Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Erros de segurança que podem prejudicar o pet

Estar atento aos erros de segurança que podem prejudicar o pet é um passo fundamental para mantermos o bem-estar do animal. Isso porque, existem diferentes situações que podem prejudicar a saúde e conforto do pet, colocando-o em risco desnecessariamente.

Quer saber quais podem ser essas situações? Neste texto do Portal do Dog, apresentamos com mais detalhes os possíveis contextos que podem colocar nossos amigos em risco. Acompanhe e saiba mais!

erros de segurança que podem prejudicar o pet

Cachorro usando uma roupinha vermelha. Foto: Canva.

Erros de segurança que podem prejudicar o pet

No dia a dia, muitos tutores cometem erros de segurança que podem prejudicar o pet sem se dar conta disso. Isto é, acabam colocando o pet em risco sem nem perceber tal situação – sem intenção de realmente prejudicar o animal.

Porém, infelizmente essas práticas podem, realmente, causar danos à saúde e ao bem-estar do cachorro, prejudicando a sua qualidade de vida. Nos tópicos abaixo, descrevemos variadas situações que merecem atenção.

Ao ter esse esclarecimento, pode ser mais fácil proteger nossos amigos peludos com mais eficiência. Confira!

1. Falta de atenção aos itens da despensa e lavandaria

Você já parou para observar como costuma deixar a sua despensa e a sua lavanderia? Pare e pense um pouco sobre isso.

Nesses ambientes, existem muitos produtos e itens que podem causar danos à saúde dos nossos amigos peludos e, por isso, manter determinados produtos longe deles é essencial.

Infelizmente, algumas pessoas ainda deixam itens como amaciante, sabão em pó ou desinfetante muito acessíveis, de modo que o pet pode acabar mexendo, por curiosidade, e ingerindo algum produto que faz mal à saúde.

Já na cozinha, podemos encontrar os famosos alimentos proibidos para cães. Por exemplo, deixar chocolate ou uvas à mostra pode ser muito perigoso, pois ambos podem ser fatais se o pet ingerir.

Por conta disso, comece a observar, com atenção, como está a organização dessas áreas de sua casa. E também aproveite para ir além, verificando produtos como cosméticos que possam estar à mostra no banheiro ou no quarto.

Por mais que nem todos os pets irão consumir os produtos, de fato, ainda assim não vale a pena correr o risco, concorda?

Veja mais: Como fazer os cães beberem mais água no verão?

2. Manter portões abertos é um dos erros de segurança que podem prejudicar o pet

Quando o seu pet está solto no quintal, você costuma observar se os portões estão bem fechados? Infelizmente, esse é um dos principais erros de segurança que podem prejudicar o pet. Afinal de contas, não é incomum ouvirmos histórias de animais que fugiram de casa e acabaram sofrendo acidentes, sendo envenenados, e assim por diante.

Portanto, é muito importante não ignorar esse cuidado e buscar manter o pet dentro do perímetro da casa sempre. Lembre-se, animais de estimação não devem andar pelas ruas sozinho e sem supervisão.

Eles devem ficar em casa, sob os cuidados dos tutores, e apenas sair para passear quando estiverem acompanhados. Caso contrário, os perigos das ruas poderão levá-los, inclusive, a óbito.

erros de segurança que podem prejudicar o pet

Menino abraçando o seu cachorro. Foto: Canva.

3. Ignorar os primeiros sinais de desconforto do pet

Antes de qualquer coisa, queremos dizer que não precisamos ser completamente paranóicos com os animais, pois isso pode prejudicar, inclusive, a nossa saúde mental. Em contrapartida, ignorar completamente qualquer sinal de desconforto ou de mudança comportamental também não é uma boa ideia.

Por exemplo, se você percebe que o seu pet simplesmente reduziu de forma drástica o que ele costumava comer todos os dias, esse pode ser um sinal de alerta para a saúde dele.

Outro exemplo são as mudanças comportamentais, que demonstram que o pet está incomodado com algo, sentindo alguma dor, etc.

Em ambos os casos, o mais prudente é buscar orientação do médico veterinário. Especialmente porque, em muitos casos, o tratamento precoce do quadro pode ser a solução para o bem-estar e a saúde do animal.

Sendo assim, ao invés de “pagarmos para ver” o que acontece se deixarmos o tempo passar, que tal buscar orientação do profissional quando perceber mudanças importantes no comportamento e na saúde do animal?

Veja mais: Quando levar o cachorro no veterinário?

4. Deixar objetos pequenos pela casa é um dos erros de segurança que podem prejudicar o pet

Objetos decorativos, itens de escritório, botões, moedas… Tudo isso pode ser um grande perigo para alguns animais de estimação.

Pode ser que nem todos se prejudiquem com isso, mas, infelizmente acontece de alguns animais acabarem engolindo acidentalmente esse tipo de objeto.

Mais tarde, isso pode trazer complicações para a saúde digestiva do animal, exigindo um tratamento mais prolongado.

Portanto, para evitar mais esse equívoco da lista de erros de segurança que podem prejudicar o pet, procure sempre fazer inspeções pelos ambientes onde o pet costuma circular.

Verifique se não há muitos itens pequenos que podem acabar sendo engolidos, se há alguma coisa que ele pode se interessar, mexer, brincar e se acidentar, etc. Além disso, considere desenvolver o hábito de sempre guardar as coisas em seus devidos lugares, a fim de evitar esse tipo de problema.

erros de segurança que podem prejudicar o pet

Cachorro deitado no chão de barriga para cima. Foto: Canva.

5. Usar qualquer tipo de coleira é um dos erros de segurança que podem prejudicar o pet

Não é qualquer tipo de coleira que deixará o seu cachorro seguro. Existem diferentes modelos, para diferentes portes e personalidades. Por exemplo, há doguinhos que irão se adaptar melhor às coleiras do tipo peitoral, enquanto outros vão preferir a de pescoço.

Além disso, é fundamental que a coleira seja verdadeiramente segura. Ela precisa ficar firme, mas não apertada. Existe uma linha muito tênue entre segurança e desconforto, nesse cenário.

Portanto, verifique se o cachorro consegue vocalizar, comer e beber normalmente, mas também verifique se a coleira não escapa com facilidade. Fazer essa adaptação adequadamente é fundamental para manter a segurança do animal em passeios ao ar livre e em áreas públicas.

Não se esqueça de que a coleira muito apertada pode machucar e causar danos à saúde, prejudicando a respiração e alimentação. Por isso, manter-se atento é bem importante.

Veja também: Como colocar coleira em cachorro? Entenda!

6. Não se atentar ao abrigo oferecido

O abrigo que oferecemos ao nosso cachorro está intimamente relacionado com a saúde, o bem-estar e a segurança dele. Se esse abrigo não é o ideal, o pet pode ficar à mercê do clima, do tempo, etc.

Para não cometer esses erros de segurança que podem prejudicar o pet, comece a observar:

  • Será que o pet tem uma caminha confortável?
  • Será que o espaço onde ele passa a maior parte do tempo o mantém em uma temperatura agradável?
  • Existe algo que poderia ser mudado? O quê?
  • Ele tem acesso a um ar puro, ou está ficando em um ambiente muito fechado?
  • E esse ar, é muito seco ou muito úmido? Ou está adequado?
  • Ele está protegido de possíveis pragas, como formigas, carrapatos e pulgas?
  • Esse abrigo dá a ele conforto quando ele se sente ansioso?
  • O abrigo o protege do sol excessivo?
  • Há comida e água disponível de forma higienizada e correta?

Todas essas perguntas podem ajudar na hora de oferecer um ambiente mais agradável e saudável para o animal. Não se esqueça de que ele passa grande parte do tempo da vida dele nesses locais e, por isso, é muito importante que esses espaços sejam verdadeiramente aconchegantes, limpos e saudáveis.

erros de segurança que podem prejudicar o pet

Mulher recebendo lambeijo do seu pet. Foto: Canva.

7. Deixar o pet brincando sozinho em locais perigosos

É claro que não podemos ficar 24 horas por dia observando absolutamente tudo que o nosso cachorro está fazendo, como está brincando, etc. Até porque, temos muitas outras coisas para fazer.

Ainda assim, somos os responsáveis pela segurança e pelo bem-estar do animal, logo, está em nossas mãos supervisioná-lo sempre que estiver em áreas, digamos, mais “perigosas”.

Por exemplo, um dos erros de segurança que podem prejudicar o pet é deixá-lo brincando na piscina de casa sem supervisão. Se qualquer acidente acontecer sem que você veja, pode ser que o pet acabe se afogando sem ninguém por perto para ajudá-lo.

O mesmo vale para passeios e brincadeiras em locais públicos. Tanto o pet pode se machucar nesse caso, como também outras pessoas, caso ele se sinta ameaçado ou ansioso, e acabe atacando por algum motivo.

Por isso, sempre pondere sobre as atividades que você tem deixado o seu cachorro fazer sozinho e pergunte-se se realmente se trata de algo seguro ou não.

Veja também: 3 Coisas incríveis que os cães podem sentir antes que aconteçam

8. Ignorar a socialização é um dos erros de segurança que podem prejudicar o pet

A socialização dos animais de estimação não tem apenas a função de fazer com que o pet conviva bem com outros animais em casa, mas, sim, tem a função de ajudá-lo a ser mais resiliente e saudável mentalmente.

Por isso, a falta de socialização é mais um dos erros de segurança que podem prejudicar o pet. Quando o pet nunca entra em contato com nada de diferente, como pessoas ou animais, ele pode ficar super ansioso se algo sair dos “conformes”.

Por exemplo, se o seu pet nunca interage com outras pessoas e, do nada, um parente seu vem passar uma semana na sua casa, é bem provável que o animal de estimação sofra emocionalmente com essa mudança.

Inclusive, dependendo da dificuldade que o animal tem para lidar com essa situação, ele poderá, ainda, mudar o seu comportamento, ficando muito apático ou até agressivo em alguns casos.

Por conta desses fatores, se você realmente quer oferecer mais saúde e bem-estar ao seu amigo peludo, não se esqueça de apresentar a ele algumas situações, pessoas e animais diferentes, de forma gradativa e sempre respeitando o tempo do animal.

Assim, com o passar do tempo, ele vai criando subsídios para lidar com essas mudanças de forma mais efetiva e sem grandes desconfortos.

erros de segurança que podem prejudicar o pet

Mulher abraçando o seu cachorro no sofá-cama. Foto: Canva.

9. Errar nos produtos de higiene

Dar banho, escovar os dentes, hidratar as patinhas… tudo isso pode fazer toda a diferença na saúde dos nossos amigos de quatro patas. No entanto, isso só funcionará, de verdade, quando nós oferecermos essas atividades usando produtos de qualidade e feitos para os animais de estimação.

Dizemos isso porque, infelizmente, muitos tutores ainda cometem o erro de ficar higienizando os cães com produtos que foram feitos para humanos.

Acabam usando shampoo, condicionador e creme dental para tentar manter a higiene do pet em dia. Porém, embora essa prática possa estar sendo feita nas melhores intenções, a verdade é que ela pode prejudicar, e muito, a saúde do animal.

Devemos nos lembrar que a pele absorve muitas substâncias do ambiente, e no caso dos animais não é diferente. Logo, quando lavamos o cachorro com um produto para humanos, ele pode absorver as substâncias químicas ali presentes.

A consequência pode ser uma intoxicação, inclusive grave; alergias e outros problemas de saúde.

Com relação ao creme dental, não é muito diferente: Como o pet vai engolir durante a escovação, ele poderá se contaminar com as substâncias que têm nesses produtos, ficando doente e com mal-estar.

Portanto, nunca use nos cachorros os produtos que foram feitos para humanos!

Veja também: Como montar um kit higiene para cachorro?

10. Não supervisionar em situações de interação

Anteriormente, comentamos a importância de manter uma boa socialização canina para evitar um dos erros de segurança que podem prejudicar o pet. No entanto, outro erro, associado a tentativa de socializar o pet, é deixá-lo interagindo com outros animais ou crianças pequenas sem supervisão.

Esse tipo de interação, embora possa ser benéfica muitas vezes, também pode ser ruim sem o acompanhamento do tutor. Pois pare e pense: E se a criança começar a estressar o cachorro? O risco de acidente é bem grande, concorda?

O mesmo vale para o encontro de dois pets: Se um começa a incomodar demais o outro, pode ser que uma briga aconteça. E ainda, uma briga grave, se não tiver ninguém perto para separar nessa situação.

Por conta dessas situações, trabalhe a socialização do animal de estimação sempre com supervisão, de modo a evitar esse tipo de problema. Afinal, os pets e as crianças pequenas não terão discernimento para entender muito bem os limites do outro, concorda?

É você quem sempre deverá estar por perto para orientar e até mesmo apartar possíveis situações prejudiciais, como brigas e comportamentos agressivos e inadequados.

11. Esquecer-se da segurança da estrutura da casa

Oferecer um ambiente seguro é obrigação de todos os tutores, mas será que você tem cumprido essa premissa? Perguntamos isso, porque, um dos erros de segurança que podem prejudicar o pet e que costuma ser bem comum é a falta de telas em sacadas e janelas mais altas.

Também é a falta de proteção em torno de piscinas ou lagos, para que o pet não os acesse sem supervisão.

Essa falta de atenção aos detalhes da estrutura da casa pode levar a acidentes graves e, em alguns casos, fatais.

No caso das janelas e sacadas, o pet pode não ter a noção de que se trata de algo alto e perigoso, vivendo “no limite” por conta disso, até que se distraia o suficiente para cair.

Sendo assim, comece a fazer aquela análise na sua casa para verificar se esse tipo de questão precisa ser resolvida. E pense em outras, como:

  • Altura das tomadas;
  • Fios e cabos energizados;
  • Portões que impedem a passagem para áreas “proibidas”;
  • Entre outras possibilidades.

Colocando esses cuidados em prática, e evitando todos os erros de segurança que podem prejudicar o pet que citamos neste post, será mais fácil oferecer mais qualidade de vida e saúde aos nossos pets. Pense nisso!

Veja agora:

O post Erros de segurança que podem prejudicar o pet apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
08 de Janeiro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos