Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho?

Translator

 

Saber o que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho é importante para manter a segurança, a saúde e o conforto do nosso amigo de quatro patas. Afinal, não estaremos lá para tomar conta dele e, por isso, estar atento a alguns aspectos do ambiente é fundamental.

Neste texto, reunimos uma série de dicas e orientações que podem te ajudar nessa missão. Acompanhe este conteúdo completo do Portal do Dog e invista no cuidado do seu pet com eficiência!

O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho?

Cachorro deitado e pensativo. Foto: Canva.

O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho?

Existem algumas coisas que podemos fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho, e elas podem aumentar a segurança e até mesmo o conforto do nosso cão. Esses cuidados podem fazer parte da rotina e, aos poucos, vão trazendo mais confiança para nós, tutores. Afinal, sabemos o quanto pode ser ruim ter que deixar nosso pet sozinho em casa, não é mesmo?

Vejamos algumas considerações relevantes para essas situações:

  1. Avaliar se o ambiente é seguro;
  2. Enriquecer o ambiente;
  3. Oferecer brinquedos adequados;
  4. Disponibilizar comida e água;
  5. Controlar a temperatura do ambiente;
  6. Fechar as cortinas;
  7. Deixar uma peça de roupa;
  8. Manter a atualização das informações de identificação;
  9. Esconder petiscos naturais ou não pela casa;
  10. Disponibilizar som ambiente;
  11. Fazer check-ups com o veterinário;
  12. Verificar possíveis “travessuras” à vista;
  13. Manter uma rotina estruturada.

A seguir, vamos nos aprofundar em cada um desses pontos que listamos acima. Vamos juntos!

1. Avaliar se o ambiente é seguro

Um bom ponto de partida é fazer uma avaliação geral do ambiente: será que o espaço onde o pet permanece sozinho é verdadeiramente seguro? Muitas vezes, acreditamos que nada demais pode acontecer com o nosso cachorro, mas se pararmos para avaliar mais a fundo, perceberemos que há possibilidades de ocorrer um acidente doméstico.

É o caso de haver alguns tipos de fios e cabos energizados à altura do animal de estimação. No momento do tédio, ele pode acabar mordendo esses itens, causando acidentes. O mesmo vale para produtos químicos de limpeza: se estiverem ao alcance do cachorro, podem se tornar “armas” perigosas. Fique atento a esses aspectos antes de sair de casa e deixar o pet sozinho.

Veja mais: Cães curiosos – Como proteger o cão de acidentes domésticos?

2. O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho: Enriquecer o ambiente

O enriquecimento ambiental é outra peça-chave que não devemos negligenciar. Esse enriquecimento oferece ao pet estímulos físicos e mentais para que ele se mantenha entretido e contente. Se o espaço não tiver nenhum tipo de enriquecimento, o animal pode experimentar sentimentos de tédio, ansiedade, angústia, e assim por diante.

Ele precisa ter algo para se distrair ao longo do dia. Até porque, se pensarmos sob a nossa perspectiva, certamente seria muito ruim passar o dia em um ambiente sem nada para fazer, dia após dia, concorda? Por isso, enriquecer o local onde o pet fica é crucial.

O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho?

Cachorro filhote deitado na coberta olhando para a câmera. Foto: Canva.

3. Oferecer brinquedos adequados

Além de enriquecer o ambiente com algum tipo de recurso, como a montagem de pequenos circuitos divertidos, oferecer bons brinquedos também é algo a se fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho.

Porém, é necessário ter uma atenção com esse tipo de brinquedo: sempre ofereça opções que são adequadas para os pets e de acordo com a faixa etária. Isso porque, dependendo do brinquedo, o cachorro pode se engasgar ou até se contaminar, caso seja feito com um plástico tóxico, por exemplo.

Portanto, evite dar “qualquer coisa” para o pet brincar e concentre-se em oferecer opções alinhadas às características dele e que sejam feitas para cães.

Veja mais: Brinquedos para cachorros que ficam sozinhos: Confira as dicas!

4. Disponibilizar comida e água

Por mais óbvio que isso possa parecer, é importante mencionar que cuidar da alimentação é algo a se fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho. O pet precisa ter comida e água fresca, para que possa se manter hidratado e alimentado o dia todo.

No entanto, sabemos que aqui podemos entrar em um impasse: muitos cachorros costumam comer além da conta, consumindo toda a ração que está disponível. Então, como agir nesses casos?

Felizmente, existem alguns tipos de potes de comida “inteligentes”, que podem ser programados para despejar o alimento de tempos em tempos. Dessa forma, o pet não fica exposto a uma grande quantidade de comida o dia todo, mas, sim, tem acesso à quantidade recomendada pelos especialistas, e nos horários regrados para isso.

Quanto à água, para mantê-la fresca e limpa, podemos recorrer às fontes, que possuem um funcionamento simples e podem instigar a hidratação canina.

5. Controlar a temperatura do ambiente

Controlar a temperatura do ambiente também é muito importante para garantir o conforto e o bem-estar canino. Se na sua casa há áreas muito geladas, preparar o ambiente com algumas cobertas e outras formas de aquecer o pet é fundamental.

Em contrapartida, se o ambiente for muito quente, além de deixar muita água fresca disponível, pode-se pensar na possibilidade de deixar o ventilador ligado ou o ar-condicionado programado. Avalie quais alternativas podem ser eficientes e seguras, sem exagerar no frio ou calor no espaço.

Veja também: Cachorro gosta mais de frio ou de calor?

O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho?

Cachorro fofo deitado no sofá. Foto: Canva.

6. O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho: Fechar as cortinas

Uma coisa interessante a se fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho é fechar as cortinas da casa ao sair. Isso evita que os estímulos externos comecem a chamar muita atenção do pet, a ponto de ele latir muito ou tentar encontrar uma forma de escapar.

Entretanto, sabemos que alguns ambientes internos são pequenos, e a abertura das cortinas pode ajudar a tornar o espaço mais confortável para o pet. Porém, o ideal é sempre pensar nos prós e contras de fazer essa abertura, possibilitando o que há de melhor ao seu amigo de quatro patas.

7. Deixar uma peça de roupa

Deixar uma peça de roupa com o cheiro do tutor pode ajudar o pet a se sentir mais tranquilo e menos solitário. O cheiro conhecido pode aconchegar o animal, especialmente se essa será a primeira vez em que ele ficará sozinho.

Deixar mais de uma peça, espalhadas em alguns cômodos, também pode ser uma boa opção.

Veja mais: Importância de farejar no passeio – Por que os cães precisam disso?

8. Manter a atualização das informações de identificação

Quando foi a última vez que você atualizou as informações de identificação do seu cachorro, como as que estão na coleira? Esse tipo de cuidado pode ajudar na hora de evitar que o pet fique perdido, caso escape de dentro de casa.

Sabemos que ninguém deseja que o pet fuja dessa forma, mas é uma possibilidade que deve ser cogitada e evitada ao máximo. É melhor prevenir, atualizando a identificação do pet, do que correr o risco de perder o seu amigo de quatro patas, convenhamos!

9. O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho: Esconder petiscos pela casa

Uma forma divertida de distrair o pet é deixando alguns petiscos espalhados e escondidos em pontos estratégicos da sua casa. Você pode colocar em locais mais “difíceis”, para que o cão tenha a atividade de procurar e encontrar.

Entretanto, escolha bem os lugares para não fazer com que o cachorro acabe sendo exposto a situações perigosas, ok? Além disso, nada de exagerar na quantidade de petisco, pois pode fazer mal à saúde do animal. Mantenha sempre o equilíbrio para evitar qualquer contratempo.

Na dúvida sobre a quantidade, converse com o veterinário e sempre leia a embalagem dos petiscos.

Veja também: Petiscos naturais que o seu pet vai adorar!

O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho?

Cachorro com ar de pensativo enquanto olha pela janela. Foto: Canva.

10. Disponibilizar som ambiente

Alguns cães se sentem mais tranquilos e seguros quando estão em um espaço com algum som ambiente, como uma música baixinha ou até mesmo sons da natureza.

Se houver a possibilidade de deixar esse tipo de som ligado, como na televisão, pode ser uma boa ideia. Teste quais possibilidades oferecem mais aconchego e conforto ao seu pet para criar ambientes incríveis.

11. Fazer check-ups com o veterinário

Algo fundamental a se fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho são os check-ups com o veterinário. Esse tipo de visita regular ao profissional pode ajudar a detectar possíveis questões de saúde que, por conta da falta de contato constante com o pet, podem passar despercebidas no dia a dia.

Além disso, dessa forma é possível garantir que o pet não estará “sofrendo” algo ruim na ausência do tutor, pois está com a saúde em dia.

Veja mais: Como dar banho no cachorro com segurança? Veja 15 dicas!

12. O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho: Verificar possíveis “travessuras” à vista

Sabe aqueles gatilhos de travessuras que, às vezes, passam despercebidos? Esses devem ser avaliados com cuidado antes de deixarmos o pet sozinho. Por exemplo, se você sabe que ele ama um petisco específico, deixar o pote desse alimento muito visível pode fazer com que o pet escale armários e acabe fazendo uma bagunça e tanto.

O mesmo vale para outros tipos de travessuras: se o seu cão ama roer um sapato, nada de deixar sapatinhos disponíveis para ele “saborear” na sua ausência, não é mesmo?

Esse tipo de análise, apesar de simples, pode ajudar, e muito, na hora de evitar aqueles contratempos que nos deixam “de cabelo em pé”.

Outra dica, nesse sentido, é limitar alguns espaços. Se o seu pet não pode entrar no quarto, tranque a porta, pois apenas encostá-la pode não ser o bastante. Afinal, o pet terá o dia inteiro para explorar o espaço como bem entender, e ele pode muito bem descobrir que a maçaneta, ao ser mordida, pode abrir… Fique atento a esses aspectos!

O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho?

Cachorro fofo com a cabeça apoiada na mesa. Foto: Canva.

13. Manter uma rotina estruturada

Por fim, lembre-se de que disponibilizar uma rotina estruturada para o cachorro também é importante. Lembra do pote inteligente que disponibiliza comida em momentos programados? Isso faz parte da rotina.

Além disso, o momento em que você chega em casa também pode ser marcado por fatores de rotina, como um passeio com o pet ou brincadeiras no quintal. Manter uma estrutura relativamente organizada na rotina ajuda o pet a ter uma maior previsibilidade, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade – caso ele tenha.

Tudo isso contribui para a qualidade de vida do nosso amigo de quatro patas, oferecendo a ele um ambiente e um dia a dia propício para manter mente e corpo saudáveis.

E, ah! Em caso de dúvidas, lembre-se de sempre conversar com o veterinário do seu pet, combinado? Assim, as recomendações poderão ser ainda mais personalizadas e consequentemente mais eficientes.

Veja agora:

O post O que fazer quando tem que deixar o cachorro sozinho? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos