser, na verdade, fortalecido.

Então, se você quer reduzir a ansiedade do cachorro, considere tirar as punições da rotina, combinado?

Veja mais: Reforço positivo para cachorros – O que é isso e como usar?

9. Não reforce os comportamentos ansiosos

Assim como as punições podem atrapalhar o processo de reduzir a ansiedade do cachorro, o reforço dos comportamentos ansiosos também é outro comportamento dos tutores que, muitas vezes, passa despercebido.

Mas, o que seria, de fato, reforçar os comportamentos ansiosos?

Imagine a seguinte situação: o seu cachorro começa a ficar ansioso quando vê uma pessoa estranha, e vai latindo ou se reprimindo por conta disso. Ao vê-lo dessa forma, você dá atenção exagerada, abraçando, dando petisco excessivamente, etc. A consequência? O pet pode associar o comportamento ansioso com algo que o faz receber recompensas.

Portanto, cuidado com a tentativa desenfreada de reduzir a ansiedade nesses momentos. Sabemos o quanto é difícil ver o pet “sofrendo” com alguma coisa, mas devemos manter o equilíbrio para evitar que a situação fique cada vez pior, concorda?

reduzir a ansiedade do cachorro

Cachorro deitado no chão com semblante de triste. Foto: Canva.

10. Forneça um ambiente rico em entretenimento

Anteriormente, falamos sobre a importância de oferecer bons brinquedos para os nossos amigos peludos. Agora, é hora de considerar outro ponto de atenção: o ambiente em si.

O enriquecimento ambiental é algo indispensável para o pet, especialmente se ele passa muito tempo sozinho em casa. Ele precisa desse tipo de cuidado para poder se entreter, se distrair e assim ter uma rotina emocionalmente mais saudável.

É claro que não precisamos investir “mundos e fundos”. Às vezes, pequenas mudanças já são mais do que o suficiente para criar ambientes que sejam bem ricos para os pets.

Aqui em nosso blog, temos diversos artigos que falam sobre esse assunto e que poderão te ajudar nessa missão.

Veja também: Enriquecimento Ambiental para Cães – O guia completo para ajudar seu cão a ser mais feliz em casa

reduzir a ansiedade do cachorro

Cachorro triste com semblante desanimado. Foto: Canva.

11. Converse com um veterinário para reduzir a ansiedade do cachorro

Por fim, se você colocar em prática diversas ações interessantes para reduzir a ansiedade do cachorro, mas, ainda assim, perceber que o seu pet parece ter altos níveis de ansiedade, não se esqueça de conversar com o veterinário.

Inclusive, aconselhamos que você converse com o profissional antes mesmo de começar grandes mudanças na rotina do pet. Assim, será possível implementar ações que sejam mais personalizadas para o seu amigo de quatro patas.

Afinal, como cada cãozinho é único e pode ter as suas próprias características e dificuldades, essa personalização pode fazer toda a diferença.

Boa sorte na missão de reduzir a ansiedade do seu pet!

Veja agora:

O post Como reduzir a ansiedade do cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
08 de Janeiro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti